fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Alunos de escola pública do interior de SP recebem treinamento internacional em desenvolvimento de games Divulgação

Alunos de escola pública do interior de SP recebem treinamento internacional em desenvolvimento de games

Escrito por  Mar 18, 2023

GameMaker vê Brasil como grande potência no mercado de games e investe em workshop para apoiar nova geração de desenvolvedores de games

 

ALAMBARI/SP -  GameMaker ferramenta internacional de desenvolvimento de jogos com sede na Escócia - realizará uma ativação em parceria com a escola estadual Prof. Eduardo Soares, na cidade de Alambari, interior de São Paulo, com o objetivo de ensinar jovens estudantes sobre a profissão de desenvolvedor de games, explorando como isso pode se tornar uma carreira.

A iniciativa surgiu como um esforço da GameMaker para incentivar mais jovens brasileiros a fazer jogos. As ações da empresa visam fortalecer o setor de games no país, apoiando os futuros criadores de jogos, auxiliando na formação de novos profissionais e incentivando os jovens a seguirem essa carreira por meio de treinamentos.

O evento contará com cerca de 100 alunos da escola que terão um dia repleto de atividades envolvendo o setor de desenvolvimento de games com um curso profissionalizante de criação de jogos com GameMaker. O objetivo geral é demonstrar como a criação de jogos pode ser transformada em uma carreira mais acessível por meio da plataforma.

"Vemos o Brasil como um dos maiores mercados de desenvolvimento de games do mundo. Grandes profissionais são formados no país, mas vemos que ainda há muito a ser explorado, e muito mais jovens podem ser incentivados a ingressar em um setor que está crescendo, começando aqui em Alambari", destaca Russel Kay, Head da GameMaker.

A escola Prof. Eduardo Soares, onde acontece a ação, integra o sistema PEI (Plano Educativo Individualizado) e será palco desta oficina para alunos e professores, com o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre criação de jogos. Para os professores, o conteúdo é uma ampliação do conteúdo de tecnologia já abordado no currículo escolar.

"Abraçamos a oportunidade de realizar um workshop voltado para o desenvolvimento de games para mostrar como essa indústria é uma nova oportunidade de carreira para nossos alunos. Como a maioria deles é da zona rural, vimos nessa ação uma forma de explorar a tecnologia como um caminho no mercado de trabalho, mostrando que existem muitas possibilidades além do ambiente em que estão inseridos. Graças à internet, nossos alunos podem ter uma carreira global na criação de jogos”, afirma Luiz Fernando Delgado, diretor da escola Prof. Eduardo Soares.

"O GameMaker nasceu como uma ferramenta de ensino. Nunca esquecemos nossas raízes, por isso tornamos o GameMaker gratuito para escolas e professores. Com este projeto, reforçamos nosso objetivo de oferecer novas oportunidades para a nova geração", acrescenta Russell Kay, chefe do GameMaker.

Mundo dos games cria oportunidades de carreira no Brasil

A GameMaker é conhecida por fornecer uma plataforma de desenvolvimento de jogos acessível e fácil de usar que permite que desenvolvedores iniciantes e experientes criem jogos em diferentes plataformas. Com isso, a empresa reforça seu compromisso de democratizar o acesso à educação e oportunidades de aprendizado no desenvolvimento de jogos.

Para o workshop realizado em Alambari, foram escolhidos três profissionais de referência: NoNe, Guselect e Luiz Alves, parceiros da GameMaker. Os três já têm experiência como desenvolvedores e estão prontos para repassar seus conhecimentos aos alunos de Alambari.

"Sempre adorei ensinar, sou professor desde os 17 anos. Me apaixonei pela atividade e nunca mais parei e acabei criando meu curso de GameMaker, pois acho a ferramenta incrível e, na época, não havia muito conteúdo de qualidade sobre a ferramenta em português. Então criei meu primeiro curso e hoje já conta com mais de 1000 turmas e vários alunos trabalhando com desenvolvimento de jogos”, destaca Isaque Malta, o NoNe.

"Comecei fazendo cursos online e aprendi várias ferramentas de criação de jogos. Até usei outras plataformas, mas foi no GameMaker que decidi que queria criar meus jogos. Foi a ferramenta que achei simples e poderosa o suficiente para dar vida a qualquer coisa que minha imaginação imaginar", diz Gustavo Colares, o Guselect. O desenvolvedor é uma das referências quando o assunto é GameMaker e fez um tutorial de como usar a plataforma.

O Gamers do Futuro: uma iniciativa GameMaker acontecerá no dia 18 de março. E para que todos possam conhecer o GameMaker, a empresa disponibilizou um cupom de 50% off para o curso elaborado pelo NoNe, podendo ser resgatado no site do desenvolvedor entre os dias 18 e 31 de março usando o código GAMEMAKER.

Sobre o GameMaker

O GameMaker é o mecanismo de jogo multiplataforma mais rápido e amigável.

O GameMaker permite que artistas e criadores criem jogos em uma única base de código e publiquem nativamente em várias plataformas, incluindo Android, iOS, HTML5, PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, Windows Desktop, macOS e Ubuntu.

O GameMaker foi baixado mais de 12 milhões de vezes. A equipe por trás disso está sediada em Dundee, na Escócia. A GameMaker foi adquirida pela Opera em janeiro de 2021.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.