Evento realizado na Libraport contou com representantes da Receita Federal, Anvisa, MAPA e entidades do setor, com foco em soluções para modernização do comércio exterior
CAMPINAS/SP - Campinas sediou, na última quarta-feira (26), a quarta edição do COLFAC Transversal, encontro híbrido promovido pela Receita Federal e realizado na sede da Libraport. O evento, que funciona como um fórum ampliado de facilitação do comércio exterior, debateu as principais atualizações nas operações aduaneiras e reuniu representantes da Receita Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e interlocutores do setor privado.
A iniciativa contou com o apoio do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP) e a parceria de entidades como ABEPRA, ABRAEC, ABTRA, AER, APRA e EduComex.
O objetivo foi identificar gargalos, compartilhar boas práticas e construir soluções conjuntas para tornar os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro mais eficientes, alinhados à previsibilidade, segurança e conformidade exigidas pelo comércio exterior.
Temas como DUIMP em Zona Secundária, Aspectos subjetivos da Fiscalização na validação da Certificação OEA e o futuro do trânsito aduaneiro foram alguns dos temas que levantaram debates e discussões entre os participantes. Ferramentas tecnológicas e aplicações de inteligência artificial (IA) também ganharam destaque, especialmente na apresentação conduzida pelo auditor fiscal da Receita Federal, Fabrício Betto.
“O futuro do trânsito aduaneiro é uma construção coletiva da sociedade, com a interlocução diária entre órgãos anuentes e empresas do setor. A inclusão da IA já é uma realidade e irá facilitar a fiscalização, o tratamento de dados e auxiliará as empresas com OEA no fluxo mais ágil das cargas”, afirmou Betto.
Para Clayton Rodrigues, gerente de Relações Institucionais e Governança da Libraport, o evento reforça o papel estratégico da empresa como promotora de conhecimento e desenvolvimento no setor. “A Libraport é uma empresa empenhada em promover cada vez mais o conhecimento e a atualização sobre regulações, normativas e mudanças tecnológicas nos processos, para que o fluxo de cargas possa ser mais ágil, eficiente e desburocratizado”, destacou.































