IBITINGA/SP - O departamento de controle de vetores de Ibitinga registrou um aumento no número de criadouros do mosquito da dengue, em Ibitinga. Os locais com larvas estão sendo encontrados com mais frequência neste mês de dezembro, durante as vistorias de rotina dos agentes de endemias.
Segundo informações do setor, as vistorias ocorridas nos primeiros 15 dias de dezembro identificaram 0,8% de criadouros em 3248 imóveis. Um aumento de 0,4% em comparação ao mês de novembro; e de 0,5% perante o mês de outubro. Nos últimos três meses, 15.180 vistorias foram feitas.
“Os dados mostram uma crescente. Significa que está havendo uma certa negligência dos donos dos imóveis em relação aos cuidados preventivos e de combate ao Aedes aegypti. Esta é uma época de chuvas e, portanto, de muito alerta quanto a essa questão”, alertou Marcio Magliocchi, chefe do departamento.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os agentes de endemias têm encontrado vasilhames, garrafas, tampinhas e outros objetos jogados a céu aberto em quintais e terrenos particulares, em sua maioria.
“Com as chuvas, o acúmulo de água nestes recipientes é inevitável. E é nestes recipientes com água que o mosquito da dengue de reproduz”, complementou Marcio.
Pontos de atenção
O departamento de controle de vetores alerta para que a população se atente aos locais de difícil acesso de limpeza, como calhas e caixas d’água. “São locais que não costumam ser limpos com frequência, mas que precisam receber as devidas manutenções, pois estes pontos também viram criadouros”, explicou Magliocchi.
Segundo Marcio, os bebedouros caninos e felinos também estão entre os que mais apresentam larvas do mosquito da dengue. Estes recipientes precisam ser lavados com bucha diariamente, para evitar a reprodução do inseto causador da dengue.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga