LEME/SP - A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou uma operação de atenção as pessoas em situação de rua no município. A operação contou com integrantes da Guarda Civil Municipal, psicólogos e assistentes sociais da Casa Pop e a equipe de limpeza pública da Secretaria de Serviços Municipais.
O objetivo da operação foi de realizar o acolhimento das pessoas em situação de rua, bem como a atenção à saúde, ofertando os equipamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social disponíveis no município, além de promover a limpeza do local onde comumente é frequentado por pessoas nessa situação.
Ao todo, foram 20 pessoas atendidas e orientadas, dentre elas 5 pessoas por vontade própria foram encaminhadas para o Albergue, após passarem por atendimento médico na Rede Municipal de Saúde.
“A operação foi realizada em três locais: no Jardim Santa Rita, no Jardim Santana e no Viaduto José Simarelli Sobrinho, no trevo principal. Através da nossa equipe de motocicleta com o Subinspetor Calcetti e o GCM 2ª Cl Pultz, onde acompanharam o trabalho da equipe da SADS e realizaram toda a orientação e acolhimento das pessoas que vivem em situação de rua em nosso município. Não podemos obrigá-los ou conduzi-los para os equipamentos oferecidos pela municipalidade, devem ir por livre iniciativa, por isso, é importante esse diálogo, essas abordagens de forma a mostrar que eles podem usufruir dos serviços oferecidos e que poderão ajudá-los inclusive a saírem dessa situação. Conseguimos encaminhar 5 pessoas e o trabalho será realizado novamente para que possamos atingir o maior número de acolhimento possível”, afirma Alex Volpi, Secretário de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil.
Vale destacar, junto a ação da SADS e da GCM, a participação da equipe de limpeza pública da Secretaria de Serviços Municipais, que realizou a limpeza dos locais frequentados pela população em situação de rua.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil através do telefone 3573.5310.
*Por: PML