Com entrada gratuita concerto acontece dia 25 no Centro Cultural Roberto Palmari
RIO CLARO/SP - A cidade de Rio Claro (SP) recebe, no dia 25 de julho, o pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins e a Camerata Bachiana, no concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos. O espetáculo é gratuito e acontece no Centro Cultural Roberto Palmari, a partir das 19h30.
Além de uma experiência musical inesquecível, o público também terá a oportunidade de conhecer mais sobre a fascinante trajetória de João Carlos Martins. O renomado maestro compartilhará episódios marcantes de sua vida e revelará curiosidades sobre o repertório da apresentação, que presta homenagem ao maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. O programa inclui a execução das obras magistralmente compostas: Bachianas Brasileiras nº 4 (Prelúdio) e Melodia Sentimental.
Heitor Villa-Lobos, um dos mais importantes compositores das Américas, deixou um legado de mais de mil obras reconhecidas por sua relevância cultural, com destaque para a valorização dos elementos folclóricos nacionais.
Outras peças também serão apresentadas ao longo do concerto. São elas: Jesus Alegria dos Homens e Prelúdios 26 e 14, de J. S. Bach; O Mio Babbino Caro, de G. Puccini; Con te Partiro, de F. Satori; Em Algum Lugar do Passado, de J. Beany; A Missão e Cine Paradiso, de E. Morricone; Libertango, de A. Piazzola; e Mourão, de C. Guerra-Peixe.
COMO ASSISTIR O concerto tem entrada gratuita e classificação livre, porém, é preciso retirar o ingresso digital neste link a partir das 7h da manhã do dia 19 de julho.
O concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos é produzido pela D’Color Produções Culturais, viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e tem patrocínio da empresa Brascabos.
BRASCABOS A Brascabos fornece soluções inovadoras nos projetos e fabricação de redes elétricas (chicotes), cabos de alimentação, sensores e sistemas elétricos para indústrias de ponta como eletrodomésticos, automotivo, agrícola, máquinas de construção civil e outros, sendo líder no segmento de componentes elétricos para linha branca no Brasil. Com mais de três décadas no mercado, emprega mais de 2,4 mil funcionários e preserva em seus valores a importância da educação e da cultura na construção do seu capital humano, por isso, tem como lema: Brascabos uma conexão de arte, respeito e desenvolvimento.
MAESTRO Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.
Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.
Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratan Bizarro Costa.
ORQUESTRA O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita. No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica SESI-SP e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país.
LINK PARA VÍDEOS
Maestro ao piano Clique aqui
SERVIÇO
Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos
Data: 25/07 l Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Roberto Palmari - Rua Dois, 2880, Vila Operaria - Rio Claro (SP) – MAPA AQUI
Classificação Livre I Acessibilidade: Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Ingresso gratuito e disponível a partir das 7h da manhã do dia 19/07 clicando aqui
Informações: (19) 3256-4500 | WhatsApp: (19) 9 9127-5480 l Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram @dcolorcultura | Facebook @dcolorproducoes