"A necessidade da rede municipal de saúde de Araras é de produtos de proteção e desinfecção. A partir de discussões com o grupo do Centro, nos unimos para a produção de álcool e máscaras. O álcool etílico foi doado pela Usina Santa Lúcia", contou Bruno Campos Janegitz, Professor do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) e chefe do Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados da UFSCar.
O álcool doado à Universidade chegou com um teor alcoólico acima de 70% e está sendo processado nos laboratórios da Universidade.
Com os 1.000 litros de álcool etílico foram produzidos aproximadamente 1.300 litros de álcool glicerinado e de limpeza. A produção será entregue para a Secretaria de Saúde nos próximos dias. "Esta é mais uma ação da UFSCar em benefício da comunidade. Estamos cumprindo nosso papel social. Agradeço a todos da Universidade que estão atuando de forma direta ou indireta na batalha contra o novo Coronavírus", afirmou a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.
Conheça os envolvidos nestas ações:
- Bruno Campos Janegitz - Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados (LSNano)/ UFSCar;
- Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges - Laboratório de Análises de Simulação Tecnológica (LAST)/ UFSCar;
- Roselena Faez - Laboratório de Materiais Poliméricos e Biossorventes (LAB-MPB)/ UFSCar;
- Reinaldo Gaspar Bastos, Mariana Altenhofen da Silva e Sabrina Gabardo - Laboratório de Microbiologia Aplicada e Controle (LABMAC)/ UFSCar;
- Sandra Regina Cecatto Antonini - Laboratório de Microbiologia Agrícola e Molecular (LAMAM)/ UFSCar.
O grupo conta com o apoio dos Diretores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Ricardo Fujihara e Adriana Cavalieri Sais, e de Giseli Zutin, da Secretaria de Administração, Finanças e Contratos do Centro.