Campanha Coleta Afetiva, realizada há 15 anos pelos profissionais do Município, estimula a doação de sangue e plaquetas
JAÚ/SP - O Hemonúcleo Regional de Jaú recebe neste mês um reforço especial. Dês do dia 8 de abril, coletores públicos de lixo do Município virão até a unidade para doação de sangue e plaquetas.
A ação, nomeada de "Coleta Afetiva – As mãos que limpam são as mãos que salvam", mobiliza, todos os anos, cerca de 30 coletores de lixo da Prefeitura de Jaú para doação voluntária. "Neste ano, por conta das medidas contra o Coronavírus, agendamos as doações e vamos em pequenos grupos, todos os dias", comenta o responsável pela coleta, Wilson Pereira de Souza.
A campanha é desenvolvida por Souza há 15 anos. "Comecei a doação voluntária para ajudar um amigo. Depois, convidei amigos e familiares, que se dispuseram a ajudar", comenta.
Embora a ação tenha início com os coletores, o organizador ressalta que todos podem participar. "Aproveito para convidar todos com boa saúde para entrar em contato com o Hemonúcleo e agendar a doação. É rápido e muito simples."
Agendamento
A unidade está seguindo as orientações para a prevenção do Coronavírus e implementou medidas de precaução. Uma delas é o agendamento de doação, para evitar aglomeração de pessoas.
Além disso, o Hemonúcleo adotou ações como a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos e máscaras, distanciamento dos assentos na sala de espera e entrada alternativa para os doadores não transitarem pelo hospital. Quer ajudar? Agende sua doação pelos telefones (14) 3602-1355 ou 3602-1356.
Para doar, é necessário estar com boa saúde, pesar mais de 50 quilos, estar descansado e bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem comparecer acompanhados dos pais ou responsável legal. Já os maiores de 65 só podem doar se já doarem antes dos 60.