SÃO CARLOS/SP - Com o intuito de inibir o uso e o tráfico de drogas no local, equipes da GM juntamente com o Canil fizeram várias abordagens na Praça Brasil, localizada na Vila Nery,em São Carlos.
Na tarde desta 5ª feira (31), com seu condutor a cachorra kyara fez uma varredura na Praça na busca de ilícitos, porém nada foi encontrado. Foram averiguadas 20 pessoas, onde também nada foi encontrado.
Aos poucos o Canil volta às atividades, e em breve estará funcionando com força total.
[masterslider id="136"]
SÃO PAULO/SP - O ator Leonardo DiCaprio utilizou seu perfil no Instagram para falar sobre a tragédia em Brumadinho, onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira 25, deixando 99 mortos e 259 desaparecidos.
DiCaprio republicou imagens do Greenpeace, organização não governamental cujo foco são as questões ambientais. “Na última sexta-feira, uma barragem de mineração se rompeu em uma pequena cidade do Brasil, lançando quase 13 milhões de metros cúbicos de lama tóxica e deixando um rastro de morte e tristeza”, diz a legenda da publicação.
“Isso acontece somente três anos após o maior desastre ambiental do país, quando outra barragem se rompeu. Já chega. O governo e as corporações devem parar de colocar o lucro acima da vida da população e da natureza”, conclui, seguida das hashtags em português “força, Brumadinho” e “Sem licença para destruir”.
A publicação gerou a simpatia de famosos brasileiros, que agradeceram pelo apoio do astro. “Obrigado por compartilhar! Espero que possamos evitar outros acidentes com barragens que estão na mesma situação”, escreveu o ator Marcio Garcia.
O ator já é conhecido por seu ativismo ambiental e inaugurou sua própria fundação em defesa da causa em 1998. Em 2016, DiCaprio lançou o documentário Seremos História?, que aborda a batalha contra as mudanças climáticas no mundo e apresenta entrevistas com personalidades como o Papa Francisco e Barack Obama.
Além de Leonardo DiCaprio, outras personalidades famosas também se manifestaram sobre a tragédia. Foi o caso do Papa Francisco, que utilizou o Twitter para expressar sua solidariedade às vítimas. “Quero exprimir a minha dor pela tragédia que atingiu o Estado de Minas Gerais no Brasil. Recomendo à misericórdia de Deus todas as vítimas e ao mesmo tempo rezo pelos feridos e exprimo meu afeto e proximidade espiritual às suas famílias.”
Gisele Bündchen chegou a postar uma imagem na qual aparecia rezando pelas vítimas, seguida por outra que mostrava o “antes” e “depois” da tragédia e indicava pontos de recolhimento de doações. No entanto, a modelo apagou a postagem após ser alvo de uma enxurrada de comentários negativos. “Gisele se veste de Maria para salvar Brumadinho”, “Gisele se solidariza com Brumadinho para gerar clique”, criticaram os internautas.
Bruna Marquezine, Padre Fábio de Melo, Bruno Gagliasso, Neymar, Luciano Huck e Sophie Charlotte também foram às redes pedir justiça ao caso.
*Por: VEJA.com
SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar atrás da Rocam deteve um homem de 20 anos com maconha dentro de seu veículo, na manhã desta 5ª feira (31), em São Carlos.
Segundo consta, os Policiais realizavam uma operação bloqueio na Avenida Capitão Luís Brandão, quando parou um motorista com o veículo VW Up! na cor prata, ao conversar com motorista de dentro do carro o odor da droga já era sentido pelos PMs. Ao fazer uma vistoria foram encontrados duas porções de maconha, algumas bitucas de cigarro de maconha e um dichavador.
Diante dos fatos o motorista foi encaminhado à DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), ficando a disposição do delegado.
Já a droga foi apreendida.
SÃO CARLOS/SP - A Alergia Alimentar é uma Reação Adversa a determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório. As reações podem ser leves com simples coceira nos lábios até reações graves que podem comprometer vários órgãos. A Alergia Alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos.
Essa resposta exagerada pode ser qualquer reação indesejável que ocorre após ingestão de alimentos ou aditivos alimentares. Estas podem ser classificadas em reações tóxicas e não-tóxicas. As reações não-tóxicas podem ser de Intolerância ou Hipersensibilidade.
Exemplo de reação não-alérgica são as reações por ingestão de alimentos contaminados por microorganismos. Estas se apresentam agudamente com febre, vômitos, diarréia e geralmente acometem várias pessoas que ingeriram os alimentos contaminados.
Alguns fatores estão envolvidos na alergia alimentar. São eles a predisposição genética, a potência antigênica de alguns alimentos e alterações a nível do intestino parecem ter importante papel. Existem mecanismos de defesa principalmente a nível do trato gastrintestinal que impedem a penetração do causador da alergia alimentar, causando uma reação de sensibilidade. Estudos indicam que de 50 a 70% dos pacientes com Alergia Alimentar possuem história familiar de alergia. Se o pai e a mãe apresentam alergia, a probabilidade de terem filhos alérgicos é de 75%.
A pergunta mais frequente é: “Quais os alimentos mais frequentemente envolvidos na Alergia Alimentar?”.
Qualquer alimento pode desencadear reação alérgica. No entanto, leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos são os mais envolvidos. A sensibilização a estes alimentos (formação de anticorpos IgE) depende dos hábitos alimentares da população. O amendoim, os crustáceos, o leite de vaca e as nozes são os alimentos que com maior frequência provocam reações graves (anafiláticas).
Os alimentos podem provocar reações cruzadas, ou seja, alimentos diferentes podem induzir respostas alérgicas semelhantes no mesmo individuo. O paciente alérgico ao camarão pode não tolerar outros crustáceos. Da mesma forma, pacientes alérgicos ao amendoim podem também apresentar reação ao ingerir a soja, ervilha ou outros feijões.
As principais manifestações clínicas da Alergia Alimentar, são normalmente as reações que envolvem a pele (urticária, inchaço, coceira, eczema), o aparelho gastrintestinal (diarréia, dor abdominal, vômitos) e o sistema respiratório, como tosse, rouquidão e chiado no peito. Manifestações mais intensas, acometendo vários órgãos simultaneamente (Reação Anafilática), também podem ocorrer.
Nas crianças pequenas, pode ocorrer perda de sangue nas fezes, o que vai ocasionar anemia e retardo no crescimento. Sintomas nasais isolados não são tão comuns.
A Intolerância à Lactose é uma reação alérgica?
A intolerância à lactose é uma desordem metabólica onde a ausência da enzima lactase no intestino determina uma incapacidade na digestão de lactose (açúcar do leite) que pode resultar em sintomas intestinais como distensão abdominal e diarréia. Esta intolerância geralmente é dose dependente e o indivíduo pode tolerar pequenos volumes de leite por dia ou se beneficiar dos leites industrializados com baixos teores de lactose. Portanto, a Intolerância à Lactose não é uma Alergia Alimentar apesar de frequentemente confundida pelos familiares e profissionais de saúde. Torna-se importante esta diferenciação, pois a orientação nutricional é distinta. Enquanto na intolerância à lactose, eventualmente, é possível ingerir pequenas quantidades de leite, na Alergia às proteínas do leite, a alimentação não deve conter leite ou derivados.
O Diagnóstico:
O diagnóstico depende de história clínica minuciosa associada a dados de exame físico que podem ser complementados por testes alérgicos.
Na história clínica, é fundamental que o paciente ou seus pais, no caso das crianças, auxilie fornecendo detalhes sobre os alimentos ingeridos rotineiramente ou eventuais. Em algumas situações é possível correlacionar o surgimento dos sintomas com a ingestão de determinado alimento. Em outras ocasiões o quadro não é tão evidente, necessitando de história mais detalhada. Isso ocorre principalmente quando as reações ocorrem horas após a ingestão do alérgeno.
A Alergia Alimentar ocorre mais frequentemente nas crianças pequenas onde o leite de vaca e o ovo são os alimentos mais comuns. Apesar de muitas vezes incriminado (pelos pais e avós) como causa de Alergia Alimentar, o chocolate raramente causa alergia. Nestes casos, se torna necessário pesquisar alergia às proteínas do leite de vaca ou da soja, usadas em sua fabricação. Nos adultos, o camarão é queixa frequente em nosso meio.
O tratamento
Até o momento, não existe um medicamento específico para prevenir a Alergia Alimentar. Uma vez diagnosticada, são utilizados medicamentos específicos para o tratamento dos sintomas (crise) sendo de extrema importância fornecer orientações ao paciente e familiares para que se evite novos contatos com o alimento desencadeante. As orientações devem ser fornecidas por escrito visando a substituição do alimento excluído e evitando-se deficiências nutricionais até quadros de desnutrição importante principalmente nas crianças. O paciente deve estar sempre atento verificando o rótulo dos alimentos industrializados buscando identificar nomes relacionados ao alimento que lhe desencadeou a alergia. Por exemplo, a presença de manteiga, soro, lactoalbumina ou caseinato apontam para a presença de leite de vaca. Todas as orientações devem ser fornecidas aos pacientes e familiares.
O paciente que apresenta reação a determinado alimento poderá um dia voltar a ingeri-lo?
Aproximadamente 85% das crianças perdem a sensibilidade à maioria dos alimentos (ovos, leite de vaca, trigo e soja) que lhes provoca alergia alimentar entre os 3-5 anos de idade. O teste cutâneo permanece positivo apesar do aparecimento da tolerância ao alimento. A sensibilidade ao amendoim, nozes, peixe e camarão raramente desaparece.
Em alguns casos, principalmente nas crianças, a exclusão rigorosa do alimento parece promover a diminuição da alergia. O alimento deve permanecer suspenso por aproximadamente 6 meses. Após este período o médico especialista poderá recomendar uma reintrodução do alimento e observar os sintomas. Se o indivíduo permanecer sem sintomas e conseguir ingerir o alimento, o mesmo pode ser liberado. Caso ocorra qualquer sintoma, a dieta de eliminação deve ser mantida. A presença de reação alérgica grave, como a anafilaxia ao amendoim, contra-indica esta reintrodução. Nos pacientes altamente sensibilizados, a presença de quantidades mínimas do alimento pode desencadear reação de extrema gravidade.
Por: Nutricionista Daiane Souza
S.U.P.E.R.A Reabilitação
Rua Desembargador Julio de Faria nº895
Telefone: (16) 3411 17 98 (16) 99270 21 64
https://www.facebook.com/radiosancawebtv/videos/522535428154612/
TAMBAÚ/SP - Nesta semana Tambaú recebeu uma importante melhoria, um novo aparelho de Raio-X. Tambaú vem recebendo investimentos fundamentais na saúde com a construção e reformas das unidades de saúde, contratação de médicos e especialistas, além da ampliação da frota de veículos com a chegada de novos carros, vans, ônibus e ambulâncias equipadas.
Na quarta-feira, dia 30/01, mais um grande avanço com a substituição do antigo aparelho de Raio-X por um novo equipamento, muito moderno, com a melhor tecnologia disponível, o que vai sem dúvida alguma melhorar o diagnóstico dos médicos e consequentemente o atendimento de pacientes. A previsão da instalação do novo aparelho é de 7 a 10 dias, portanto em breve, todos se beneficiarão do novo aparelho.
“Estamos imensamente felizes com esse investimento, pois sabemos de sua importância e necessidade. Esse é mais um grande passo, mais um grande avanço na saúde em nossa cidade. O trabalho não para e seguiremos buscando mais novas alternativas para conseguir ainda mais melhorias para todos os tambauenses”, finalizou o Prefeito Roni Astorfo.
SÃO CARLOS/SP - Com um trabalho bem feito e tentando ao Maximo coibir a criminalidade em São Carlos, a Guarda Municipal realizou nesta 5ª feira (31), mais uma operação, desta vez no Parque Delta.
Um terreno atrás da CEMEI Maria Luiza Peres e ao lado da UBS do bairro foi o alvo da GM. Cinco indivíduos foram abordados e com eles encontrados 16 pedras de crack, 16 porções de maconha e R$ 90,00 em espécie.
Os homens foram encaminhados a DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes). Um deles assumiu que a drogas lhe pertencia e foi autuado em flagrante e encaminhado ao Centro de Triagem de São Carlos.
[masterslider id="135"]
ARARAS/SP - Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais negativos causados pelo descarte incorreto de resíduos que provocam danos irreparáveis à saúde da população e ao meio ambiente, a Prefeitura de Araras disponibiliza a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, localizada à Rua Cândida Lacerda, 231, no Centro como ecoponto para descarte de eletrodomésticos e lixo eletrônico.
O ecoponto funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 16h. De acordo com informações da pasta, podem ser descartados materiais como: geladeiras, máquinas de lavar, TVs, ventiladores, ar-condicionado, ferro de passar roupa, liquidificador, além de outros eletroeletrônicos de pequeno e médio porte.
“Nós já recebemos estes materiais há um tempo. É bom orientar a população para não descartar esses objetos em terrenos e em vias públicas, pois, além de deixar a cidade suja, afeta o meio ambiente, pois demoram muito tempo para a sua decomposição”, comentou o secretário, Carlos Cerri Júnior.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria pelos telefones: (19) 3547-8806; (19) 3547-8794.
É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso destes produtos, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados.
Materiais eletroeletrônicos são compostos por grandes quantidades de elementos tóxicos, como metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio e cromo), gases de efeito estufa e substâncias halogenadas (como os clorofurocarbonetos – CFCs). Por isso, antes do descarte e da reutilização, é necessário que eles passem por um processo de descontaminação.
*PMA
SÃO CARLOS/SP - Um homem de 26 anos, foi agredido pelo seu ex-padastro na noite desta última 4ª feira (30), no bairro Cidade Aracy, região sul de São Carlos.
De acordo com informações, o ex-padastro de 55 anos, teria tido uma relação com a mãe da vítima por 10 anos, porém o homem voltou à residência para buscar um botijão de gás que havia deixado, isso já foi um motivo para discussão entre o ex-casal. Segundo a vítima, o ex-padrasto agrediu sua mãe e quando isso ocorreu ele foi defender a mãe e acabou apanhando com uma pá.
A vítima foi socorrido até a UPA da Vila Prado após atendimento todos foram ao Plantão Policial de São Carlos.
Já o ex-padrasto disse que apenas se defendeu.
SÃO CARLOS/SP - O técnico de natação Mitcho Bianchi, da LCN/Aquário Fitness, foi convocado pela Delegacia da 5ª Região da Federação Aquática Paulista (FAP) para ser técnico da seleção infantil (I e II) que irá representar a região do Troféu Kim Mollo, tradicional campeonato inter-seleções e que é realizado no dia 11 de maio da Associação Esportiva Mocoquense, em Mococa, quando estarão reunidos os principais nadadores de todo o Estado.
A definição aconteceu em congresso técnico realizado sábado, 26, na Academia Cárdio Físico, em Jaboticabal e estiveram presentes representantes de mais de 30 cidades que compõem a 5ª Região. Mitcho irá trabalhar ao lado da também técnica de natação Cristiane Bertolucci, de Porto Ferreira.
“Foi escolhido para comandar esta categoria (infantil), pois tenho no time pelo menos quatro atletas que são destaques”, disse Mitcho ao se referir a Giovana de Paula Pegion, Mirella Vaz Colloca, Valentine do Amaral e Julia Y Castro.
Ele informou que a convocação das atletas irá acontecer no dia 27 de abril, quando acontece um torneio regional em Mococa e estarão presentes os atletas da 5ª Região.
Mitcho afirmou que a convocação para ser técnico da seleção no Kim Mollo ocorre pelo segundo ano seguido. “Em 2018 foi na categoria petiz”, lembrou. “Isso deve-se ao bom trabalho que estamos realizando ano a ano e isso faz com que os dirigentes da 5ª Região adquira confiança no nosso profissionalismo”, observou, salientando que a expectativa é a melhor possível. “Vamos fazer de tudo para representar nossa região de forma digna”, emendou.
No mesmo congresso técnico, o presidente da FAP, Marcelo Biasoli anunciou que Mitcho será o coordenador técnico dos nadadores ACDs (atletas com deficiências) na região.
“Fui considerado qualificado para o cargo e me coloquei à disposição da FAP. A ideia da federação é dar uma oxigenada na paranatação que vem crescendo ano a ano no Estado. A ideia é fortalecer a modalidade em torneios regionais e levar novas ideias para colaborar com a FAP”, finalizou Mitcho, salientando que existe a possibilidade de ocorrer uma etapa regional ACD em cidades próximas a São Carlos em 2019.
*Por: Marcos Escrivani
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.