fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 04 Dezembro 2021

SÃO CARLOS/SP - Logo no início de dezembro já é possível ver casas, prédios, ruas e estabelecimentos comerciais decorados para o Natal. Criatividade não falta para fazer a ornamentação. Entretanto, muita gente com o objetivo de fazer um cenário bonito e inovador, esquece a questão da segurança. Sendo assim, reunimos algumas orientações importantes para quem já está com a casa enfeitada conferir se está resguardado de possíveis riscos e para quem ainda vai às compras fazer escolhas mais seguras.

 

Árvore de Natal:

Para entrar no clima natalino, normalmente, começamos pela escolha da Árvore de Natal. Na compra de uma árvore artificial é importante verificar se o produto possui a etiqueta “resistente ao fogo”. Isso indica que, se o produto for exposto à situação de risco de incêndio, ele é menos vulnerável.

Além disso, a posição da árvore de Natal dentro das casas também deve ser pensada. É recomendável que seja posicionada longe de cortinas, para que, em caso de curto-circuito, elas não propaguem o fogo, e afastada de fontes de calor como lareiras, fogão, radiadores e aquecedores. Certifique-se de que ela não esteja bloqueando a janela ou porta e que permita a livre circulação das pessoas.

 

Enfeites de Natal:

Ao enfeitar as Árvores de Natal e decorar os diversos ambientes, o pisca-pisca possui um destaque especial. No Brasil as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro Nº27/00.

Como não são certificadas, não há o “selo do Inmetro” nesses produtos, mas eles devem atender aos requisitos obrigatórios. Assim, as informações obrigatórias na embalagem são: tensão em Volts e corrente em Ampères; indicação da potência máxima do conjunto; nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador. As informações devem estar em português.

É importante ressaltar que esses produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e que os plugues devem atender ao padrão brasileiro (com pinos de 4 mm). No momento da compra o consumidor também pode fazer um teste simples nos pisca-piscas. Basta passar um ímã sobre o produto. Se ele fixar na peça é sinal de que há material ferroso, o que é proibido, pois pode causar curto-circuito e, consequentemente, risco de incêndio. É importante adquirir tais produtos em estabelecimentos formais e sempre exigir a Nota Fiscal ao final da compra.

Vale lembrar que manter o pisca-pisca ligado tem impacto na conta de luz no fim do mês. Sendo assim, comparar as informações sobre sua potência elétrica na embalagem dos produtos pode gerar uma boa economia. Essa informação é dada em Watts (W). Quanto maior for a potência, maior será o consumo de energia elétrica.

Essas luminárias podem parecer inofensivas por sua beleza, mas se combinadas com outros fatores pode fazer grande estrago. O risco de acidente existe e por isso a importância de saber usar o produto corretamente. Um exemplo é o uso do produto em local próximo de água ou até mesmo umidade. A água é condutora de energia e em contato com as lampadazinhas podem levar a eletricidade ao corpo humano causando o choque elétrico que, em alguns casos, pode ser fatal.

Dessa forma, se você for decorar ambiente externo ou usar Árvores de Natal naturais – que precisam ser regadas – fique atento, pois já existe no mercado produtos destinados a esse uso como os pisca-piscas com led (Light Emitting Diode), tecnologia que substitui a lâmpada tradicional, dando mais efeito luminoso. Os pisca-piscas externos geralmente estão dentro de mangueiras plásticas para evitar contato com elementos que podem causar acidentes.

Ao se trocar uma mini lâmpada deve-se ter atenção para utilizar lâmpadas de mesma voltagem, por exemplo, lâmpadas de 3 volts devem ser substituídas somente por lâmpadas de 3 volts e lâmpadas de 12 volts só podem ser repostas por lâmpadas de 12 volts. Esse cuidado é importante para evitar o risco de superaquecimento e possibilidade de fogo.

Jogos de lâmpadas que queimam rapidamente ou que apresentam sinais de fusão nas lâmpadas são indicativos de produto defeituoso ou de lâmpadas não apropriadas. Esses jogos não devem ser utilizados.

Ao decorar uma árvore em casas com crianças pequenas, tenha especial cuidado para evitar enfeites afiados, pesados, ou possíveis de quebrar. Mantenha enfeites com pequenas partes removíveis fora do alcance de crianças que podem engolir ou inalar pedaços pequenos. Recomenda-se evitar também enfeites que lembram doces ou alimentos que podem seduzir uma criança a comê-los.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia juntamente com o vereador Lucão Fernandes e os secretários de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi e de Educação, Wanda Hoffmann, além dos alunos do CEMEI Antônio de Lurdes Rondon, participou na sexta-feira (03/12), no Jardim Itamarati, do plantio de 100 mudas de árvores nativas e frutíferas.

“Muitas solicitações foram feitas pelos moradores do Itamarati, através da Associação. Num primeiro momento, a Prefeitura ajudou a gente a fazer um espaço muito bonito de atividades, para interação dos moradores, e em um segundo momento houve um pedido específico ao prefeito Airton Garcia para a criação de um bosque, o que foi compreendido e atendido prontamente. Nós precisamos estar reflorestando, plantando, porque o meio ambiente clama por isso”, explica o vereador Lucão Fernandes.

De acordo com José Galizia Tundisi esse é o primeiro de uma série de projetos de arborização que a Prefeitura vai fazer na cidade, juntamente com as associações de bairros. “É resultado de uma interação entre Executivo e Legislativo para ampliar e recuperar praças, áreas de lazer, de recreação e de educação. Nossa meta é plantar 600 mudas de espécies nativas”, garante secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para Wanda Hoffmann, secretária de Educação, é muito importante a parceria entre várias secretarias da Prefeitura, da Câmara e da comunidade do bairro, para a realização de plantios. “A educação, voltada para o meio ambiente é um diferencial extraordinário para melhorar a qualidade de vida de todos. E principalmente para que a gente possa formar essa nova geração valorizando a questão ambiental”. 

“A Associação sempre tem essa preocupação com o meio ambiente. A desenvolve vários projetos aqui com esse foco. E conquistar este espaço que será uma referência é muito importante para a Associação e para toda a nossa comunidade. Vale destacar que o vereador Lucão foi um grande parceiro nessa conquista”, destaca Cléber de Souza Cláudio, presidente da Associação Moradores Itamarati.

O prefeito Airton Garcia disse que a questão da arborização é importante para a cidade. “Nosso trabalho é incentivar a população sobre os benefícios das árvores para a comunidade. Temos carência de árvores, então tudo que a gente puder fazer para deixar a cidade mais arborizada, nós estamos fazendo. Todos podem ajudar a fazer uma cidade mais verde”.

Publicado em Cidadania
Domingo, 05 Dezembro 2021 08:09

Receita de milk-shake de manga refrescante

SÃO PAULO/SP - O milk-shake é uma das sobremesas mais queridas quando o dia está quente. Refrescante e fácil de fazer, a receita de milk-shake de manga abaixo é uma ótima opção se você procura uma receita sem muita gordura.

Como outras frutas de cor laranja e amarelo intensos, as mangas são excepcionalmente ricas em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Uma manga média (227 g) tem 135 calorias e 57 mg de vitamina C, que é mais do que 50% da ingestão diária recomendada. Esse poderoso antioxidante ajuda a proteger contra o câncer. Além disso, as mangas também são ricas em pectina, uma fibra solúvel importante no controle do colesterol no sangue.

Como escolher manga ideal

Procure manga com polpa que cede um pouco à pressão suave. Grandes manchas escuras podem significar que a polpa está machucada. Se a casca estiver completamente verde, o fruto pode não amadurecer; uma fruta que passou do tempo vai ter a casca enrugada.

Milk-shake de manga

Ingredientes

  • 1 manga grande, descascada, sem caroço, e cortada em fatias (2 xícaras)
  • 2 pedaços de melão rosado
  • 1 pacote (350 gramas) de framboesas congeladas sem açúcar
  • 1 1/2 xícara de leite de soja
  • 2 colheres (sopa) de suco de laranja-lima fresco
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó

Modo de preparo

Trabalhando em duas etapas, misture a manga, o melão rosado, as framboesas, o leite de soja, o suco de laranja-lima, o mel, a baunilha e o gengibre num liquidificador. Bata até formar uma mistura homogênea.

Publicado em Culinária

SÃO CARLOS/SP - Na sexta-feira, 3 de dezembro, produtores rurais se reuniram com o vereador Paraná Filho onde os mesmos solicitaram apoio referente às constantes quedas de energia, que ocorrem há anos na região rural da Fazenda Pinhal, problema esse que está acarretando em inúmeros problemas produtivos aos mesmos, sejam elas nas áreas de horticultura, grãos, avicultura de corte, bovinocultura de leite e agroindustrial.

Na ocasião foi proposto pelo vereador Paraná Filho a realização de Audiência Pública com o tema “Problemas relacionados às constantes falta de energia elétrica na região rural da Fazenda Pinhal”, que será marcada para a data de 09/12/2021, quinta feira, no Plenário da Câmara Municipal de São Carlos, onde serão convidados diversas autoridades, dentre elas, o prefeito municipal, o secretário municipal de Serviços Públicos, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, o promotor de justiça do Ministério Público Osvaldo Bianchini Veronez Filho, representante do CREA-SP, representante da AEASC, representante do Sindicato Rural Patronal, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e representante da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Publicado em Política
Inscrições podem ser feitas até14 de janeiro de 2022

 

SÃO CARLOS/SP - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEMec) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com processo seletivo aberto do mestrado acadêmico para ingresso como aluno regular e atribuição de bolsas de estudos institucionais no 1º semestre de 2022.
Poderão se inscrever portadores de diploma de curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou, provisoriamente, de certificado equivalente; graduandos de curso de nível superior reconhecido pelo MEC e que concluírem o curso de graduação até a data da efetiva matrícula no mestrado acadêmico do PPGEMec; e portadores de diploma de curso de nível superior emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira e revalidado por IES pública brasileira ou, provisoriamente, de documento que comprove o pedido de revalidação de diploma. As inscrições serão realizadas até 14 de janeiro de 2022, por meio de formulário eletrônico do Google Forms (https://forms.gle/ucCv5VAWzLSU5Xdo6). 
O processo seletivo se dará em duas etapas, ambas de caráter classificatório: análise do Currículo Lattes e entrevista online. A lista de classificação final dos candidatos que no processo de inscrição pleitearam a bolsa de estudo institucional será elaborada a partir das notas da 1ª etapa da seleção.  
Publicado em Educação

BORBOREMA/SP - Um homem de 53 anos morreu neste sábado (4), após afogar-se na Praia do Juqueta, em na cidade de Borborema. Lourivaldo Teixeira Fernandes era morador de Matão-SP e estava no local com a família.

De acordo com as informações, a esposa da vítima e o neto estavam pescando no Rio Tietê, quando pisaram em um buraco e caíram. Lourivaldo e seu filho, conseguiram salvá-los, no entanto, Lourivaldo submergiu nas águas em seguida.

O socorro foi acionado e assim que a vítima foi encontrada, a equipe iniciou os procedimentos de primeiros socorros para reanimação. Em seguida, Lourivaldo foi encaminhado ao Hospital São Sebastião, onde não resistiu e foi a óbito.

Publicado em Outras Cidades

Com ele ainda foi apreendido dinheiro proveniente do crime

 

MARÍLIA/SP - A Polícia Civil prendeu, na tarde de quarta-feira (1º), um jovem, de 21 anos, que foi flagrado comercializando drogas no bairro Luiz Homero Zaninotto, no município de Marília. Aproximadamente 300 porções de crack, cocaína e maconha foram apreendidas com o suspeito.

A ação foi deflagrada por agentes da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), que receberam informações indicando que um rapaz estaria vendendo entorpecentes na rua Alexandre Chaia. Os policiais foram até o local indicado e permaneceram em campana velada até que flagraram o suspeito repassando drogas a dois usuários.

Foi realizada abordagem e, dentro de uma sacola que ele carregava, foram encontrados sete papelotes de maconha, 34 microtubos de cocaína e 236 de crack. As drogas foram apreendidas e encaminhadas ao Instituto de Criminalística para perícia.

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - Patrícia Abravanel compartilhou um comentário de Tatá Werneck em que a humorista falava sobre a mudança do logo da Globo. Na brincadeira, Tatá disse que a logomarca parecia a do concorrente SBT. “Parece a do SBT. Mentira! AMEI! Tá linda! A vinheta também”, escreveu.

“Acho que eu concordo com a Tatá Werneck”, replicou Patrícia. “Mentira! A do SBT é beeem mais linda”, finalizou a filha de Silvio Santos.

Publicado em TV

O homem foi flagrado com drogas durante cumprimento de ordem judicial; a ação aconteceu em Pederneiras

 

PEDERNEIRAS/SP - A Polícia Civil prendeu um homem, de 38 anos, que era procurado da Justiça e foi flagrado armazenando epperdorfs de cocaína em sua casa, no centro de Pederneiras.

A ação foi deflagrada por agentes da delegacia do município, que foram até o local para cumprimento de mandado de prisão em regime semiaberto pelo crime de violência doméstica.

Durante cumprimento da ordem judicial, os policiais encontraram na residência do acusado 80 pinos com cocaína. A droga foi apreendida e encaminhada ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia.

Publicado em Outras Cidades

IBATÉ/SP - O Centro Comunitário “João Baptista Lopes” inicia na terça-feira (7), das 9h às 16h, a Exposição “Artesanato, Amor e Amizade”.
Segundo a coordenadora do Centro Comunitário, Dirce Lopes Peruchi, a exposição é uma tradição e sucesso em toda região. “Esse ano a confecção dos trabalhos foi um pouco diferente. Devido a pandemia, as aulas foram suspensas, então, fornecemos todo material às monitoras e ex-alunas, para que, em casa, confeccionassem os artigos artesanais que estarão nesta exposição”, comentou.

Dirce explica que a exposição será realizada ao ar livre, na área externa do Centro Comunitário. “Entramos em contato com a equipe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, que nos orientou a continuar seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus”, contou.

Ela fala da sua alegria e satisfação de oferecer a todos aqueles que prestigiam sempre os trabalhos do Centro Comunitário, uma bonita exposição. “Tudo feito com muito capricho para receber nossos visitantes, pois é pensando em cada um deles, que as ex-alunas e monitoras colocaram seu amor e talento em cada peça confeccionada”, contou.

A coordenadora agradeceu a equipe por toda dedicação e comprometimento que tiveram com a exposição. “Sem essa colaboração nada estaria acontecendo. Esperamos, em Deus, que no próximo ano tudo volte ao normal e nossos cursos retornem”, finaliza.
Centro Comunitário

Publicado em Ibaté

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.