fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 01 Março 2021

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta terça-feira (02/03) mais 3 óbitos por COVID-19, totalizando neste momento 141 mortes.

Trata-se de uma mulher de 87 anos, internada em hospital público em 23/02, com alta em 24/02 e que evolui para óbito nesta terça-feira (02/03).

Continua depois da publicidade

Também morreram nesta terça-feira (02/03) um homem de 41 anos, internado em hospital público desde 13/02 e mulher de 98 anos, internada em hospital privado desde 23/02.

Já nesta terça -feira (02/03) também morreu um paciente de 78 anos de Américo Brasiliense internado em hospital público de São Carlos desde 20/02.

São Carlos contabiliza neste momento 10.461 casos positivos para COVID-19 (89 resultados positivos foram divulgados hoje), com 141 óbitos confirmados e 119 descartados.

Dos 10.461 casos positivos, 9.848 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 11 óbitos sem internação, 602 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 421 receberam alta hospitalar e 130 positivos internados foram a óbito. 9.920 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 27.670 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (114 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 77 pessoas, sendo 30 adultos na enfermaria (26 positivos e 4 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 42 pessoas (43 positivos). Neste momento duas criança estão internadas na enfermaria com suspeita da doença. Duas crianças estão internadas na UTI com resultado negativo para COVID-19. 19 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 14 em UTI/SUS e 3 em UTI de hospital particular. 1 está internado em enfermaria do SUS e 1 em enfermaria de hospital privado.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje (contabilizando os 4 leitos de pediatria SUS e os 40 de adultos) em 75% (33 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS, 31 adultos e 2 crianças). Se contabilizarmos somente leitos de UTI/SUS adulto (40 leitos no total) o índice fica em 82,5%. Na enfermaria/SUS estão internadas 24 pessoas. Na rede particular 8 pessoas estão internadas na enfermaria e 12 na UTI.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica). 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 46.359 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 43.225 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 3.134 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 28.367 pessoas já realizaram coleta de exames, 21.648 tiveram resultado negativo para COVID-19, 6.446 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 273 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Um porteiro morreu ao cair de um telhado de um prédio na tarde de hoje, 02, na rua Jesuíno de Arruda, no Centro de São Carlos.

De acordo com informações, o trabalhador de 55 anos, teria subido no telhado, onde ficou pendurado e gritava por socorro, porém instantes depois dos gritos o homem caiu de uma altura de aproximadamente 35 metros.

Populares acionaram o SAMU, que imediatamente chegou ao local, mas o homem já estava morto, segundo o médico da USA.

A Polícia esteve no local e vai investigar o caso.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar, por meio do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior, apreendeu drogas na manhã desta 3ª feira (02), na Vila Jacobucci, em São Carlos. Um homem foi preso na ação.

Segundo informações, por volta das 07h30min, uma viatura se deslocava pela Rodovia Washington Luís, quando um sujeito foi avistado tentando atravessar a rodovia e ao visualizar a viatura o mesmo empreendeu fuga adentrando ao bairro citado.

No cruzamento entre as Ruas Júlio Prestes de Albuquerque e Hipólito José da Costa, o indivíduo foi abordado e em revista corporal foi localizados 22 pinos de cocaína, 59 pedras de crack, 03 porções de maconha e R$ 23,15 em grana.

I.S.C, foi conduzido à DISE, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, e conduzido à cadeia pública de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - Nesta terça-feira (02) se completam 25 anos desde o acidente que causou a morte do grupo ‘Mamonas Assassinas’. A banda fez sucesso no início da década de 90 e carrega até hoje um grande apreço do público brasileiro.

Tudo aconteceu no dia 02 de março de 1996, quando o grupo sofreu um acidente de avião, que causou a morte de nove pessoas. O desastre aconteceu na serra da Cantareira em São Paulo. Entre os mortos se encontravam os integrantes da banda Mamonas Assassinas.

O membros que estavam dentro do avião de pequeno porte eram: Alecsander Alves (Dinho), de 24 anos, vocalista e líder da banda; Alberto Hinoto (Bento), de 26, guitarrista; Júlio Cesar Barbosa (Júlio Rasec), de 28, tecladista; e os irmãos Samuel e Sérgio Reis de Oliveira (Samuel e Sérgio Reoli), de 22 e 26,respectivamente baixista e baterista.

Faleceram também o piloto e copiloto, Jorge Martins e Alberto Takeda, e dois funcionários da banda, Sérgio Porto e Isaac Souto. Devido ao grande sucesso, os Mamonas passaram a usar jatos privados para chegarem em seus shows. E as 22h do dia 2 de março de 1996, um desses jatos, perdeu a altitude e se chocou contra a serra da Cantareira.

Graças a data marcante, fãs do grupo se reuniram na internet para prestigiar a banda. Muitas mensagens saudosas e de admiração foram deixadas no Twitter, neste dia tão triste para quem gostava da música dos Mamonas Assassinas.

Continua depois da publicidade

 

 

Os ‘Mamonas Assassinas’ fizeram grande sucesso em 1995, vendendo em apenas nove meses 1,2 milhão de discos. Eles se juntaram com o nome de ‘Utopia’ inspirado em Legião Urbana, e lançaram um EP que vendeu apenas 100 cópias. O grupo surgiu com sua forma final apenas depois que o vocalista Dinho fez imitações ao ser mestre de cerimônia de um vereador.

Foi aí que surgiram composições como “Robocop” e “Mina”, e desde então outras músicas com letras engraçadas e carismáticas.

 

 

*Por: JETSS

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - Os motoboys de São Carlos se reuniram na manhã desta terça-feira (2), para protestar de forma pacifica e cumprindo todos os protocolos de segurança e higiene, contra a vinda de outros profissionais de Araraquara (SP) para circularem em São Carlos.

Segundo foi informado a nossa equipe, os motociclistas pedem à Prefeitura que seja feita uma fiscalização mais rígida, uma vez que a nova cepa do COVID-19 circula em Araraquara, e pelo colapso que ocorreu na saúde, justamente pela falta de leitos por conta do alto número de contaminados pela nova cepa, os motociclistas estão preocupados que os moradores de Araraquara tragam a nova cepa para circular em São Carlos.

Continua depois da publicidade

Segundo um motoboy que não quis se identificar com medo de represarias, afirmou que caso ele se contamine com o vírus, não tem quem sustente sua família, e ele acha injusto os motoboys e motoristas de aplicativo, além de tirarem o serviço de quem mora aqui, ainda podem trazer o viris e contaminar os São-Carlenses.

Outro motociclista que conversou com nossa reportagem afirmou que as pessoas que moram em Araraquara não deveriam vir para São Carlos pois o Lockdown que foi decretado na cidade, foi para impedir que as pessoas saiam, se elas saem, além de não ter efeito, é como transferir o vírus de um lugar para o outro, uma vez que o vírus circula nas pessoas e não na cidade, então se fecha a cidade mas o vírus esta nas pessoas e elas se mudam, o vírus acompanha e não tem efeito a ação, porque ele irá se proliferar e não morrer.

Outra reivindicação dos profissionais tem relação ao alto preço dos combustíveis, que tem se elevado a cada semana e tem dificultado o serviço tanto dos motoboys como dos motoristas de aplicativo.

Hoje as 15h30 os motoboys irão até a Câmara Municipal e irão conversar com os vereadores para ver como eles podem ajudar a categoria, que pede neste momento mais fiscalização.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Representado o prefeito Airton Garcia, o vice-prefeito Edson Ferraz, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre e do vereador e presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso, participou na tarde desta segunda-feira (01/03), no paço municipal, da primeira reunião para discutir a constituição de um consórcio público para aquisição de vacinas contra a COVID-19.
Liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a iniciativa veio após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou os estados e os municípios a comprarem os imunizantes. Para participar o município precisa assinar um formulário para manifestação de interesse para ingressar no consórcio, o que deve ser enviado até sexta-feira (12/03). Na ocasião também será disponibilizado o protocolo de intenções e de minuta de projeto de lei que deverá ser encaminhado para aprovação na Câmara Municipal, que deverá ser enviada para a FNP até 19/03.

Continua depois da publicidade


Participaram da reunião de forma online mais de 300 prefeitos, em que a FNP definiu os trâmites para que o consórcio seja constituído e instalado até 22 de março, com o objetivo em dar suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), caso o governo federal não consiga suprir a demanda nacional.
De acordo com Plano Nacional de Imunização (PNI), a obrigação em adquirir imunizantes para a população é do governo federal. No entanto, diante da situação de extrema urgência em vacinar a população para uma retomada segura das atividades e da economia, o consórcio público, amparado na segurança jurídica oferecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), torna-se uma possibilidade de acelerar esse processo.
Segundo o vice-prefeito Edson Ferraz, o programa é voltado para cidades com mais de 80 mil habitantes, mas os municípios que estão fora desse escopo também poderão participar. “Além de São Carlos, até o momento mais de 100 municípios já indicaram intenção em participar. A adesão ao consórcio nos dá todo o apoio jurídico para aquisição das vacinas ou até mesmo insumos, medicamentos ou equipamentos a baixo custo caso necessário”, explicou o vice-prefeito.
Desta forma os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais. A intenção do consórcio não é competir com o Ministério da Saúde na compra de vacinas, mas de somar esforços. Até o momento, dez vacinas estão aprovadas e disponibilizadas e cerca de 240 estão em teste.

Publicado em Coronavírus

SÃO PAULO/SP - Sabemos que o plástico tem sido um dos maiores inimigos da natureza durante os últimos tempos. E mesmo assim são consumidos bilhões de toneladas deles, inclusive nos mercados, onde são mais usados para sustentar os alimentos até a chegada em nossas casas. E de lá, essas sacolas são descartadas de maneira incorreta em destino ao ‘lixão’.

Acontece que essas sacolinhas têm alto custo ambiental: são produzidas a partir de petróleo e gás natural que são recursos naturais não-renováveis e por isso levam cerca de 450 anos para se decompor. Nesse tempo, elas aumentam a poluição, entopem bueiros, impedindo o escoamento das águas das chuvas, além de formarem uma camada plástica de impermeabilização no solo.

Continua depois da publicidade

Para isso foram criadas as sacolas sustentáveis, que além de serem personalizadas, geram menos impacto no meio ambiente. Essas ‘ecobags’ são feitas de pano ou de outros recursos como cortiça, bioplástico, material reciclável e as veganas, que são eticamente feitas por artesãos que recebem salários justos em fábricas limpas.

Esses exemplos de sacolas mostram que nossos hábitos precisam mudar e se direcionar também para sustentabilidade. Se conscientizar dos problemas ambientais e adquirir novas formas de consumo é o primeiro passo para gerar menos impacto no planeta e preservar nossa humanidade.

 

 

*Por: Izabela Machado / PaiPee

Publicado em Natureza

CURITIBA/PR - Pesquisadores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizaram uma pesquisa para avaliar os efeitos do estresse oxidativo em pacientes com quadro grave de covid-19. Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante.

Segundo a PUC, a pesquisa é a primeira a apontar para essa conclusão. No entanto, o posicionamento não é definitivo, pois outras pesquisas sugerem que o estresse oxidativo pode sim agravar várias doenças.

Durante a pesquisa, os pacientes, que estavam internados em um hospital em Curitiba, foram divididos entre os grupos com quadro de saúde moderado e com situação grave. No período avaliado concluiu-se que as pessoas com alta contagem de leucócitos e altos índices de PCR (Proteína C-reativa) permaneceram internados por mais tempo. Contudo, não foi encontrada relação entre a gravidade do quadro e o nível de estresse oxidativo.

O estresse oxidativo ocorre a partir do desequilíbrio entre a formação de radicais livres, moléculas responsáveis por enfermidades, e a capacidade antioxidante (proteção) das células. Dessa forma, são formados mais radicais do que antioxidantes, causado danos às células e provocando o desenvolvimento e o agravamento de várias doenças.

Continua depois da publicidade

Os radicais livres também são necessários para as células e são produzidos naturalmente pelo organismo. No entanto, infecções podem aumentar a produção dos radicais.

O estudo foi publicado revista científica internacional Free Radical Biology & Medicine.

 

 

*Por Agência Brasil

Publicado em Ciência & Saúde

Um homem foi preso na ação; entorpecentes estavam escondidos em meio a caixas plásticas, em um caminhão

 

PRESIDENTE BERNARDES/SP - A Polícia Militar, por meio do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), apreendeu cerca de 4 toneladas de maconha na tarde da última segunda-feira (1º), em Presidente Bernardes, no interior do Estado. Um homem foi preso na ação.

Uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) realizava patrulhamento pela rodovia Olímpio Ferreira da Silva (SP-272), quando abordou um caminhão e suspeitou do nervosismo do motorista.

Continua depois da publicidade

Foi realizada busca veicular, sendo localizada grande quantidade de maconha no compartimento de carga, distribuída em tabletes e escondida em meio a caixas plásticas. Questionado, o homem contou que foi contratado para buscar o caminhão em Dourados (MS) para levar até a cidade de Assis (SP).

Toda a substância, que somou 3.913 quilos, foi apreendida para perícia e o motorista preso em flagrante. O veículo, R$ 1.575 e dois celulares também foram recolhidos.

A ocorrência foi apresentada na Polícia Federal de Presidente Prudente, onde a prisão do autor foi ratificada. Ele responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Com o intuito de fazer um levantamento da situação arbórea nos dois campi da USP de São Carlos, até para prevenir eventuais acidentes, o Prefeito do Campus, Prof. Dr. Sérgio Campana, realizou no dia 25 de fevereiro uma visita às duas áreas, acompanhado pelo pesquisador e docente da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, cuja colaboração com a USP de São Carlos remonta a anos anteriores.

Tal como a maior parte dos campi da USP espalhados pelo estado de São Paulo, os de São Carlos também são áreas extensas muito arborizadas e, segundo o pesquisador, é necessário ter sempre o máximo cuidado com a preservação das espécies arbóreas e de todas as outras espécies vegetais, até porque existem diversos conflitos, como, por exemplo, entre as árvores e as construções e, em segundo plano e como consequência, entre as árvores e o ser humano. A prevenção de acidentes é uma das prioridades, mas essa prevenção não significa apenas cortar árvores.

Continua depois da publicidade

“Não dá para cortar tudo e ficar sem árvores. De fato, a minha presença aqui foi fazer para fazer um levantamento para um projeto que estamos executando em todos os campi da Universidade de São Paulo, levantamento esse que integrará um plano para monitorar todas as árvores através de um sistema informatizado, geográfico, que será utilizado no futuro e que acompanhará a evolução das espécies arbóreas nos campi, por forma a cuidarmos das árvores e diminuir radicalmente os conflitos que possam surgir. Ao fazermos isso, estamos também melhorando os benefícios que as árvores oferecem ao ser humano e ao meio ambiente.

O projeto incluirá uma base de dados que será  constantemente atualizada, para que, segundo o pesquisador, haja uma gestão eficiente, incluindo um lote de informações que estará disponível para o público. “A ideia é que cada árvore possa ter um QRCode para que as pessoas saibam mais sobre as características dela, além de informações sobre potenciais riscos, problemas inerentes ao crescimento das raízes, galhos secos que podem constituir perigo, etc., informações essas que serão também de extrema utilidade para que os serviços responsáveis possam ser acionados”, conclui o Prof. Demóstenes.

 

Certamente que um projeto destes poderia ser implementado em diversas cidades brasileiras, com altos benefícios para a sociedade.

 

 

*Por: Rui Sintra - jornalista do IFSC/USP

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.