fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 31 Março 2021

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (01/04) mais 1 morte por COVID-19 no município, totalizando 217 óbitos neste momento.

Trata-se de um homem de 70 anos, internado em hospital privado em 06/03 e óbito na quarta-feira (31/03).

São Carlos contabiliza neste momento 14.127 casos positivos para COVID-19 (183 resultados positivos foram divulgados hoje), com 217 óbitos confirmados e 126 descartados.

Dos 14.127 casos positivos, 13.188 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 21 óbitos sem internação, 918 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 616 receberam alta hospitalar e 196 positivos internados foram a óbito.13.285 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 31.333 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (143 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 128 pessoas, sendo 54 adultos na enfermaria (54 positivos). 9 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. Na UTI adulto estão internadas 58 pessoas (57 positivos e 1 negativo). 2 crianças estão internadas em UTI/SUS, uma com suspeita da doença e outra com resultado negativo.

Na enfermaria/SUS estão internadas 25 pessoas. Na rede particular 34 pessoas estão internadas na enfermaria e 24 na UTI. Neste momento 5 crianças estão internadas na enfermaria SUS, 1 com suspeita da doença e 4 com resultado negativo. 14 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 6 em UTI/SUS e 4 em UTI de hospital particular. Nenhum paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS, 1 está em enfermaria de hospital particular e 3 estão em leitos de UCI.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está neste momento em 97,1% (34 adultos estão internados).

No total neste momento a cidade opera com 35 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 25 na Santa Casa (apesar de ter 30 vagas, somente 25 estão em operação. O hospital anunciou a falta de insumos e não retornou a admissão total de novos pacientes) e 10 no Hospital Universitário (HU).

 

UPAS/CENTRO DE TRIAGEM – Neste momento 19 pessoas estão sendo atendidas em leitos de estabilização: 6 na UPA do Aracy, 5 na Vila Prado, 7 na Santa Felícia e 1 paciente está neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho. Dos 19 pacientes, 7 são de alta complexidade.

 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 54.598 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 52.244 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.354 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 34.212 pessoas já realizaram coleta de exames, 25.220 tiveram resultado negativo para COVID-19, 8.834 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 158 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

Dupla ultrapassa as três décadas de idade esbanjando engajamento digital, irreverência e contemporaneidade.

 

SÃO PAULO/SP - Não é pra qualquer um. Sustentar uma carreira de 32 anos é um mérito digno de quem tem muito talento, empenho, carisma e de quem é muito amado pela nação brasileira. E é justamente esse aniversário que Rionegro e Solimões comemoram neste 1 de abril. Celebrando mais um ano de dupla, os sertanejos são hoje uns dos principais nomes do Brasil e colecionam sucessos, histórias e boas curiosidades, que fazem questão de dividir com os fãs.

Em um período em que o distanciamento social se faz necessário, os amigos arrumaram um peculiar jeito de carimbar os 32 anos de carreira: diversas ações e interações no Instagram oficial. “Lá soltaremos um vídeo contando toda a trajetória da dupla e nos stories faremos uma série de enquetes divertidas”, comenta Rionegro. “Nossa perspectiva era de soltar um novo produto. Porém, nesse período as coisas estão um pouco mais complicadas. Então, fica em casa e acessa instagram.com/rionegroesolimoes e muintokiben”, completa Solimões.

Em 2020 a dupla se reinventou novamente e de forma remota, lançou uma série de bons produtos no mercado fonográficos. Além das diversas lives executadas com maestria no YouTube oficial, Rionegro e Solimões apresentaram os EPs Só Lembranças 1, 2 e 3 – sendo a quarta parte do projeto lançado já em 2021. “Tivemos a sacada de eternizar as lives de 2020 em um projeto concreto, Só Lembranças – Acústico. Pinçada com todo o cuidado e carinho, a transmissão escolhida para dar forma a este conteúdo foi a realizada no dia 25 de abril de 2020”, comenta Solimões. “Entre todas, foi uma das que mais gostamos de fazer. Como o nome diz, reuniões os principais modões que ambientam o nosso universo. E todos foram executados no formato intimista e acústico. Nada mais justo do que carimbar para as futuras gerações esse momento tão atípico da nossa estrada”, analisa Rionegro.

Comemorando 32 primaveras, é o tipo de dupla que agrada da criancinha que começa a descobrir as notas musicais até às pessoas que alcançam a melhor idade. Não tem uma faixa etária específica para gostar de clássicos populares como "Peão Apaixonado", "Frio da Madrugada", "A gente Se Entrega", "De São Paulo a Belém", entre tantas outras canções que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas. 

Quem nunca cantou uma melodia dos artistas em um karaokê, que atire a primeira pedra. "Na Sola da Bota" é um desses clássicos do cancioneiro popular que está na boca de todos os brasileiros, de norte a sul do país. “A música foi lançada originalmente em 2003 e de lá para cá conquistou todos. É sucesso em festa de rodeio, festa de criança e até em casamento eu já ouvir tocar”, diverte-se Solimões.

O carimbo de todo esse sucesso são os números do YouTube – entre os diversos perfis que publicaram os clipes de Na Sola Da Bota, a faixa ultrapassa a impressionante marca de 25 milhões de views. “O povo publica vídeo dessa gravação ao vivo pelo celular de algum show nosso, de coreografia feita pelas criancinhas em festa infantil e até videoaula ensinando os acordes na gaita. Esse é o maior presente que um artista pode ter. Esse reconhecimento popular não tem preço”, analisa o primeira voz.

Rionegro e Solimões completam 32 anos de carreira. Entre coletâneas e registros de sucesso, eles somam mais de 300 músicas gravadas, 19 CDs e 4 DVDs. Nestes anos, já subiram ao palco mais de 7.000 vezes, venderam mais de 13 milhões de cópias e bateram recorde de público em festas de peão. Como reconhecimento, receberam dezenas de discos de ouro, prata, platina e platina dupla. Em tempo: eles foram os segundos artistas nacionais a gravarem um DVD no Brasil.

Alguns de seus sucessos fizeram parte da trilha sonora das novelas Laços de Família ("Peão Apaixonado", 2000), Cabocla ("Floresce", 2004), América ("Na Sola da Bota", 2005) e A Favorita ("Vida Louca, 2008).

“Ultrapassamos 3 décadas de estrada. O artista precisa ter a percepção do que está acontecendo na atualidade e se reinventar quando for necessário. Graças a Deus, meu parceiro e eu conseguimos ter esse olhar crítico e por isso estamos na ativa até hoje”, analisa Rionegro.


CURIOSIDADES DE RIONEGRO E SOLIMÕES:

1) Rionegro e Solimões são mineiros, nascidos em Claraval/MG

2) Os dois já formavam uma "dupla" bem antes da fama, quando trabalhavam em uma das fábricas de calçados de Franca (SP);

3) A dupla lançou seu primeiro LP no dia 1 de Abril de 1989, agora completa 32 anos de carreira - A mentira que se tornou verdade!

4) E por incrível que pareça, o primeiro DVD dos artistas também foi gravado em primeiro de abril.

5) Início da fama - O sucesso chegou em 1998, quando lançaram o sexto disco, pela PolyGram, obtendo uma vendagem de mais de 1 milhão de cópias. Destacam-se neste disco as composições "Falta você", de Rionegro, "A gente se entrega", de Pinóchio, "Tô doidão", de Rionegro e Solimões, "Saudade pulou no peito", de Rionegro e Domiciano, "De São Paulo a Belém", de Pinóchio e Nilma e  Frio da Madrugada de Pinóquio que logo se tornou um hit, além da regravação do clássico "Cuitelinho", de domínio público, adaptado por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó.

6) Em 1998, ainda, aumentou sensivelmente o número de shows, assim como o público presente em suas apresentações. Fizeram show em Brasília para mais de 80 mil pessoas. Divinópolis, em Minas Gerais, para mais de 70 mil. E em Americana - São Paulo, para cerca de 50 mil pessoas. Neste ano, a Festa do Peão de Americana registrou recorde de congestionamento no show da dupla.

7) A dupla fez o show de inauguração do Villa Country, em São Paulo, para convidados, artistas e imprensa em Julho 2002 e é considerada a casa mais importante da América Latina no segmento sertanejo.

8) Solimões é considerado o Rei do Instagram devido sua forma peculiar de escrever as legendas,(caipires como diz o próprio) e suas postagens engraçadas. Um fato importante é que ele tem pouquíssimas postagem e tem mais de 400 mil seguidores, outra observação importante é que ele atingiu o número máximo para seguir as pessoas - Quando questionei o número de pessoas que ele segue, que como artista e pessoa pública não deveria seguir ia seguir tantas pessoas, o pequeno grande homem me deu uma banho de humanidade e princípios.

9) O Instagram do Rionegro já mostra mais o dia a dia do cantor, o que ele faz quando não está no palco, que é pescar - treinar os cavalos - estar com a família, e claro, que estar na fazenda.

10) A dupla conquistou o público em geral - atravessando gerações - da criança a melhor idade.

11) Rionegro não tem fotos de infância. Na época uma máquina fotográfica era considerado artigo de luxo e quase ninguém na região tinha o objeto.

12) Solimões tem uma família que é talento puro. Seu filho, Gabeu, também é um artista da música e, a exemplo do pai, segue construindo sua estrada dentro do show business

13) Carol Felizardo também filha de Solimões segue os passos do pai e é hoje cantora profissional

14) Sabrina Sato trata Solimões como seu chaveirinho. Em seu programa, no dia 24 de janeiro de 2015, a apresentadora pegou o cantor no colo em uma brincadeira ao vivo

15) Em 1997, Peão Apaixonado estourava em todo o Brasil, fazendo com que a dupla ficasse reconhecida nacionalmente. Nessa época, Rionegro chegou a se apresentar em alguns programas de TV sem seu carimbo característico, o chapéu de cowboy!                                                                 

16) A dupla tem uma forma simples de escolha de single. Todas que eles gravam eles acreditam que são potenciais hits de carreira. Nunca gravaram algo que não gostassem 100%

17) Lançada em 2013, na Festa do Peão de Barretos, "O Cowboy Vai Te Pegar" foi um marco na história da dupla. Foi através dela e de seu vídeo clipe repleto de humor que os sertanejos viralizaram pela primeira vez na internet e conquistaram os jovens.

18) Lançado em 1995, o álbum Sonhei reúne alguns sucessos de carreira, como Morrendo de Amor, Sei Que Vou Chorar e a faixa que empresta nome ao projeto. O que pouca gente sabe é que a capa deste disco traz uma peculiaridade: para ficar da mesma altura que Solimões, Rionegro teve que entrar dentro do rio e ficar submerso dos joelhos pra baixo. Obviamente o fotógrafo usou um truque de câmera para que ninguém notasse a armação.

19) Ainda sobre a capa de Sonhei, Rionegro afirma que dentro da sua bota havia dois lambaris, pós fotos pra capa.

20) Nem sempre o nome oficial da dupla foi Rionegro e Solimões. Antes eram chamados de Zé Divino e Felizardo.

21) Embora pareça, Rionegro não é um cara alto. Mede 1.65m. Já Solimões mede 1.42m

22) O nome do produtor que ajudou a dupla no início da carreira é Maestro Pinocchio. Aí voltamos toda a ligação com o primeiro de abril. Muitas e muitas curiosidades a cerca desta data.

23) Rionegro e Solimões foram os precursores da importação e miscigenação do country com o sertanejo raiz.

24) A dupla já regravou sucessos peculiares de outros artistas. Como A Sua Maneira (Do Jeito Da Gente, 2006), conhecida na voz de Dinho Ouro Preto, que por sua vez fez a adaptação de De Musica Ligera, da banda argentina Soda Stereo.

25) Outra regravação que agradou ao Brasil foi a música Lenha (Só Alegria 2001), conhecida originalmente na voz de Zeca Baleiro

26) Ainda falando em versões, Rionegro e Solimões cantaram a música Dois, gravada originalmente por Paulo Ricardo. O lançamento desta aconteceu em 2006, no disco Do Jeito Da Gente.

27) Solimões faz diversas versões de músicas conhecidas de outros artistas em seu instagram. Bora conferir? @SolimoesCantor

28) Chrystian e Ralf são importantes na vida de Rionegro e Solimões. A dupla gravou uma série de composições de Rionegro que, ao ganhar dinheiro, conseguia se manter no início na carreira e investir na dupla. De várias, vale o registro de três: Camisa Manchada, Brigas, Noite

29) Rionegro e Solimões tem como inspiração a dupla Milionário e José Rico, os amigos além de incluir em seu repertorio canções dos idolos regravaram a música "Solidão" para homenageá-los.

30) Pouca gente sabe, que a cantora Rafaela Neves e o cantor João Neves são filhos de Rionegro. 

31) Rionegro e Solimões foi a primeira dupla sertaneja a gravar e lançar um DVD no Brasil.

32) Rionegro torce pro Santos, já Solimões é Cruzeirense.

 

 

Contatos:

Shows: Mega Produções Artísticas: 062 -3639.7002 / RenatoTanger 016 99223-2106.
Site - http://rionegroesolimoes.com.br/
Canal Oficial do YouTube - https://www.youtube.com/user/rnegroesolimoes
Facebook - https://www.facebook.com/rionegroesolimoesoficial 
Twitter - @rionegroesolimoes  
Instagram Dupla - @rionegroesolimoes 
Instagram Rionegro - @rionegrocantor   
Instagram Solimões - @solimoescantor

Publicado em Pop & Arte

Este ano, a rede de shoppings abraça novamente o projeto Blue Day e lança e-book ilustrado por Rafael Mantesso para conscientização de clientes, colaboradores e lojistas

 

São Carlos/SP – O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e, ao longo de todo o mês, a Iguatemi Empresa de Shopping Centers irá promover, em parceria com a Turma do Jiló, uma ação especial no ambiente online, com o desejo de celebrar o poder da diversidade, de mostrar o que os autistas têm a ensinar e de como o meio pode ser muito mais acessível para eles e para todos.

Por muitos anos o Iguatemi São Carlos apoia o Blue Day. Para 2021, a companhia lança um e-book ilustrado para discutir o que é o autismo e outros aspectos relacionados ao tema, sempre trazendo a perspectiva de quem está no espectro autista.

O e-book tem como personagem principal Jymmy Choo, um cãozinho famoso nas redes sociais e no mundo da moda, companheiro do publicitário Rafael Mantesso, que tem Asperger e TDAH. O e-book irá abordar diversas questões essenciais relacionadas ao autismo e, cada uma delas, contará com o depoimento de um familiar ou de pessoas no espectro autista. Cada questão trará ainda uma ilustração selecionada especialmente para o livro. Identificação, reconhecimento, ambientes de convivência, atitudes, comportamentos e autonomia são alguns destaques do conteúdo exclusivo.

Para fechar a campanha e marcar o lançamento do material, o Iguatemi Daily, plataforma de conteúdos da Iguatemi, contará com uma live especial no fim do mês de abril (data a ser confirmada) com a participação de Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló. Na ocasião, ela receberá convidados que participaram do desenvolvimento do e-book para debater sobre as questões apresentadas no material.

De acordo com o Center for Disease Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas no país sejam autistas, ou seja, um caso de autismo a cada 110 pessoas. Diante desse cenário, é essencial que a sociedade tenha cada vez mais acesso a informações relevantes que ajudem a melhorar a vida não só das pessoas diagnosticadas com o transtorno, como de todos.

"Queremos dar cada vez mais visibilidade para esta causa, levando informações para os nossos públicos de interesses e juntos fomentarmos a inclusão de todos”, afirma Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

Para ter acesso aos conteúdos gratuitos, basta acessar o perfil do shopping (@iguatemisaocarlos) no Instagram.

Hashtag: #BlueDayIguatemi

Carolina Videira, da Turma do Jiló I Jymmy e Rafael Mantesso 

Publicado em Comércio

BRASÍLIA/DF - Trabalhadores poderão saber se foram incluídos no auxílio emergencial 2021 a partir de amanhã (2). Inicialmente prometida para hoje, a consulta teve de ser adiada "em função da necessidade de alinhamento dos canais de atendimento dos três órgãos diretamente envolvidos no programa - Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa", explicou a Dataprev, em nota.

 

Consulta

A consulta poderá ser feita pelo Portal de Consultas da Dataprev. Para isso, o cidadão deverá informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Quem já recebe o Bolsa Família e inscritos no CadÚnico não estarão na lista da Dataprev já que, nesses casos, as parcelas serão depositadas automaticamente - desde que o beneficiário se encaixe nos critérios de elegibilidade do auxílio.

 

Depósitos

Segundo calendário divulgado pela Caixa, os pagamentos começam no dia 6 de abril para os trabalhadores que fazem parte do Cadastro Único e para os que se inscreveram por meio do site e do aplicativo Caixa Tem. Os depósitos serão feitos na conta poupança digital da Caixa, acessada pelo aplicativo Caixa Tem. O beneficiário do auxílio emergencial terá direito, primeiramente, à movimentação digital e, posteriormente, aos saques.

Para os beneficiários do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril e seguirão o calendário de pagamento do benefício.

 

Números

Em 2021, serão pagos R$ 43 bilhões a 45,6 milhões de brasileiros que atendem aos requisitos exigidos. Do montante, R$ 23,4 bilhões serão destinados ao público já inscrito em plataformas digitais da Caixa (28,6 milhões de beneficiários), R$ 6,5 bilhões para integrantes do Cadastro Único do Governo Federal (6,3 milhões) e mais R$ 12,7 bilhões para atendidos pelo Programa Bolsa Família (10,6 milhões).

 

Critérios

Para conceder as quatro parcelas do auxílio emergencial este ano o governo definiu novas faixas de pagamento:

  • - Mulheres chefes de família: R$ 375
  • - Famílias com duas ou mais pessoas, exceto aquelas com mães chefes de família: R$ 250
  • - Auxílio para pessoas que moram sozinhas: R$ 150

 

Podem receber

  • - Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 550) e renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
  • - Público do Bolsa Família poderá escolher o valor mais vantajoso entre os benefícios e receber somente um deles.
  • - Trabalhadores informais;
  • - Desempregados;
  • - Microempreendedor Individual (MEI).

 

Não podem receber o auxílio

  • - Trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos;
  • - Pessoas que não movimentaram os valores do auxílio emergencial e sua extensão em 2020;
  • - Quem estiver com o auxílio do ano passado cancelado;
  • - Cidadãos que recebem benefício previdenciário, assistencial ou trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família e do Pis/Pasep;
  • - Médicos e multiprofissionais;
  • - Beneficiários de bolsas de estudo e estagiários e similares;
  • - Quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 ou tinha, em 31 de dezembro daquele ano, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
  • - Cidadãos com menos de 18 anos, exceto mães adolescentes.
  • - Quem estiver no sistema carcerário em regime fechado ou tenha seu CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão.

 

 

*Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia

 

Padre Robson Caramano da Paróquia São Nicolau de Flüe reza com profissionais de saúde nas trocas de turno

 

SÃO CARLOS/SP - Os profissionais de saúde da Santa Casa de São Carlos vão contar com a presença e apoio espiritual do Padre Robson Caramano, pároco da Paróquia São Nicolau de Flüe e coordenador do Projeto SOS Oração. Nesta quarta-feira (31), ele realizou dois momentos de oração às 7h e às 19h, quando acontecem a trocas de turno das equipes, no estacionamento do hospital.

“A Diocese de São Carlos realiza junto à Santa Casa um trabalho de capelania hospitalar, ou seja, de assistência religiosa e espiritual dentro do hospital. O capelão responsável é o padre Jonas Rafael, pároco da Nossa Senhora de Fátima. Com as dificuldades impostas pela pandemia, decidimos fortalecer essa assistência. Para tanto, estarei à disposição dos profissionais de saúde nas duas próximas semanas, para outros momentos de oração e acolhimento”, explica Padre Robson Caramano.

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (SCIRAS) da Santa Casa, Vanessa Marmo, voltou da licença-maternidade nesta quarta-feira (31) e foi surpreendida pelo momento de oração. “Foi um dia abençoado e um momento que deu forças para todo mundo. Um apoio espiritual que veio nos ajudar a ter resiliência e a nos motivar na nossa missão de salvar vidas”, comenta.

O religioso vai permanecer no hospital entre os dias 5 e 8 de abril e também entre os dias 12 e 15 de abril.

 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Após um ano do início da pandemia, o que era uma emergência de saúde pública está se transformando em uma crise de saúde mental entre crianças e adolescentes. Embora, esse público não seja o mais afetado diretamente pela Covid-19, eles se tornaram vítimas ocultas da pandemia.

Muitas famílias vivenciaram além do medo iminente da morte, também o próprio luto advindo da doença. Além disso, tivemos o impacto na renda familiar ocasionando piora na qualidade da alimentação, o distanciamento social, a ruptura do ciclo de amizades e descarga emocional e a nova cobrança para a adaptação do ensino a distância.

Diretamente, as crianças e os jovens recebem a carga emocional dos familiares e precisam lidar com o que podemos chamar de falso entendimento (muitas vezes pela imaturidade emocional e pela falta de conhecimento e repertório).

Devemos lembrar que eles também estão sendo bombardeados de informações através de noticiário, mídias sociais e pelos diversos meios de veiculação de informações. Mas o quanto damos de importância ao que eles estão sentindo e ouvindo em meio a tudo isso?

Por ser o público menos afetado, suas emoções e sentimentos são diversas vezes negligenciados ou abafados. O que contribui para o adoecimento mental e agravamento da repercussão pós pandemia. Por isso, devemos estar atentos a diversas reações que podem ser apresentados, como distanciamento afetivo, uso abusivo de meios eletrônicos, falta de interesse, estado deprimido recorrente além de supressão dos sentimentos através de consumo exagerado de alimentos ou bebidas.

Mas o que devemos fazer? Mantenha um diálogo eficiente, respeitando a maturidade interpretativa da criança ou adolescente, para que possam entender o que está acontecendo e amenizar os sintomas ansiosos. Busque saber e compreender o que estão sentindo e dê valor aos seus sentimentos. Favoreça interações e atividades que envolva, mesmo que virtualmente, o contato com outras pessoas. Distancie – os de noticiários negativos e o mais importante, lembre-se que essa fase irá passar e que estaremos prontos para o novo mundo.

E sempre procure a ajuda de um profissional!

 

*Texto Escrito por: Aline Cristina Gavioli CRP: 06/164909

Programa Confortável Mente

Instagram@confortavelmente_psi

FacebookConfortável Mente

O cientista Fabiano de Abreu publica seu estudo no Centro de Pesquisas e Análises Heráclito onde detalha sobre a doença denominada mitomaníaco 

 

SÃO PAULO/SP - Neste dia em que se celebra a mentira, 1 de Abril, vamos conhecer em que consiste o conceito que muitas vezes esconde processos mais obscuros. O PhD neurocientista Fabiano de Abreu tem vindo a desenvolver estudos sobre a temática principalmente quando a mentira é usada pelas crianças  e atinge níveis de compulsão: a mitomania.  

Segundo o neurocientista e psicanalista, "O ato de mentir é por antemão uma defesa criada pelo nosso cérebro para evitar sofrer algum tipo de dor, seja simbólica ou real. Mentir pode ser parte da estratégia para a nossa sobrevivência, mas também pode ser simplesmente o gosto pela mentira, pela sensação de prazer e recompensa desencadeada.".

Muitas vezes não temos consciência de que estes processos têm raízes biológicas e nem sempre temos total controle sobre eles.

"Mentir é uma ação desenvolvida com o processo evolutivo cerebral do ser humano, deixando evidente que além da realidade em que vivemos, existe um mundo inacessível em todos nós. Este é utilizado quando existe uma necessidade de alcançar algum objetivo, como se ativado o modo de sobrevivência quando a região primitiva é acionada com medo de sentir as punições e/ou enfrentar as consequências das ações realizadas.", esclareceu o também neuropsicólogo.

No entanto, devemos ter em atenção quando limites são ultrapassados e quando uma mentira não é meramente uma simples mentira.  Quando o ato de mentir se torna compulsivo tem que se admitir que existe um problema. A mitomania é considerada uma patologia. As principais causas da mentira patológica são decorrentes de traços da personalidade, problemas nas relações familiares e experiências estressantes ou traumáticas.

" O ato de mentir demasiadamente faz com que forcemos o nosso cérebro a trabalhar de maneira inadequada, criando um ciclo vicioso devido a sensação de recompensa liberada pelo neurotransmissor dopamina.

Essa compulsividade altera significadamente a forma de nosso cérebro trabalhar.", Refere Abreu.

Quando isto ocorre em crianças temos que ter em conta as alterações que podem ocorrer e em como elas podem prejudicar toda a sua formação.

"Quando a mentira chega num ponto onde a criança não consegue mais dizer a verdade e posteriormente, torna-se um adulto estrategista e frio, desencadeando desde cedo ansiedade, depressão e negatividade perante a própria vida. Tal acontece, pois, as sinapses são alteradas na região do córtex pré-frontal, criando essas anormalidades, precisando ser tratadas.", explica o neurocientista, "Em caso de mentira e a percepção dela, os pais deverão conversar com as crianças, mostrando que tal ato não deve ser repetido, sem criar algum tipo de receio traumático. Quando identificada uma situação crônica é necessária uma intervenção terapêutica.", concluí.

 

Biografia 

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista com Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós-graduação na Universidade Faveni do Brasil em neurociência da aprendizagem, cognitiva e neurolinguística e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela TrainingHouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. 

Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European Neuroscience Societies - PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO CARLOS/SP - Após intervenção do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), os coveiros dos Cemitérios Municipais da cidade, receberam na tarde de quarta-feira (31) a 1ª dose do imunizante para a Covid-19, que irá garantir maior proteção a estes servidores municipais.

Desde o início da pandemia, os funcionários dos cemitérios têm trabalhado ininterruptamente e, de modo especial, nos últimos meses, com o crescimento dos casos da doença na cidade.

No dia 17 de março o SINDSPAM encaminhou ofício aos secretários de Saúde Marcos Palermo e o de Comunicação Mateus de Aquino que também é coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, solicitando a inclusão dos coveiros no grupo de prioritários para receberem a vacinação contra o COVID-19.

O SINDSPAM entendia que os coveiros estavam igualmente expostos aos corpos das vítimas dessa doença, além do contato durante o enterro com familiares dessas vítimas que potencialmente fazem parte do grupo de risco.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos (SINDSPAM) recebeu na quarta-feira (31), a notícia de que o pagamento dos servidores públicos municipais sofrerá um atraso por pura falta de planejamento e comando da Prefeitura Municipal.

A categoria recebeu essa notícia de forma fria, por meio de mensagem via SMS, enviado pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal. Queremos aqui ressaltar o nosso total repúdio a essa atitude descabida e inescrupulosa por parte de uma prefeitura que aparenta estar sem comando e sem planejamento.

Durante toda quarta-feira a diretoria do SINDSPAM, manteve contato com os responsáveis diretos pela elaboração, finalização e execução da folha de pagamento e percebeu que a falta de diálogo entre as pastas culminou neste ato que revoltou a categoria.

Esclarecemos que Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal fechou a folha de pagamento no último domingo (28) e a encaminhou para a Secretaria da Fazenda para providenciar os depósitos nas contas dos servidores.

Porém a Secretaria da Fazenda alegou que por conta da publicação do Decreto Municipal 166 que dispõe sobre novas medidas de contingenciamento no âmbito das administrações direta e indireta do município durante a fase emergencial do plano São Paulo para enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19), as equipes da referida pasta foram afastados e os mesmos não possuem condições de “rodar” a folha de pagamentos de suas residências.

O SINDSPAM manteve contato com o vice-prefeito Edson Ferraz para tentar resolver o impasse, apesar de sua boa vontade, não obtivemos sucesso.

O SINDSPAM se solidariza, principalmente, com os servidores da linha de frente no combate à pandemia causada pelo vírus COVID-19, servidores esses que não deixaram um dia sequer seus postos de trabalho, servidores que cuidam da vida da população de São Carlos, servidores que estão cansados, esgotados e que, esperam no mínimo poder receber seus pagamentos sem surpresas desagradáveis.

A Prefeitura neste momento difícil da pandemia falta com o respeito à dignidade humana, quando numa véspera de ponto facultativo, de tarde avisa por mensagem SMS que o pagamento não será creditado no dia 1º, dia esse que por habitualidade sempre é creditado.

A Prefeitura falta com respeito quando não explica ao servidor o porquê, uma vez que disponibilidade financeira existe e, os servidores que tiveram perdas significativas em seus pagamentos não sabem o real motivo. Falta com respeito quando, é descoberto que o motivo do atraso é a falta de comando e planejamento das secretarias responsáveis pelo pagamento dos salários.

Os responsáveis por esse atraso esquecem que todo funcionamento e atendimento dos serviços públicos são feitos pelos servidores. Lembramos que a saúde tem servidores doentes mas trabalhando, cansados mas trabalhando, e a falta de comando e planejamento acaba de forma direta prejudicando a população que precisa de um atendimento humanitário e de qualidade, não podemos admitir que quem presta esses serviços não tenha o direito de ter uma páscoa tranquila.

Não podemos deixar de alertar também que, esse ato acaba abalando diretamente os comerciantes de nossa cidade uma vez que, são aproximadamente cinco mil trabalhadores que deixarão de abastecer suas casas para o domingo de Páscoa que mesmo em pandemia, buscariam um conforto visto que as reuniões e festas não existirão.

Deixamos aqui nosso total repúdio à atitude pelos responsáveis por esse atraso e pela falta de respeito e consideração com a categoria.

 

*Esta é uma nota da Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos

Publicado em Política

ESPANHA - Tinha tudo para gerar polêmica, e gerou. Publicada ontem no Boletim Oficial da Espanha (BOE), a lei que torna obrigatório o uso de máscaras em todas as praias do país não só caiu como um balde de água fria em quem anda louco pra tomar um sol, como também está gerando cutucadas nas esferas governamentais. Isso porque, ao contrário do que dizia a norma anterior sobre o uso da proteção em espaços públicos ao ar livre, a versão atual estabelece que qualquer pessoa maior de seis anos de idade SEMPRE deve tapar boca e nariz, mesmo quando houver distanciamento social. Ou seja, para deitar sozinha na sua canga em uma praia espanhola quase deserta, você precisaria estar de máscara. E como a norma vale para qualquer lugar público a céu aberto, também se aplica a solitários pastores de ovelhas, trekkers que exploram montanhas remotas e andarilhos ermitões dos caminhos da Espanha profunda.

A governadora das Ilhas Baleares, arquipélago que inclui Ibiza e Mallorca, foi a primeira a bater o pé. Argumentando que a decisão sobre esse tipo de assunto cabe ao governo local, ela afirmou que, por lá, continua valendo a norma antiga: máscara só quando não houver possibilidade de distanciamento de 1,5m nas praias. A administração das Ilhas Canárias assinou embaixo, pedindo uma solução que caminhe junto com o bom senso. Enquanto isso, os principais jornais do país não se cansam de relatar a pouca aceitação da medida entre quem está aproveitando a Semana Santa na praia. Segundo uma estimativa do El Pais, apenas 20% das pessoas que estavam na praia de Barcelona esta manhã usavam máscara.

No meio de tanto barulho, a ministra da saúde Carolina Darias apareceu para dizer que “o governo vai trabalhar para elaborar um critério técnico para a aplicação da lei da forma mais harmonizada e contextualizada possível”. Como isso quer dizer praticamente nada, deixo aqui a minha interpretação: “espera aí, meu povo, que já vamos dar um jeito de deixar tudo como estava porque já vimos que essa lei não vai pegar”. Aguardem os próximos capítulos.

 

 

*Por: Adriana Setti / VIAGEM

Publicado em Turismo e Viagem

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Comércio e Serviços em Geral