fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 23 Abril 2021

SÃO CARLOS/SP - 4 bandidos invadiram uma residência na Rua Flavio Mergulhão, no Jardim Novo Horizonte, em São Carlos, e fizeram o limpa na madrugada de hoje, 24.

Nossa reportagem esteve ao local e segundo apurado, os sujeitos em posse de facas invadiram a casa e obrigaram as vítimas a entregarem tudo o que havia de valor na residência. Celulares, notebook, tablet, um veículo Duster cor prata, entre outros objetos. Os bandidos fugiram sentido sul do munícipio.

Vizinhos ouviram barulhos de quebra-quebra e acionaram 190, imediatamente viaturas foram ao local, mas os criminosos já haviam fugido. Porém, a filha das vítimas que havia perdido o celular para os bandidos disse que tinha rastreador o aparelho e conseguiu rastrear informando aos Militares a localização.

PMs foram até a região do bairro Miguel Abdelnur, encontrando os 04 meliantes dentro do veículo roubado, mas os criminosos ao verem a viatura tentaram fugir havendo uma breve perseguição, mas quando o carro parou 02 elementos fugiram pela mata, mas dois sujeitos foram presos.

Alguns objetos como carro e celular foram recuperados, já outros desapareceram.

Os vagabundos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde ficaram à disposição da autoridade.

Publicado em Policial

BRASÍLIA/DF - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no início da noite de sexta-feira (23) que a seleção brasileira enfrentará o Equador, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022), no dia 4 de junho no estádio Beira Rio, em Porto Alegre.

Quatro dias depois (8 de junho), a equipe comandada pelo técnico Tite medirá forças com o Paraguai em Assunção. As duas partidas acontecem antes do início da participação da seleção brasileira na Copa América, programada para acontecer entre 11 de junho e 10 de julho na Argentina e na Colômbia.

Retorno das Eliminatórias

O anúncio da CBF acontece horas após a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmar a realização das rodadas 7 e 8 da competição no mês de junho.

O Brasil é o líder das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo com 100% de aproveitamento, com 4 vitórias em 4 partidas.

 

 

*Por Agência Brasil

Publicado em Esportes

IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté publicou na tarde desta sexta-feira (23) o decreto 2.956, que estabelece regras temporárias para o funcionamento das atividades comerciais, religiosas, empresariais e de prestação de serviços na cidade.

As atividades comerciais não essenciais seguem com horário das 9h às 17h, e as atividades religiosas com apenas uma celebração nos dias da semana e até duas aos sábados e domingos, de no máximo uma hora e meia de duração.

O novo decreto regulamenta as atividades de prestação de serviços, bem como, o funcionamento de academias e a utilização de espaços públicos, entre os dias 24 e 30 de abril, com a adoção de todos os protocolos sanitários para cada setor, constantes no Plano São Paulo, editado pelo governo paulista, e.

Os serviços em escritórios de Contabilidade, Advocacia, Imobiliárias, Despachantes Policiais e afins, deverão funcionar das 9h às 17h, respeitando os dias permitidos em seus alvarás de funcionamento.

Salões de cabeleireiros e barbeiros, manicures e pedicures, clínicas de estética, e afins, deverão realizar o atendimento com hora marcada, sendo um cliente por vez, e poderão atender das 11h às 19h, assim como os restaurantes, lanchonetes e similares. Atividades culturais também estão permitidas no mesmo horário.

As academias terão funcionamento em dois turnos, devendo respeitar os horários das 7h às 11h e das 15h às 19h.

As atividades individuais, esportiva ou não, em espaços públicos também está permitida, com o uso obrigatório de máscaras, das 11h às 19h.

O decreto prevê que, em qualquer das hipóteses dos serviços coletivos, o índice máximo de ocupação é de 25% da capacidade dos estabelecimentos.

A restrição de circulação de pessoas e veículos (toque de recolher), das 20h às 5h, também continua. A retirada presencial ou drive-thru deverá ser realizada até às 19h e o serviço de entrega em domicilio (delivery) poderá acontecer até às 24.

As atividades comerciais essenciais continuam sem nenhuma alteração.

Publicado em Ibaté

SÃO CARLOS/SP - A Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) completa 19 anos, hoje (24 de abril). No dia 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 foi sancionada reconhecendo a Libras como meio legal de comunicação das comunidades surdas do país, e criada para promover a inclusão social dessas pessoas em todas as esferas da sociedade. Por meio da Libras, todos os cidadãos podem comunicar e expressar suas ideias, pensamentos e sentimentos livremente independentemente de suas limitações.

Para quem não entende, mais parece um combinado de gestos criados para facilitar a comunicação dos surdos. Ledo engano. A Língua Brasileira de Sinais, assim como o próprio nome diz, é uma língua, e é tão complexa como qualquer outra, considerando o seu status de língua por ser composta por diferentes níveis linguísticos, possuindo expressões e estruturas gramaticais próprias. Ao contrário do que muitos pensam, cada país possui a sua língua de sinais, assim como suas respectivas línguas orais. A Libras, por exemplo, é uma sigla que representa a língua de sinais falada no Brasil. Do mesmo modo, tem-se a língua americana de sinais, a língua de sinais britânica, mexicana, espanhola, holandesa, e assim por diante. No caso da Libras, esta tem origem na língua de sinais francesa, e com o passar do tempo, incorporou expressões e regionalismos próprios do Brasil.

Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas da pessoa surda, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. Ainda assim, o ensino da língua de sinais é bastante precário no país. Muitos surdos aprendem a língua fora do seu ambiente familiar, e na maioria das vezes, esse aprendizado se dá na escola e/ou na própria comunidade surda, em espaços como as associações, por exemplo. Aprender a Língua Brasileira de Sinais é evoluir pessoal e profissionalmente, além de incluir e fazer com que a sociedade seja mais receptiva e dê mais acesso e oportunidades às pessoas surdas que se comunicam por meio dela.

Algumas paróquias e igrejas em São Carlos realizam cursos gratuitos, mas infelizmente a procura pelo aprendizado ainda é muito pequeno. 
A Associação dos Surdos de São Carlos (ASSC), faz um lindo trabalho de inclusão, integração, promoção, visibilidade tanto da Libras quanto dos sujeitos que a utiliza para se comunicar. Conheça a Associação que fica localizada na Avenida Comendador Alfredo Maffei Nº1372, Centro de São Carlos e visite o site www.assc.org.br. 

Este jornalista que vos escreve acha que necessita de investimento nos recursos humanos e materiais, principalmente quando se trata da inclusão pela língua de sinais, que, requer um grande investimento do poder público e privado tanto na área educacional, quanto na estrutural para que todos sejam inclusos nesse mundão de Deus. #InclusãoJá

Publicado em Cidadania

São Carlos/SP – As operações de alimentação, lazer, salão de beleza e barbearia do Iguatemi São Carlos retomam suas atividades presenciais neste sábado (24), das 11h às 19h, conforme as diretrizes da Fase de Transição apresentada pelo Governo do Estado de São Paulo. Lojas e quiosques também seguem abertos, no mesmo horário.

O público está restrito a 25% da capacidade total e o centro de compras mantém todos os protocolos de segurança e proteção recomendados pelas autoridades e órgãos competentes, como o uso obrigatório de máscaras.

Os serviços de drive thru, take away (retirada no balcão) e delivery continuam a ser disponibilizados normalmente. Mais informações no site do shopping (www.iguatemisaocarlos.com.br).

           

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento que inicia-se na infância e, geralmente, acompanha o indivíduo ao longo de sua vida, acarretando impactos de caráter social, acadêmico e profissional.

O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade passou por diferentes modificações em suas nomenclaturas e conceitos, desde sua primeira descrição. Atualmente, o TDAH é descrito pelo DSM-V (APA, 2014), como transtorno do neurodesenvolvimento com sintomas que envolvem níveis de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade e impulsividade, com manifestação inicial na infância.

A desatenção e desorganização envolvem comportamentos consequentes de recorrentes perdas de seus pertences; aparência de que a criança não está ouvindo o que o outro está lhe dizendo; dificuldades em manter atenção e concluir uma tarefa. Já a hiperatividade e impulsividade são definidas como a agitação motora, dificuldades em permanecer sentado, incapacidade em aguardar a sua vez e se intrometer na atividade do outro.

 Em relação à prevalência, dados da literatura demonstram maior prevalência do transtorno em meninos e a idade mais marcante para manifestação dos sintomas é a escolar, dos 6 aos 12 anos.

Na infância, o TDAH representa um dos transtornos psiquiátricos mais comuns no Brasil, sendo assim um dos transtornos mais recorrentes à consulta com neuropediatras e o país ocupando o segundo maior índice de consumidor mundial de Metilfenidato, o medicamento mais indicado para o controle dos sintomas de desatenção/hiperatividade.

Mas qual a causa do TDAH? A origem do transtorno pode ser considerada multifatorial e complexa, possui a contribuição de fatores genéticos e ambientais tendo bases neurobiológicas com anormalidades no sistema nervoso central. Contudo, ainda há lacunas no conhecimento dos mecanismos específicos que conectam genótipo, processos neurais e sintomas cognitivos e comportamentais.

No que tange os fatores ambientais, o uso de tabaco e álcool e a presença de chumbo no ambiente durante a gestação leva a complicações na gestação, no parto ou ao recém-nascido. Prematuridade, baixo peso, situações ambientais extremas na infância, adversidades psicossociais e inconsistência na função parental são fatores de risco relacionado ao transtorno.

Apesar de muito avanço no que diz respeito à compreensão do TDAH ao longo dos anos e aos avanços científicos ligados à genética e exames de neuroimagem, seu diagnóstico é, essencialmente clínico.

Para auxiliar nessa avaliação clinica e estruturar intervenções adequadas deve ser realizado a avaliação neuropsicológica que utiliza métodos clínico-experimentais de observação e de mensuração do comportamento humano por meio da avaliação com instrumentos padronizados.

É muito importante que no caso de dúvidas com relação à dificuldade de atenção a família procure ajuda profissional e faça a avaliação, sabemos hoje que 70% das crianças com TDAH têm pelo menos um transtorno psiquiátrico com comorbidade, entre essas, a taxa de comorbidade de transtorno de aprendizagem se apresenta em média de 45%, sendo o baixo desempenho escolar um dos prejuízos funcionais mais frequentes no TDAH.

 

*Texto Escrito Por: Thaise Fernanda Mendes Soares CRP: 06/128703

Programa Confortável Mente

Instagram@confortavelmente_psi

FacebookConfortável Mente

Projeto convida profissionais para responderem questionário eletrônico

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende fazer um levantamento a respeito da assistência fisioterapêutica dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) - específicas para pacientes adultos - do Brasil. A proposta é compreender como se dá a escolha dos diversos recursos e técnicas utilizados por fisioterapeutas que trabalham nesses ambientes, se essas escolhas são baseadas em evidências científicas e se há protocolos de assistência estabelecidos. O estudo é realizado por Ana Luiza Camargo, graduanda do último ano do curso de Fisioterapia, sob orientação de Adriana Sanches Garcia de Araújo, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar.

A pesquisadora explica que a ação do fisioterapeuta em uma UTI-Adulto é essencial e capaz de melhorar os resultados dos tratamentos, reduzir os riscos associados aos cuidados intensivos e minimizar os custos gerados por esse tipo de internação, desde que seja bem prescrita. "O fisioterapeuta que trabalha em uma UTI-Adulto atua na prevenção e diminuição da fraqueza muscular adquirida, minimizando efeitos que podem levar à queda da qualidade de vida e ao aumento da mortalidade. Além disso, é responsável por executar terapias diretamente relacionadas a disfunções respiratórias, tais como expansão pulmonar e de higiene brônquica, e auxílio na condução da ventilação mecânica", enumera Camargo. 

No entanto, de acordo com ela, ainda há poucos estudos - e os que existem são antigos - que demonstrem as práticas dos fisioterapeutas nas UTIs do País. "Esse levantamento é necessário pois, com o avanço das pesquisas de qualidade e o surgimento de novas intervenções com evidências científicas, entende-se que há a necessidade de atualização profissional e de adoção de tais práticas nas unidades assistenciais. Sendo assim, elaborar um estudo que contemple o levantamento de dados atuais, que mostrem como são estabelecidas as práticas dos profissionais fisioterapeutas de UTIs brasileiras, é interessante para identificar os pontos fortes e fracos dessa atuação", destaca a graduanda. Além disso, Camargo alerta que a falta de embasamento científico leva à realização de condutas e terapias sem qualidade comprovada e, possivelmente, sem efeitos benéficos a curto, médio e longo prazos, podendo até causar malefícios aos pacientes.

De acordo com ela, as informações obtidas poderão, futuramente, contribuir no estabelecimento de rotinas e protocolos assistenciais, permitindo um processo de tomada de decisão assistencial de qualidade, além de fornecer subsídios para a oferta de capacitações aos profissionais atuantes em UTIs. 

Para realizar a pesquisa, estão sendo convidados fisioterapeutas atuantes em UTIs-Adulto de qualquer região do Brasil (sistemas público ou privado de saúde). Os voluntários devem responder este questionário eletrônico (https://bit.ly/32kGwwG), com cerca de 15 minutos de duração, até o mês de setembro. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 44534721.5.0000.5504).

 

Publicado em Educação

BRASÍLIA/DF - O presidente da República, Jair Bolsonaro, cumpriu agenda na manhã de sexta-feira (23) em Manaus, onde acompanhado por vários ministros participou da inauguração da segunda etapa do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Segundo o Ministério do Turismo, a estrutura, que passa a ser o maior centro de convenções na Região Norte, vai impulsionar segmentos turísticos e credenciar o Amazonas para receber eventos de grande porte. A partir de agora, o complexo passa a ter capacidade para receber 10 mil pessoas simultaneamente.

As obras dessa segunda fase do complexo começaram em 2015 com o orçamento global de R$ 40,2 milhões, recursos dos governos federal e do Amazonas. Porém, em 2019, quando o governador Wilson Lima assumiu, apenas 14% do total havia sido executado. Desse montante, R$ 224.174,28 são recursos próprios do governo do estado.

“Esta estrutura é um marco para o Amazonas porque representa a ampliação da atividade turística no estado, principalmente em segmentos importantes do setor, como o turismo de eventos e de negócios. Isso tudo aliado ao nosso maior patrimônio turístico que é a Amazônia e que, certamente, agrega um importante valor e abre novas possibilidades de emprego e renda para nossa população”, ressalta o governador Wilson Lima.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o investimento de R$ 40 milhões para a ampliação do centro mostra como o governo federal acredita no potencial turístico do estado tanto para turismo de negócios quanto para viagens a lazer.

Título

Esta foi a primeira ida de Bolsonaro ao estado desde o colapso na saúde, provocado pela superlotação e falta de oxigênio nos hospitais. Durante a cerimônia, o presidente foi homenageado com o Título de Cidadão do Amazonas. Ele disse estar orgulhoso em receber a honraria proposta por alguns deputados da Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Wilson Lima.

Cestas

Durante a visita a Manaus, por meio do Ministério da Cidadania, o governo federal deu início à distribuição de mais de 270 mil cestas de alimentos para a população do Amazonas. A ação faz parte da Iniciativa Brasil Fraterno, que atende famílias vulneráveis nos municípios mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. A entrega vai chegar a aproximadamente 121 mil famílias de comunidades tradicionais, entre indígenas, quilombolas, pescadores e extrativistas do estado.

Cada cesta reúne produtos que incluem: arroz, feijão, óleo vegetal, macarrão, flocos de milho, farinha de mandioca, açúcar e leite em pó. Na distribuição, 53.480 famílias de indígenas serão atendidas, além de 61.656 famílias de pescadores, 4.653 famílias de extrativistas e 829 famílias de quilombolas. “Assim como o auxílio emergencial 2021, as ações de segurança alimentar integram a resposta do governo federal para garantir dignidade ao nosso povo, em especial nesse período de pandemia”, destacou o ministro da Cidadania, João Roma.

 

 

*Por: Karine Melo - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Política

TAMBAÚ/SP - O espírito da solidariedade invadiu as telas e os corações dos tambauenses no último domingo. O Grupo Alegria de viver realizou o projeto “Live Solidária" com a participação de artistas da cidade.

Totalmente online e transmitido ao vivo, a live contou com a participação do Prefeito Dr. Leonardo, o Presidente da Câmara Municipal Nequinha, do vereador Celsinho e também do Chefe de Gabinete Ciro. O objetivo da Live Solidária foi arrecadar doações para o Fundo Social de Solidariedade de Tambaú, superando as expectativas e atingindo o montante de mais de meia tonelada de alimentos que irão ajudar a compor as cestas básicas do Projeto "Partir o Pão".

O evento foi apresentado pelo jornalista Luiz Fernando Barbon com o apoio dos voluntários Rodrigo Barbante e Zequinha da Beira Rio. “Agradecemos ao Grupo Alegria de Viver pela iniciativa e parceria com o município nesta tão nobre causa”, destacou o Prefeito Dr. Leonardo Teixeira Spiga Real.

Publicado em Tambaú

Atividades acontecem entre 27 de abril e 25 de maio

 

SOROCABA/SP - O Núcleo de Educação e Estudos da Infância, da UFSCar-Sorocaba, promove o curso "Práticas educativas, natureza e infâncias" (https://bit.ly/3syvMWl), que será ofertado na modalidade de atualização e realizado virtualmente, pela plataforma Google Meet, no período de 27 de abril a 25 de maio.

O curso é organizado pelas professoras Vanessa Marconato Negrão, da Rede Municipal de Educação de Sorocaba, e Thaise Vieira de Araujo, do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So), da UFSCar-Sorocaba.

As aulas terão como convidados profissionais e pesquisadores da temática central, como Léa Tiriba, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Soraia Chung Saura, da Universidade de São Paulo (USP); Paula Mendonça, do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana; Marcos Bravin, do Sesc-Sorocaba; Shirley Maria de Oliveira, coordenadora pedagógica aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo; Gabriela Romeu, jornalista, autora e coautora de livros infantis como "Lá no meu Quintal"; dentre outros. 

Haverá encontros síncronos, sempre às terças feiras, das 18h30 às 21 horas, e mais atividades assíncronas. As vagas estão esgotadas.

O curso é mais uma ação do Núcleo de Educação e Estudos da Infância, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), da UFSCar-Sorocaba, em parceria com o Núcleo de Educação Infantil Paulistinha, da Unfesp. Mais informações pelo Facebook (https://www.facebook.com/neinUFSCar) ou e-mail nucleodeinfanciaufscar@gmail.com.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.