fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 04 Abril 2021

Robert Leandro Chaves ficou 20 dias internado na UTI COVID. Pouco antes de ser intubado, relatou aos médicos que queria conhecer o filho


SÃO CARLOS/SP- Depois de 20 dias internado na UTI COVID, paciente recebe alta e reencontra a esposa grávida – Foto: Assessoria Santa Casa

“Vamos fazer de tudo. Vai dar tudo certo, tá? Ele quer conhecer o filho. E vai.” As palavras do coordenador médico da UTI COVID da Santa Casa, Luiz Oliveira, ganharam repercussão nacional e comoveram o país, depois de matéria veiculada no Jornal Hoje e no Jornal Nacional da Rede Globo. Dezenove dias depois de ser internado, Robert Leandro Chaves recebeu alta do hospital.

“A cada minuto que eu fiquei internado aqui, sempre tinha alguém para incentivar nos momentos difíceis. Todo mundo falando para eu ficar tranquilo, que iria dar certo. Então, só tenho gratidão a toda essa equipe”.

O eletricista automotivo foi internado na UTI da Santa Casa no dia 14 de março e intubado no dia seguinte, 15 de março. “Naquele momento me bateu um desespero sem fim. Você não sabe se vai voltar. Agora, tendo alta, meu sentimento é de gratidão. Vida nova. Eu nasci de novo. Agora é esperar o bebezão chegar”.

A esposa do eletricista, Emiliana Aparecida Miguel Chaves, foi a primeira pessoa da família a reencontrar o eletricista depois da alta. “Uma alegria inexplicável, porque a gente fica muitos dias longe. A gente sabe que os hospitais estão lotados. O sistema de saúde está um caos. Hoje é uma vitória que eu agradeço a Deus e a toda equipe médica e a todos os funcionários da saúde, que têm lutado muito para ajudar todas essas vidas, todas essas famílias. Eu só tenho a agradecer. Estamos nascendo de novo”, afirma, emocionada, a assistente administrativa.

“No momento da intubação, o Robert me comoveu com o pedido pra voltar e poder conhecer seu filho. Neste feriado, felizmente, conseguimos devolvê-lo para a família. Isso nos deixa muito felizes”, comemora o coordenador médico da UTI COVID da Santa Casa, Luiz Oliveira.

Na entrada do hospital, outros familiares comemoraram a alta de Robert Chaves. A mãe dele, dona Lucinei Chaves, também foi ao reencontro do filho. A dona de casa ficou 12 dias internada e intubada por causa da COVID-19. E quando se recuperou, Robert foi internado. “O dia em que eu saí da intubação, meu filho foi intubado. Sofri mais com medo de perder meu filho, do que quando estava internada. É um alívio muito grande com a alta dele. Que Deus abençoe todos os profissionais de saúde, porque eles são guerreiros que já salvaram tantas vidas”, comenta.


ALTAS SUPERAM OS ÓBITOS NA SANTA CASA

Robert é um dos 181 pacientes internados na Santa Casa pelo SUS, com diagnóstico de COVID-19, a receber alta do hospital. Pelo último levantamento feito pela Instituição, de
março de 2020 a 1 de abril de 2021, foram atendidos, pelo SUS, 337 pacientes com diagnóstico de COVID-19. Destes, 149 pacientes receberam alta da Santa Casa e voltaram para casa. 32 pacientes receberam alta da Santa Casa e foram transferidos para outras unidades de saúde. E 119 pacientes morreram. Isso significa que, 53,7% dos pacientes internados até agora receberam alta. E 35,3% morreram em decorrência da COVID até agora. Uma letalidade bem menor que a média brasileira do SUS, que é é 53,5%, segundo dados compilados pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib)

Números animadores, em especial diante do desabastecimento de anestésicos que a Santa Casa, assim como vários outros hospitais paulistas, tem enfrentado.

“Tem sido muito difícil tudo que a gente tá passando. A falta de anestésicos dificulta muito o nosso trabalho.  Porque são pacientes graves e a gente, sem esses medicamentos, não consegue fazer a ventilação de maneira adequada. Então, ver um paciente como o Robert, que ficou em um estado muito grave, receber alta, dá um fio de esperança para gente continuar”, afirma a fisioterapeuta da UTI COVID, Tamara Destro.

A enfermeira da UTI COVID, Erica Brancalion, que também está na equipe que atendeu o eletricista automotivo, ressalta que, apesar dos resultados positivos atingidos no hospital, a pandemia ainda não acabou. “Fiquem em casa. Apesar da vacinação, todo cuidado ainda é pouco. Vamos aguardar mais um pouquinho, para que tudo isso acabe o quanto antes”, alerta. 

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Conforme notíciado pela Rádio Sanca na terca-feira da semana passada, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento iria nesta semana dar inicio a entrega dos kits alimentação, que eram para ser entregues no dia 30 de março, mas por causa do decreto municipal publicado no sábado, a logistica da entrega foi alterada. 

Nesta segunda (5) a secretaria deu início a entrega destes kits para as escolas da Rede Municipal de Ensino. 

A entrega as famílias será feita pelas escolas, conforme informou Paraná na entrevista cedida para a Rádio Sanca, podendo sofrer alteração na forma de retirada e entrega. 

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - Dando sequência no projeto de modernização da iluminação pública pela tecnologia de LED (light-emitting diode), a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços públicos, em conjunto com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), divulga o cronograma até 9 de abril.

Nesta semana os trabalhos estão concentrados na rua Coronel José Augusto de Oliveira Salles, avenida Comendador Alfredo Maffei, rua Miguel João, rua Miguel Petroni, rua João de Guzzi, via de acesso 9 (Miguel Petroni), avenida Otto Werner Rosel e na rua Miguel Petrucelli.

Desde o início dos trabalhos 2.982 pontos de iluminação pública já foram substituídos pela nova tecnologia, sendo eles: avenida Parque Faber, Passeio das Quaresmeiras, Passeio dos Flamboyants, Passeio dos Ipês, avenida Getúlio Vargas, avenida Morumbi, avenida Theodureto de Camargo, rua Maestro Adolpho Raimundo Caputo,  avenida Francisco Pereira Lopes, avenida Trabalhador São-carlense, rua Coronel José Augusto de Oliveira Salles, avenida Bruno Ruggiero Filho, avenida São Carlos, rua Episcopal, rotatórias próxima a Getúlio Vargas, rua Raimundo Correa, rua Lourenço Innocentini, rua Doutor Marino Costa Terra, avenida Capitão Luiz Brandão, avenida Regit Arab, avenida Integração, avenida José Antônio Migliato, rua XV de Novembro, avenida São Carlos, avenida Doutor Carlos Botelho, rua General Osório, rua Geminiano Costa, rua Antônio Blanco, avenida Comendador Alfredo Maffei, rua Miguel João, rua Miguel Petroni, rua João de Guzzi e  trecho da via de acesso 9 da rua Miguel Petroni.

Com um investimento de R$ 8 milhões, e sem custo algum para o município, ao todo 10.130 pontos de iluminação em diversos locais da cidade serão substituídos pela tecnologia de LED, que corresponde a 1/3 de toda a iluminação pública da cidade, gerando uma economia ao município de 60% no consumo de energia elétrica.

A modernização da iluminação pública realizada pela CPFL, que atende um pedido do prefeito Airton Garcia, além de gerar maior economia no consumo de energia elétrica, tem a durabilidade de até 15 anos, dispensando manutenção das lâmpadas durante esse período.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, divulga o cronograma dos trabalhos de manutenção de áreas verdes e serviços urbanos para esta semana.

Até o dia 9 de abril, os trabalhos de roçagem e limpeza estarão concentrados nas áreas públicas do Jardim Araucária (continuação), Jardim Botafogo (continuação), Jardim Cruzeiro do Sul (continuação), Avenida Grécia (continuação), Avenida Bruno Ruggiero Filho (continuação) e Avenida João Dagnone de Melo (continuação).

Outra frente de trabalho de serviços urbanos, concentra esforços na manutenção elétrica e iluminação na Praça dos Pombos, Praça Roberley Jairo de Oliveira, Praça Coronel Paulino Carlos Botelho, Praça Samuel Tadeu Amaral, área de lazer no Parque dos Timburis e na Praça Christiano Altenfelder Silva (Praça da XV).

Também será realizada nesta semana a manutenção de galerias, drenagens de água e recuperação de bocas de lobo na Rua José Calijuri (Jardim Hikare) e no Arcoville, manutenção de calçadas na Avenida Henrique Gregori (continuação) e Avenida Tancredo Neves (continuação), além da terraplanagem nas estradas de terra do Aracê de Santo Antônio, podas de árvores na Avenida Grécia e a limpeza do córrego do Tijuco Preto.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta segunda-feira (05/04) mais 2 mortes por COVID-19 no município, totalizando 228 óbitos neste momento.

Trata-se de um homem de 85 anos, internado em hospital privado desde 29/03 e de uma mulher de 70 anos, com resultado positivo para COVID-19 e que estava em leito de estabilização da UPA Santa Felícia aguardando transferência pela CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para leito de UTI. As duas mortes foram registradas nesta segunda-feira (05/04).

São Carlos contabiliza neste momento 14.580 casos positivos para COVID-19 (136 resultados positivos foram divulgados hoje), com 228 óbitos confirmados e 127 descartados.

O óbito descartado é do homem de 52 anos, que deu entrada na UPA Vila Prado com Síndrome Respiratória Aguda Grave na noite de 02/04 e evoluiu a óbito. O resultado do primeiro exame para COVID-19 liberado em 01/04 foi negativo, porém, foi realizada nova coleta de exame pós morte e encaminhado ao laboratório. O resultado também foi novamente negativo para COVID-19.

Dos 14.580 casos positivos, 13.591 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 22 óbitos sem internação, 968 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 653 receberam alta hospitalar e 206 positivos internados foram a óbito.13.838 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 31.637 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (81 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 125 pessoas, sendo 54 adultos na enfermaria (53 positivos e 1 negativo). 9 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. Na UTI adulto estão internadas 60 pessoas (59 positivos e 1 suspeito). Nenhuma criança está internada em UTI/SUS. Na enfermaria/SUS estão internadas 27 pessoas. Na rede particular 29 pessoas estão internadas na enfermaria e 24 na UTI.

Doze pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 6 em UTI/SUS e 4 em UTI de hospital particular. Nenhum paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS, 1 está em enfermaria de hospital particular e 1 está em leito de UCI.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está neste momento em 100% (36 adultos estão internados).

Neste momento a cidade opera com 36 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 26 na Santa Casa (apesar de ter 30 vagas, somente 26 estão em operação. O hospital anunciou a falta de insumos e não retornou a admissão total de novos pacientes) e 10 no Hospital Universitário (HU).

 

UPAS/CENTRO DE TRIAGEM – Neste momento 16 pessoas estão sendo atendidas em leitos de estabilização: 3 na UPA do Aracy, 4 na Vila Prado, 6 na Santa Felícia e 3 no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho. Dos 16 pacientes, 5 são casos de alta complexidade.

 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 55.048 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 53.496 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.552 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 34.769 pessoas já realizaram coleta de exames, 25.521 tiveram resultado negativo para COVID-19, 8.994 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 254 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Mais um comércio fecha as portas em São Carlos, desta vez é a relojoaria Mori, que fica localizada na Avenida Dr. Teixeira de Barros, Vila Prado.

Após 35 anos de muita luta, Walter Luiz dos Santos, publicou em suas redes sociais o fechamento devido a crise que São Carlos, o Brasil e o Mundo vem enfrentando. Abaixo veja a publicação no facebook.

Publicado em Comércio

BRASÍLIA/DF - Sancionada em outubro de 2020 pelo Governo Federal, a Lei 14071/20, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril.

MOTOCICLISTAS

Para os motociclistas, as principais mudanças no Código de Trânsito são a obrigatoriedade do uso de luz baixa durante o dia e à noite, o aumento na idade de crianças que podem ser transportadas como garupa e a norma sobre uso de viseira ou óculos de proteção.

Farol aceso de dia e à noite

Trafegar com o farol apagado era considerada infração gravíssima com multa de R$ 293,47, recolhimento da CNH e suspensão do direito de pilotar motos. Com a mudança, a infração passa a ser considerada média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Crianças na garupa? Só com 10 anos ou mais

A idade mínima para transportar crianças na garupa passa dos atuais 7 anos para 10 anos. Aos motociclistas que não obedecerem às normas, a Lei estabelece infração gravíssima com multa e suspensão do direito de dirigir. Além disso, o veículo pode ser retido até sua regularização e a habilitação recolhida.

Uso de viseira ou óculos de proteção

A viseira é um item de segurança obrigatório nos capacetes dos motociclistas e as alterações no CTB normatizaram sua utilização. Antes, a Resolução 453/13 do Contran estabelecia que pilotar com a viseira levantada ou fora das condições exigidas pela resolução era infração leve, prevista no artigo 169 do CTB, sujeita a multa de R$ 88,38. A nova regra cria infração específica e estabelece que a condução com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran será infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e retenção do veículo para regularização.

 

 

*Por: Willian Teixeira / Motociclismo

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Na última sessão realizada terça-feira (30), Bruno Zancheta (PL), o vereador mais jovem desta legislatura, teve uma comissão de estudo que visa discutir o plano de carreira da Guarda Municipal de São Carlos aprovada por unanimidade por todos os vereadores. 


“A Guarda Municipal é de grande importância para o município, e sendo assim precisamos de um olhar mais clínico neste sentido. O intuito dessa Comissão de Estudo é valorizar todo papel da corporação com a discussão do Plano de carreira e consequentemente a valorização de todos os servidores”, ressaltou o parlamentar. 

 
A Comissão de Estudos irá realizar debates com todos os envolvidos e buscará um denominador comum com os setores envolvidos da Prefeitura para que o plano de carreira de toda corporação avance. O prazo de vigência é de 90 dias, sendo prorrogados pelo mesmo prazo ou até o final da atual legislatura. 

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Por volta das 10h10min de hoje, 05, um indivíduo foi detido pela Polícia Militar por tráfico de drogas na região sul de São Carlos.

Policiais Militares realizavam patrulhamento, quando na Avenida Maranhão, no Jardim Pacaembu, um sujeito de camiseta amarela ao ver a viatura começou a acelerar o passo, como se estivesse em treinando para uma marcha atlética. Porém, o mesmo foi detido metros depois.

Em revista corporal foi localizado documentos e R$25,00 em dinheiro, mas ao lado havia uma sacola plástica com XXI trouxinhas de maconha, XXI pinos de cocaína e XX pedras de crack.

Diante dos fatos R.L foi conduzido ao Plantão Policial, onde o delegado tomou ciência, elaborou o RDO e liberou o menor para sua genitora.

Publicado em Policial

RIO DE JANEIRO/RJ - Uma das três maiores gravadoras do País, a Som Livre não será mais controlada pelo Grupo Globo. Isso porque o selo foi vendido para a Sony Music Entertainment na última semana por US$ 255 milhões, algo em torno de R$ 1,4 bilhão.

Fundada pela Globo em 1969 para o lançamento de trilhas sonoras de programas de TV, a Som Livre marcou território no mercado fonográfico e, até o ano passado, era a terceira maior receita entre as gravadoras brasileiras.

“Trazer a Som Livre para a família de companhias Sony desenvolve o longo relacionamento entre Som Livre e The Orchard, empresa de distribuição digital da Sony Music, e incrementa o robusto suporte da Sony a artistas e selos no Brasil e por todo o cenário musical da América Latina”, diz nota oficial da Sony.

A Som Livre representa mais de 80 artistas famosos no Brasil como Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Wesley Safadão, entre outros.

Agora, a empresa atuará como centro criativo independente dentro da Sony, desenvolvendo e executando projetos normalmente. Marcelo Soares também seguirá como CEO da Som Livre. A compra ainda precisa de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o valor de R$ 1,4 bilhão foi registrado em documento da Sony protocolado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC.

 

 

*Por: ISTOÉ

Publicado em Entretenimento

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.