fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 30 Março 2024

Evento de lançamento terá uma palestra, no dia 9 de abril (terça-feira), sobre o impacto da inteligência artificial no setor. As inscrições estão abertas

 

SÃO CARLOS/SP - “O impacto da inteligência artificial no varejo” será o tema da palestra de Igor Drudi no evento de lançamento do Programa Loja do Futuro em São Carlos. A ação, uma realização do Sebrae-SP, Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio), FecomercioSP, Sesc, Senac, com apoio da Rádio Ibaté FM 87,9, acontece no dia 9 de abril (terça-feira), às 19h, no Senac São Carlos. Ao todo são 100 vagas abertas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/pj/30919029. Mais informações pelo telefone (16) 3362-1821.

O palestrante, Igor Drudi, é especialista em facilitação de processos criativos e inovação, formado e pós-graduado em Design, com mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico. Possui sólida experiência empresarial, contribuindo para o crescimento e inovação de startups; empresas em programas de aceleração e incubação. Atua como docente na pós-graduação, focando nas áreas de branding e aplicação de metodologias ágeis. Será uma oportunidade para os empresários de São Carlos e região se atualizarem sobre o tema e conhecerem como será a trilha de capacitação.

O Programa Loja do Futuro é inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF, de Nova York, e Euroshop, em Dusseldorf, na Alemanha. Além da palestra, o programa contempla oficina sobre experiência do cliente, cuidados com o uso da inteligência artificial, diagnóstico de maturidade digital e outras soluções que podem ser personalizadas, como consultorias.

O presidente do Sincomercio São Carlos e vice-presidente da FecomercioSP, Paulo Roberto Gullo, destaca que a Loja do Futuro é um projeto construído em parceria entre a FecomercioSP e o Sebrae, com base na vivência e experiência dessas entidades no atendimento de empresários varejistas. 

“É um projeto estruturante, que mudará o status do empresário no mercado e que temos o prazer de apoiar e trazer para São Carlos e Ibaté. Além de oferecer uma palestra com um conteúdo completo sobre Inteligência Artificial, algo que já está acontecendo e que irá invariavelmente impactar o lojista, a Loja do Futuro apresentará soluções efetivas para gerar resultados, baseadas em quatro eixos: gestão, inovação, digitalização e mercado. Queremos que os empresários do comércio varejista de São Carlos e Ibaté aproveitem essa oportunidade, se envolvam e que tenham mudanças práticas e positivas em suas empresas”.

Analista de negócios do Sebrae-SP, Maurício Piasentin Salvador, complementa enfatizando que o programa Loja do Futuro é uma oportunidade para o varejista se atualizar sobre as inovações e tendências mundiais a partir do mapeamento do Sebrae nas principais feiras do setor. “Temos o objetivo de provocar uma transformação em cada negócio de varejo, buscando aumentar o faturamento e contribuindo para a inovação", destaca.

SERVIÇO

Lançamento Programa Loja do Futuro

Data e horário: terça-feira, dia 9 de abril

Local: Senac São Carlos

Endereço: R. Episcopal, 700, no Centro – São Carlos/SP  

Inscrições gratuitas: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/pj/30919029

Vagas: 100

Mais informações: (16) 3362-1821

Publicado em Comércio

O “SESI em Movimento” acontece no dia 6 de abril das 9h às 14; as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do SESI-SP

 

SÃO CARLOS/SP - No próximo dia 6 de abril, das 9h às 14h, o Centro de Atividades (CAT) do SESI São Carlos estará em plena atividade com o evento "SESI em Movimento", em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física. Aberta ao público, esta iniciativa proporcionará um dia repleto de atividades para os participantes se exercitarem. Na ocasião, serão destacados os inúmeros benefícios da prática de exercícios físicos e jovens e adultos serão incentivados a adotarem um estilo de vida mais ativo. Para participar, bastar reservar o ingresso gratuito no site do SESI-SP.

O evento contará com uma variedade de atividades pensadas para atender todos os gostos e níveis de condicionamento físico. Desde aulas abertas em diferentes espaços, como aulas coletivas, caminhada, dança, jogos cooperativos, desafios de futebol feminino e natação infantil.

O “SESI em Movimento” é também um lembrete oportuno sobre os perigos do sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 20% da população adulta global e 80% dos adolescentes são fisicamente inativos, contribuindo significativamente para uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, obesidade, diabetes e questões de saúde mental.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas no site do SESI-SP. Adolescentes a partir de 12 anos e adultos de todas as idades são convidados a participar deste dia dedicado à movimentação e promoção da saúde.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado de São Paulo, tem 120 vagas para cursos de qualificação profissional, sendo 60 vagas para o curso Técnicas de Vendas; 30 para o curso Informática Básica e 30 vagas para o curso Balconista de Farmácia, os cursos serão no formato remoto e totalmente gratuitos.

As inscrições devem ser realizadas até 16 de abril pelo site qualificasp.sp.gov.br ou na Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho”, localizada na avenida São Carlos, nº 1.839, no Centro, o atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 16h30. 

Podem se inscrever os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos, sendo necessário ser alfabetizado e apresentar RG, CPF, Comprovante de Endereço e uma conta no GOV.BR, além de ser domiciliados no estado de São Paulo,

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

"A escolha dos cursos foi realizada após análise das demandas de mercado, o objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, ressaltou Luciano Ortega diretor de Departamento de Políticas de Trabalho, Emprego para Juventude e Capacitação Profissional.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início para o dia 23 de abril. Para receber o certificado, o aluno deve ter 75% de presença nas aulas.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Pense numa sobremesa dos deuses para saborear com a família nessa Páscoa! Você acaba de encontrá-la, é o ovo de Páscoa na travessa, composto de 3 cremes divinos, trazendo a crocância das nozes, ou do amendoim, se preferir, e uma decoração incrível, de dar água na boca! Confira a receita do Canal Receitas de Pai, faça o delicioso ovo de Páscoa na travessa e surpreenda-se!

 

Como fazer ovo de Páscoa na travessa

Para o ovo de Páscoa na travessa, colocaremos numa panela, fora do fogo: o leite condensado e o amido de milho e mexeremos bem com uma espátula. Juntaremos as gemas, o creme de leite e o leite e mexeremos novamente. Vamos acender o fogo e mexer continuamente, até borbulhar e engrossar. Apagaremos o fogo e aguardaremos o creme ficar morno e com ele morno, mais para quente, separaremos em 3 partes iguais. Na primeira vasilha do creme, adicionaremos o chocolate ao leite, na outra o chocolate meio amargo e na terceira, as nozes tostadas. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e desfrute do seu incrível ovo de Páscoa na travessa!

Ingredientes da receita de ovo de Páscoa na travessa

Para o creme base

  • 3 colheres (sopa) cheias de amido de milho
  • 2 caixinhas de leite condensado (totalizando 790g)
  • 1 caixinha de creme de leite (200g)
  • 1 litro de leite integral
  • 200g de chocolate ao leite raladinho
  • 200g de chocolate meio amargo raladinho
  • 6 gemas de ovos sem a película
  • 200g de nozes picadas, levemente tostadas na frigideira (ou amendoim sem pele torrado e triturado)

Para decorar (sugestões)

  • bombons Ferrero Rocher (a gosto)
  • bombons Quinder Bueno (a gosto)
  • bombons Raffaelo (a gosto)
  • raspas de chocolate (a gosto)
  • bombons Sonho de Valsa, Ouro Branco, Bis, entre outros (a gosto)

Modo de preparo

Do creme base/decoração

  1. Adicione em uma panela, ainda fora do fogo, o leite condensado e o amido de milho e misture bem com uma espátula.
  2. Acrescente as gemas, o creme de leite e o leite e torne a misturar.
  3. Agora, sim, ligue o fogo e vá misturando sem parar, até ferver e dar uma engrossada.
  4. Desligue o fogo e deixe o creme amornar (mais para quente).
  5. Com o creme morno, mais para quente (para derreter os chocolates), divida-o em 3 partes iguais, passando para 3 tigelas.
  6. Em uma das tigelas, acrescente o chocolate ao leite, em outra o chocolate meio amargo e em outra ainda, as nozes picadas, já tostadas na frigideira. Misture bem cada uma delas, obtendo 3 cremes, um de cada sabor.
  7. Em uma travessa de vidro, despeje o creme de chocolate meio amargo e espalhe com a espátula. Sobre esse creme, coloque o creme de nozes e nivele também. Por cima do creme de nozes, ponha o creme de chocolate ao leite, espalhando para nivelar.
  8. Leve à geladeira e deixe descansar de 3 a 4 horas.
  9. Após esse tempo, tire da geladeira. A decoração você pode fazer como desejar.
  10. Uma sugestão é colocar bombons Ferrero Rocher na volta da travessa, depois dispor alguns bombons Raffaelo, salpicar raspas de chocolate no centro e finalizar com 2 Quinder Bueno sobre as raspas de chocolate. Se desejar, você pode substituir esses bombons por Sonho de Valsa, Ouro Branco, Bis, entre outros.
  11. Sirva e delicie-se com seu irresistível ovo de Páscoa na travessa! Bom proveito!

 

 

André Holmo / RECEITA TODA HORA

Publicado em Culinária

Dupla transportava 21 tijolos de maconha no porta-malas de um carro

 

BAURU/SP - Dois homens que transportavam 21 tijolos de maconha no porta-malas de um carro foram presos na sexta-feira (29) em Bauru. Um dos suspeitos era foragido da Justiça.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, as equipes realizavam patrulhamento da Operação Semana Santa, na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, quando abordaram o carro dos suspeitos.

Na vistoria, os policiais encontraram duas mochilas no porta-malas com os tijolos de maconha, além de haxixe. Durante a verificação, a PM constatou que um dos suspeitos era procurado da Justiça pelo crime de tráfico de drogas.

A dupla foi encaminhada à Delegacia de Bauru, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas.

 

Operação Semana Santa

A Operação Semana Santa, da Polícia Militar Rodoviária, estende-se até o final da segunda-feira (1º) de abril. São mais de mil policiais rodoviários atuando diariamente durante o feriado prolongado, fiscalizando regiões previamente mapeadas pelas unidades.

Durante esses dias, os policiais permanecem em pontos estratégicos, principalmente nos trechos onde o trânsito local se mistura ao das rodovias, para coibir a direção sob efeito de álcool e o excesso de velocidade.

Além de fiscalizar o descumprimento das normas de trânsito, também há empenho para prevenir atividade criminosa. O objetivo é ampliar a segurança por meio do policiamento aos usuários da malha rodoviária paulista.

 

 

Por Karla Neves

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Uma equipe de pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) desenvolveu, recentemente, um tratamento inovador para capsulite adesiva e tendinopatia, duas patologias que apresentam um quadro de dor, inflamação e uma limitação da amplitude de movimentos.

Pensando em todo o desconforto e sofrimento por que passam os portadores destas patologias, a equipe de cientistas, desenvolveu um equipamento chamado Laser Roller, que realiza compressão, fricção e um deslizamento em toda a extensão muscular, realizadas através de duas esferas que estão acopladas na extremidade do aparelho, conseguindo, agora, otimizar os resultados desse tratamento. “Trata-se da conjugação dos tratamentos de liberação miofacial e de fotobiomodulação, que realizada através deste equipamento, fez com que conseguíssemos aliviar a dor, a inflamação, a reparação do tecido e também a reorganização e a liberação dessa fáscia muscular dos pacientes. Com isso, a expectativa é eles poderem voltar às suas atividades, tendo uma melhora do bem-estar e da qualidade de vida”, afirma a doutoranda e pesquisadora Ana Carolina Canelada, uma das autoras do estudo que foi publicado no “Journal of Novel Physiotherapies”. 

Resultados muito positivos

Para conhecerem quais seriam os resultados desta pesquisa utilizando o referido tratamento, os pesquisadores organizaram um grupo composto por trinta pacientes, dos quais quinze apresentavam capsulite, e outros quinze com tendinopatia. A partir daí, esse grupo foi dividido em subgrupos. Os pesquisadores submeteram os pacientes ao tratamento com a liberação miofacial e ação conjugada da aplicação de laser ao longo de duas sessões por semana, totalizando dez sessões de quinze minutos cada uma. “Após sessenta dias dessa intervenção, comparamos e monitoramos esses pacientes. Neste estudo comparativo com três grupos distintos, sendo um com laser, o outro com liberação miofascial e o terceiro conjugando as duas ações anteriores,conseguimos obterum resultado realmente muito bom, com uma melhoria rápida num tempo de tratamento menor do que o habitual. Os pacientes voltaram às suas atividades com a sua qualidade de vida retomada”, pontua a pesquisadora. 

Tratamento rápido e eficaz 

A capsulite adesiva é uma inflamação da cápsula articular (localizada no ombro), sendo que o tratamento convencional feito através de fisioterapia é muito longo, demorado. Já no tratamento desenvolvido pela equipe de pesquisadores do IFSC/USP, ele é composto por fases e assim se obtém uma recuperação bem rápida, em menor tempo. Segundo Ana Carolina, uma paciente sua, portadora de inflamação e dor e que passou pelo citado tratamento em Julho de 2023, relatou que a resposta ao tratamento foi muito rápida, tendo retomado as suas atividades diárias sem que a dor tenha voltado. Contudo, a pesquisadora alerta: “Após o tratamento, a atividade física deverá ser constante, pois a falta de uso do músculo causa a perda de massa muscular e o retorno da capsulite adesiva”. 

Mulheres são mais acometidas pela capsulite e tendinopatia  

Segundo Ana Carolina, um fato desperta a atenção. “Essas duas patologias predominam mais entre as mulheres: a capsulite aparece em mulheres com idades entre 40 e 60 anos, enquanto a tendinopatia é mais prevalecente em mulheres com idades compreendidas entre 40 e 50 e após os 70 anos. O tendão supraesquinal é o mais acometido. Devido ao avanço da idade, esses tendões começam a ficar um pouco mais debilitados, ocorrendo assim um aumento da degeneração e com isso aparece a inflamação e dor”, sublinha a pesquisadora.  

Laser Roller - a pesquisa e o futuro 

Para o pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Dr. Antonio Eduardo de Aquino Junior, novos projetos com o Laser Roller serão realizados por conta dos excelentes resultados conseguidos com a sua utilização. “Eu acredito que esse equipamento, por ser já uma ferramenta viável comercialmente, tem que ser mais explorado pelos profissionais por conta dos resultados excelentes que ele tem demonstrado. Nós percebemos que um profissional, quando não é treinado para manusear esse equipamento e não consegue obter o resultado, sente uma espécie de frustração. Então, junto à comunidade profissional, eu acredito que sessões contínuas de treinamento para o uso do equipamento seriam fundamentais para que haja a compreensão da funcionalidade e do manuseio e aí a obtenção da eficácia. Obviamente, os trabalhos não ficam só nas áreas das tendinopatias e capsulite adesiva, já que é um equipamento que trata toda uma gama muscular com uma reabilitação mais rápida. Certamente que novos projetos com a utilização desse equipamento serão realizados, tudo isso com a inovação do IFSC/USP, sob a coordenação do Prof. Vanderlei Bagnato”, conclui o pesquisador. 

Acesse o link para conferir o estudo que foi feito - https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/wp-content/uploads/2024/03/Canelada_2024_teninopathy-and-adhesive-casulipys.pdf

BRASÍLIA/DF - Se neste 2024, quando se completam 60 anos do golpe militar de 1964, o Ministério do Direitos Humanos (MDH) foi proibido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de promover eventos para lembrar a data (assim como todos os órgãos do governo), um ano atrás foi diferente.

Em 2023, sem a proibição, a pasta liderada por Silvio Almeida lançou, às vésperas do aniversário do golpe, a campanha "Semana do Nunca Mais – Memória Restaurada, Democracia Viva" com ações para repudiar ditaduras.

O MDH inclusive lançou um selo alusivo à iniciativa.

Em um vídeo, um recém-empossado Silvio Almeida se referiu à ditadura militar 1964-1985 como "essa página nefasta de nossas histórias [que] não deve ser esquecida para que nunca mais se repita". "O Brasil ainda possui dificuldades no campo sociopolítico para ultrapassar essa página drástica de nossas vidas, que, vez por outra, parece querer ameaçar nossas liberdades."

Ele e Nilmário Miranda, chefe da Assessoria Especial de Defesa da Democracia e História e da Verdade do ministério, participaram de atos organizados pela sociedade civil para rememorar a data.

Num discurso ao final da Caminhada do Silêncio, em São Paulo, o ministro afirmou que é possível traçar uma linha contínua entre os colonialismos, o nazifascismo e as ditaduras da América Latina.

"As técnicas de tortura, de sevícias, de violência têm uma ligação direta que faz com que escravidão, nazifascismo e ditaduras militares sejam parte do mesmo evento", afirmou Almeida.

Citando o pensador alemão Walter Benjamin (1892-1940) em uma das "Teses sobre o Conceito de História" (a sexta), disse o ministro: "O passado tem que ser parte de um processo de construção, para que nós nos lembremos da urgência do passado, dos perigos que o passado encerra, para que possamos de alguma forma fazer com que as reminiscências nos liguem a propósitos de esperança e de construção de um novo mundo".

E completou: "Se os nossos inimigos vencerem, nem os mortos estarão a salvo".

São ideias que se chocam de frente com o que defendeu Lula recentemente, ao dizer que a ditadura "faz parte da história".

"Não vou ficar remoendo e eu vou tentar tocar esse país para frente", afirmou o presidente, que desde então tem sido criticado por entidades de direitos humanos, familiares de mortos e desaparecidos políticos e até integrantes do governo, como a presidente da Comissão de Anistia, Enéa de Stutz e Almeida —o colegiado é subordinado ao MDH.

Neste ano, o veto imposto por Lula obrigou o ministério a cancelar um ato já programado.

Ainda no discurso após a Caminhada do Silêncio, Silvio Almeida mencionou a violência urbana e mortes na periferia como uma das heranças da ditadura. Disse que seu objetivo era fazer com que direitos humanos passem a ser uma política de Estado, não uma política de governo.

E arrematou: "Os quatro anos que nos antecederam são resultado de um país que não consegue lidar com os seus traumas. Nós precisamos lidar com esse trauma, precisamos falar disso o tempo todo e construir políticas para que isso seja lembrado, para que a verdade apareça e que possamos fazer justiça em relação aos nossos mortos".

 

 

FABIO VICTOR / FOLHAPRESS

Publicado em Política

Investimentos estão presentes desde a educação municipal até a segurança pública. PrefeitoMarcelo Pecchio apresenta avanços tecnológicos no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da região

 

QUATÁ/SP - A Prefeitura de Quatá tem promovido a inovação nos serviços públicos através da adoção de tecnologias da informação em áreas estratégicas da gestão municipal. A cidade passou a utilizar, entre outras ações, TVs interativas, softwares de aprendizagem e aulas de robótica.

Segundo o Prefeito de Quatá e Presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (CIVAP), Marcelo Pecchio, a adoção horizontal das inovações na área da educação se deram pela necessidade de impulsionar o aprendizado nas escolas do município. “Apenas os livros não conseguem mais prender a atenção das nossas crianças. As aulas de robótica e telas interativas, além de facilitar a aprendizagem de alunos com necessidades especiais, torna os conteúdos mais interessantes e atrativos”, destaca o gestor. “Com as aulas de robótica, os jovens colocam a mão na massa e são instigados a desenvolver o raciocínio e o pensamento crítico voltado para a solução de problemas”, completa.

Marcelo Pecchio é um dos palestrantes confirmados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes que irá debater inovações nos municípios do Centro-Oeste Paulista, no próximo dia 3 de abril, em Assis.

O uso da tecnologia no município de Quatá não está restrito à educação pública. Para a garantia da segurança em vias públicas e fiscalização do trânsito, a Prefeitura instalou mais de 600 câmeras em toda cidade, além de uma Central de Monitoramento e a adoção do botão de pânico nas escolas e creches. “Cidades inteligentes são aquelas que também investem em tecnologias para a segurança pública. Essas ações tornam o trabalho dos nossos agentes mais ágil e assertivo. Hoje, Quatá está entre as 50 cidades do Estado de São Paulo com maior eficiência pública”, frisa o prefeito. 

As inovações do município de Quatá integram apenas uma das muitas novidades que serão apresentadas no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Assis. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Assis, será realizado no Anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). O objetivo é reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação nos serviços públicos. As inscrições para são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela 1Doc, iFractal, Verkom e o Portal de Compras Públicas. O evento tem apoio institucional do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (CIVAP), da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP) e da FEMA. 

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Assis
3 de abril de 2024 – Assis
Local:  Anfiteatro da FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis) - Bloco B
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1200 - Bloco B - Vila Nova Santana - Assis (SP)
Início: 08h (Horário Local)
Inscrições gratuitas para servidores públicos: sympla.com.br/rcd
 

 

Autor: Evelin Moreira

Fonte: Rede Cidade Digital

Publicado em Outras Cidades

Pesquisa da Acirp mostra queda dos preços em 4 das 5 regiões da cidade

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Após quatro altas consecutivas, o valor da cesta básica em Ribeirão Preto teve seu primeiro recuo. De acordo com pesquisa mensal de preços da Associação Comercial e Industrial (Acirp), o kit básico de alimentos custou em média R$ 679,00 em março, uma redução de 3,34% em relação ao mês anterior. 
O levantamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB) da Acirp aponta queda em quatro das cinco regiões do município. Os preços foram levantados no dia 15 de março em 11 supermercados/ hipermercados e quatro panificadoras distribuídos pela cidade. 
A cesta mais barata e com maior deflação foi encontrada na zona Norte a R$ 567,38, uma diminuição de 11,85% no comparativo com o que foi registrado em fevereiro. 
No Centro, que teve a cesta mais cara nos meses de janeiro e fevereiro, os preços baixaram 8,34%, ficando em R$ 707,22 neste mês de março. 
Na região Oeste o custo foi de R$ 648,61 (-2,26%) e na Leste, de R$ 736,89 (-0,56%). A Zona Sul, embora não tenha tido a cesta mais cara (R$ 720,38), foi a única a apresentar alta (+0,94%).  
“Este mês, a deflação foi puxada pela queda nos preços de produtos que tiveram excesso de oferta em 2023, como a soja e produtos derivados da pecuária bovina. Apesar disso, chama atenção ainda o crescimento no preço de produtos in natura, como frutas e legumes, reflexo dos impactos do El Niño sobre a produção agrícola”, aponta Lucas Ribeiro, analista do IEMB Acirp. 
Em março, as carnes corresponderam a 34,2% do orçamento total, seguidas pelas de frutas e legumes (31,7%), farináceos (19,78%), laticínios (6,16%), leguminosas (4,98%), cereais (2,48%) e óleos (0,71%) 
Em relação ao poder de compra, a cesta básica compromete o equivalente a 52% dos rendimentos do trabalhador assalariado, considerando a remuneração de um salário mínimo (R$1.412,00) e uma renda liquida de R$1.305,82 (deduzidos 7,52% da contribuição para a Previdência Social). 
Considerando uma carga horária mensal de 220 horas, esse indivíduo precisou trabalhar 114,4 horas para adquirir sua cesta, 3,95 horas a menos que em fevereiro.   

Vai e vem dos preços 
O item com maior impacto no preço final da cesta básica em Ribeirão Preto foi a margarina com sal (-13,95%). A batata inglesa também teve uma redução importante (-11,59%). A queda do valor da carne alcatra é outro destaque (-6,04%). 
Na outra ponta, o tomate italiano subiu 18,46%, impedindo uma deflação maior na cesta de março.   

Dados do estudo  
Os 13 itens avaliados mensalmente pela Acirp são os mesmos considerados pela cesta descrita no Decreto-Lei nº 399/1938, que define um conjunto de alimentos que seria suficiente para o sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta.  
A cesta inclui carne bovina (6 kg de alcatra), leite longa vida (7,5 litros), feijão carioca (4,5 kg), arroz branco tipo 1 (3 kg), farinha de trigo (1,5 kg), batata inglesa (6 kg), tomate italiano (9 kg), pão francês (6 kg), café em pó (0,6 kg), banana nanica (90 unidades), óleo de soja (0,8 litro), açúcar cristal (3 kg) e margarina (0,75 kg).   
Os locais de compra são determinados com base na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017-2018. O pão francês é o único item cotado também em padarias, uma vez que 60% dos ribeirão-pretanos preferem comprá-lo nestes estabelecimentos.  
 
IEMB  
O Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB) integra o Departamento de Relações Institucionais da Acirp, entidade que em 2024 completa 120 anos de atuação em Ribeirão Preto. Foi criado em 1954 com objetivo de gerar dados socioeconômicos para orientação na gestão de empresas e da cidade. As medições do Índice Mensal da Cesta Básica do IEMB-Acirp têm sido aferidas desde maio de 2023.  

Publicado em Ribeirão Preto

RIBEIRÃO BONITO/SP - O Sicoob Crediacisc, cooperativa de crédito mútuo de São Carlos e região, vai converter o escritório de negócios que mantém em Ribeirão Bonito em Ponto de Atendimento, ampliando os serviços financeiros que já oferece ao município.

A ampliação entrará em funcionamento nos próximos dias e marca mais um compromisso da atual gestão da cooperativa de crédito (2020-2024) liderada pela empresária Lídia Maria Mendes Lima, presidente do Conselho de Administração.

O Sicoob Crediacisc, cooperativa fundada em 2005 em São Carlos, ampliou sua atuação principalmente a partir de 2020 quando se tornou de livre admissão, permitindo que qualquer pessoa física ou jurídica se associe. “Nesta gestão nós fizemos um plano de expansão para ampliar nossa atuação”, explica Lídia.

Além de três unidades em São Carlos – Centro, Vila Prado e Santa Felícia –, o Sicoob Crediacisc tem um ponto de atendimento em Dourado e um escritório de negócios em Ribeirão Bonito desde 2022.

“Vamos seguir nosso plano de expansão, até o final deste semestre implantaremos um escritório de negócios em Itirapina”, explica Lídia Maria. De acordo com a presidente, essas iniciativas reforçam o compromisso assumido com os cooperados e também com a comunidade de São Carlos e região. “Queremos possibilitar que o cooperativismo de crédito possa estar acessível a todos os interessados”, salientou.

Para a presidente do Sicoob Crediacisc, existem muitos motivos para celebrar o fim desta atual gestão. "Enfrentamos uma pandemia, conseguimos executar nosso planejamento, tivemos um 2023 bastante intenso, com muitos serviços e a distribuição de meio milhão de reais no final do ano para os nossos cooperados”, relembra.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.