fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 04 Março 2024

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Espaço de Evento do Itamarati, na Vila Nery, com evento único na terça-feira (12/03), às 18h30

 

SÃO CARLOS/SP - Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em São Carlos (SP), na terça-feira (12/03), às 18h30, no Espaço de Evento do Itamarati, na Vila Nery, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Sing 2”. A entrada é livre, não precisa de ingresso.
A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. 
“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal! E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O Circuito CPFL 2024 será realizado em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que neste ano também contarão com curtas-metragens que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion. 
“As atividades do CineSolar, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, contribuem para que a inclusão e o entretenimento estejam presentes nas nossas comunidades, além de ser uma iniciativa que sensibiliza as pessoas para um desenvolvimento mais consciente e sustentável”, observa destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

O CineSolar - Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2.300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu - com seus furgões Mahura e Tupã - mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. 
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, parceria solar da EnergySeg Engenharia e apoio das marcas Biowash e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (262 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP). 

PROGRAMAÇÃO

São Carlos/SP

Sessões de Cinema
Data: Terça-feira (12/03)
Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais
19h30 - 2ª sessão: ‘Sing 2’
Entrada: livre - não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Espaço de Evento do Itamarati - Rua Winston Monteiro Ricetti com Avenida Dr. Aurélio Catani - Vila Nery - São Carlos/SP

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão

Os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro” foram selecionados pela curadora e diretora artística Ana Arruda, da Sétima Produções Culturais, idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem.

'Bao’ - Direção: Domee Shi - EUA - 8min - Animação/2018 - Livre
Sofrendo com a ausência do filho, uma mãe volta a ver sentido na vida quando um dos bolinhos que preparou ganha vida. Ela então começa a cuidar da criatura dando-lhe todo o amor e carinho. Mas, de forma inesperada, ele cresce e ganha independência, deixando sua criadora triste mais uma vez.

‘Valentino’ - Direção: Cassiana Maranha - Paraíba/2014 - Ficção - 4 minutos - Livre
Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.

‘Lily’s Hair’ - Direção: Raphael Gustavo da Silva - Goiás - 14min – Ficção/2019 – Livre
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’ - Direção: Beatriz Ohana - Rio de Janeiro/2019 - Ficção - 15 min - Livre    
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

2ª sessão

‘Sing 2’ - Direção: Garth Jennings - 1h50min - Animação/2021 - Livre
Na glamourosa cidade de Redshore, Buster Moon e a galera enfrentam seus medos, fazem novos amigos e superam seus limites em uma jornada para convencer o recluso astro Clay Calloway a subir aos palcos novamente.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Um homem entrou no condominio Jardim das Torres, localizado na rua Antônio Stella Moruzi, e quebrou todo apartamento da ex-mulher, na noite do último domingo, 03.
Segundo informações o casal estava separado há um certo tempo, e no domingo o homem chegou ao condomínio e solicitou que o porteiro abrisse a cancela e o pedido foi negado. Porém, não satisfeito pegou o carro e arrebentou a cancela e foi ao apartamento.
No local, arrebentou a janela, entrou no AP e quebrou tudo que via pela frente. Não contente teria agredido a vizinha, mas quando o marido chegou teria dado uns tapas no acusado e ele foi embora.
Ainda segundo informações, não contente por volta da meia-noite teria voltado e tentado entrar pelos fundos do condomínio, mas sem sucesso.
O Boletim de Ocorrência foi feito eletronicamente.
Os moradores pedem segurança no local por parte do condomínio e na região por parte da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O estádio do Luisão foi palco da final da Supercopa LDSC, onde se enfrentaram o campeão da Copa São Carlos 2023 contra o Campeão da Champions Cup 2023, neste domingo, 03.

Nesta final o Aracy Futebol Clube (campeão da Champions) venceu o Vila Prado F.C. (campeão Copa São Carlos) por três a zero, se tornando assim o Campeão da Supercopa LDSC 2024. Em um jogo emocionante quem ganhou foi o torcedor.

No próximo domingo (10), acontece o início de duas competições: a ADN Champions Cup Amador 2024, com a participação de 16 equipes, e a BANDEIRANTE Champions Cup Amador 2024 Prata, contando com a participação de 24 equipes.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - Um internauta entrou em contato com nossa reportagem questionando se um carro da prefeitura pode parar aonde bem entender, pois ele flagrou um carro da Secretaria de Educação parado em uma faixa amarela na horizontal seguido de uma placa vertical de Proibido parar e estacionar no cruzamento entre as ruas Jesuíno de Arruda e Rui Barbosa.

Bom, como a sinalização já diz, “Proibido PARAR e ESTACIONAR”, é óbvio que neste caso NINGUÉM pode parar de acordo com essa sinalização. Porém, no artigo 29, o CTB diz que “os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência”, o que vemos na foto que não existe nenhuma urgência, ou seja, está irregular!

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Nem compensa perguntar...

Publicado em Trânsito

SÃO PAULO/SP - O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, anunciou o decreto de emergência em saúde pública para a dengue nesta terça-feira (5), após o Centro de Operações de Emergências (COE) recomendar a medida, uma vez que o Estado atingiu 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes na segunda-feira (4).

O decreto permitirá que Estado e municípios implementem ações com maior agilidade e, também, possa receber recursos adicionais do governo federal. Cada município, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

Durante reunião do COE, na Sala de Situação da Secretaria de Estado da Saúde, a secretária da pasta em exercício, Priscilla Perdicaris, apresentou os próximos passos. “O decreto é mais uma iniciativa do Estado dentro de um planejamento de ações, iniciado no ano passado, para assegurar a assistência aos municípios e à população. Usaremos os recursos disponíveis para combater o Aedes aegypti”.

Segundo portaria do governo federal, os incrementos financeiros para emergências deverão ser enviados ao Estado, a partir de agora, para investimento em vigilância em saúde, atenção primária e atenção especializada. Em São Paulo, os recursos serão destinados, prioritariamente, para aquisição de máquinas de nebulização e insumos, contratação de pessoas e ampliação da capacidade da rede.

“O monitoramento realizado pelo Estado, desde o ano passado, apontava aumento expressivo no número de casos e a antecipação dos registros em cerca de dois meses. Esse trabalho permitiu que uma série de ações fosse tomada, evitando cenários mais críticos como os enfrentados pelos estados vizinhos”, ressaltou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, durante reunião do COE.

Segundo Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), foi apresentado o Plano de Ação à Emergência em Saúde Pública, que aborda uma sequência de ações diferenciadas e construídas a partir da experiência no enfrentamento das transmissões anuais de dengue. “O plano foi construído de maneira técnica e seguindo critérios epidemiológicos, sempre se baseando na ciência. Ele nos norteará em ações dos principais eixos envolvidos no controle das arboviroses: vigilâncias epidemiológica, laboratorial e sanitária, controle vetorial, a assistência à saúde, educação/comunicação e mobilização social, para os diversos cenários de transmissão, tanto municipal, quanto regional e estadual”.

Para priorizar a transferência de pacientes na rede estadual, que necessitem de leitos de alta complexidade, a Secretaria de Estado atualizou a orientação para a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), para que todos os pacientes suspeitos para dengue tenham prioridade.

Dados atualizados até 4 de março mostram que 131 municípios do Estado registraram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Ao todo, 22 municípios paulistas decretaram emergência.

Ações integradas

O Plano Estadual de Contingência das Arboviroses Urbanas, lançado em 2023 e amplamente divulgado aos municípios, tem sido apontado por especialistas como o principal responsável pelos resultados alcançados em São Paulo.

Entre as principais ações, a SES capacitou todos os agentes de saúde e endemias por meio de cursos e treinamentos online para manejo clínico. organização dos serviços, e atendimento para arboviroses, no ano passado.

Atividades educativas em escolas, rodovias e pontos de grande circulação como estações de trem e metrô, e campanha no carnaval, também foram promovidas.

Em 6 de fevereiro, o Governo criou o Centro de Operações de Emergências (COE) e a sala de situação, com a participação de oito secretarias, Cosems e Exército. No mesmo mês, antecipou o pagamento de R$ 205 milhões do IGM SUS Paulista aos 645 municípios.

Para ampliar a transparência no acesso aos dados, o Governo lançou duas importantes ferramentas: o Painel de Monitoramento da Dengue (dengue.saude.sp.gov.br) e o portal www.dengue100duvidas.sp.gov.brLeia mais aqui.

A SES também investiu, no início do ano, para dar agilidade no resultado dos testes em até 70%, no Instituto Adolfo Lutz (IAL), com automatização dos exames com novos equipamentos.

Responsáveis pelas ações de campo de combate aos vetores da dengue, os municípios receberam, desde o ano passado, suporte de mais de 600 equipamentos portáteis de fumacê para apoio às prefeituras.

Na última semana, a campanha publicitária “A água mais mortal pode estar no seu quintal” entrou no ar em diferentes mídias, TV, rádio, internet etc.

Na última sexta-feira (1), o Governo promoveu o DIA D com a adesão de mais de 450 municípios e em cerca de cinco mil escolas públicas do Estado.

Publicado em Ciência & Saúde

Evento realizado em Indaiatuba contou com a presença de mais de 450 inscritos; São-carlenses estiveram no pódio

 

INDAIATUBA/SP - A cidade de Indaiatuba recebeu domingo, 3, a etapa de abertura do Campeonato Paulista de BMX e São Carlos esteve presente com a Pedala São Carlos Racing em um evento muito bem organizado e com uma estrutura surpreendente, contou ainda com mais de 450 pilotos inscritos em mais de 250 baterias, classificatórias e algumas com semifinais, e também finais.

O time são-carlense fez bonito e esteve representado pelos pilotos, José Felipe Barcelli Opini categoria Boys 10 anos, Gabriel Henrique Marchetti Duarti Boys 13 anos, Pedro Augusto Almeida Carvalho Boys 13 anos, Helena Gabriela Almeida Carvalho categoria Pré bike e Lidiane de Souza Almeida Carvalho categoria Woman 30/39 anos.

O pilotos da equipe são-carlense obtiveram bons resultados, trazendo para nossa cidade nesta primeira etapa as seguintes colocações:
José Felipe Barcelle Opini - 3° colocado - boys 10 anos
Helena Gabriela Almeida Carvalho - campeã - pré bike
Lidiane de Souza Almeida Carvalho - 5° lugar - woman 30+
Gabriel Henrique Marchetti Duarti e Pedro Augusto Almeida Carvalho ficaram nas semifinais.

Publicado em Outras Cidades

Joana Motta, após excelente participação, ficou em terceiro lugar na Womans Race

 

LIMEIRA/SP - Após uma excelente performance, a corredora Joana Motta, da ASA/ADN ficou com a 3ª colocação geral da corrida das mulheres, a Womans Race, realizada na manhã de domingo, 3, em Limeira.

Em boa fase técnica e física, Joana concluiu os cinco quilômetros da prova de forma brilhante. “Joana é aquela atleta que sempre corre pelo pódio independente da corrida. É uma atleta guerreira que sempre representa muito bem nossa equipe e esse ano está em uma crescente, evoluindo muito bem nos treinos. Agora é treinar ainda mais para representar muito bem São Carlos nas competições oficiais”, disse o técnico e coordenador da equipe, Altair Maradona Pereira.

Feliz com a performance, Joana não escondeu a satisfação, salientando que a prova limeirense é exclusivamente para mulheres, com premiação em dinheiro além de brindes dos estabelecimentos patrocinadores. “Muita rivalidade do início ao fim. Prova 100% asfalto, rápida, nível de atletas extremamente fortes”, disse a corredora.

“Havia preparado meu subconsciente para conseguir ficar entre as 10 melhores, e assim me mantive até o terceiro quilômetro, quando devido às subidas longas muitas atletas diminuíram o ritmo, foi quando empreguei muita força consegui acelerar e da sétima colocação passei para a terceira me mantendo até o final da prova nessa colocação”, comemorou.

Diante do desempenho, Joana disse que ficou surpresa e feliz pelo fato de conhecer as atletas de outras competições. “Ter conseguido ultrapassar e ainda vencer especialmente duas atletas (uma de Limeira e outra de Rio Claro) as quais eu nunca havia conseguido vencer antes, foi inacreditável”, revelou.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Um idoso foi covardemente agredido durante um assalto no centro de São Carlos, na noite de 2ª feira (04).

Segundo consta, 4 pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, o abordaram e anunciaram o assalto com tapas e murros, e fugiram com os pertences do idoso.

A vítima conseguiu pedir ajuda para um homem que acionou o Samu e o socorreu até a UPA Vila Prado.

Ninguém foi detido.

Publicado em Policial
Terça, 05 Março 2024 08:08

Mulheres saem no tapa e acabam detidas

SÃO CARLOS/SP - Uma discussão entre duas mulheres acabou em agressão e lesão corporal no bairro Presidente Collor, em São Carlos. O fato ocorreu ontem, 04.

Segundo consta, a vítima deu entrada na UPA do bairro Cidade Aracy, e como ela estava sangrando pelas lesões, a Polícia Militar foi acionada. Ao ouvir a vítima, os PMs foram atrás da mulher.

Algum tempo depois, a acusada foi encontrada e as duas mulheres conduzidas à Central de Polícia Judiciária, onde foi registrada a ocorrência.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A abertura da “Conferência Livre dos Direitos da Mulher” no dia (06/03), às 18h, na Defensoria Pública, localizada na rua Belarmino Indalécio de Souza, Nº 549, na Vila Monteiro, marca a abertura da programação 2024 das comemorações do mês da mulher.

Essa é uma etapa preparatória da 8ª Conferência Municipal de Direitos da Mulher que acontecerá no dia 26 de março, às 17h, no auditório do Paço Municipal, e que esse ano tem como tema “Políticas Públicas para e com Mulheres: sem violência e por direitos”!  

O objetivo desses eventos como palestras, oficinas, peças de teatro e shows musicais é promover encontros, reuniões com a população em diferentes espaços territoriais para levantar as demandas e prioridades da população.  Em cada uma dessas reuniões, denominadas Conferências Livres (ou pré-conferências) serão sistematizadas cinco propostas para serem encaminhadas na Conferência Municipal.

Confira a programação do mês da mulher:

06/03 - 19h - Campus 2 da FESC - rua Itália, 756, na Vila Prado –  Sarau Musical. A programação incluirá performances musicais de diversos estilos, celebrando a arte e a sensibilidade feminina;
07/03 - 14h - Paço Municipal - palestra “Eu parei de andar mas aprendi a voar” com Andrea Schwarz;
07/03 - 19h - Campus 1 da FESC - rua São Sebastião, 2828, Vila Nery - Orquestra Sinfônica Paulista São Carlos;
08/03 - 10h - Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha - rua Antônio de Almeida Leite, 535, na Vila Prado - oficina “O corpo que Canta” e “Cantar é vestir-se com à voz que se tem”;
08/03 - 15h - 1ª sessão/18h - 2ª sessão – CEMAC - rua São Paulo, 745 – Centro - Peça de Teatro: Espetáculo “Nunca te vi sempre te amei” – Trupe CRI CRI;
10/3 - 18h - Teatro de Arena "José Saffioti Filho" -  rua 7 de Setembro, 1.735 – Circuito Arena especial "Mulheres do Brasil" com shows musicais das cantoras Regina Dias, Nara Dom, Maria Butcher e Lê Lopes;
11/03 -  9h - Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Felícia - rua José Quatrochi, 140 - Conferência Livre de Direitos da Mulher;
13/03 - 9h - CRAS do bairro Cidade Aracy - rua Orestes Mastrofrancisco, 430 - Conferência Livre de Direitos da Mulher;
15/03 - 19h - CEMAC - peça de Teatro: Espetáculo “Cartas da Prisão” com a atriz Chica Portugal;
19/03 - 14h - no CRAS de Santa Eudóxia - Conferência Livre de Direitos da Mulher; 
21/03 - 9h - CRAS Pacaembu - rua Paraná, 720 - Conferência Livre de Direitos da Mulher;
22/03 - 19h - Auditório do SENAC - rua Episcopal, 700 - Ciclo de palestras com mulheres empreendedoras com a participação de Paola Goulart Rosa – consultora do SEBRAE São Carlos; Empoderamento feminino nos negócios: desafios e conquistas, por Lívia Franciulli; Inovação e liderança feminina: transformando o mundo dos negócios, por Isabela Calijuri Hamara;
26/03 - 17h -  Paço Municipal - 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher “Políticas Públicas para e com mulheres: sem violência e por direitos”;

A Conferência Municipal dos Direitos da Mulher foi constituída pela Lei Municipal nº 13.274 de 27 de fevereiro de 2004 e têm como objetivo promover debates com todos os segmentos da sociedade, discutindo a situação da mulher no município e propondo medidas para melhorias e prioridades para nortear a implementação de políticas públicas municipais para igualdade de gênero.  

A partir da 8ª Conferência são eleitas as conselheiras titulares e suplentes que irão compor representação de entidades que atuam na promoção dos direitos das mulheres e da sociedade civil durante o período de 2024-2026. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem por objetivo deliberar, contribuir na normatização e fiscalizar políticas relativas aos direitos da mulher, sendo um importante órgão para garantir a participação popular na formulação de políticas públicas.

Publicado em Cidadania

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.