fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 20 Fevereiro 2025

A ampliação da faixa etária somente foi permitida para os municípios que possuem imunizantes próximo do vencimento

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que em São Carlos a vacina contra dengue permanece sendo aplicada somente em crianças e adolescentes na faixa etária dos 10 a 14 anos, uma vez que a expansão do público-alvo deve considerar o prazo de vencimento do imunizante.

Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde esclarece que o Ministério da Saúde autorizou, em caráter temporário, a ampliação da faixa etária somente para os municípios com vacinas com prazo de validade curto. Para os municípios com doses com validade até dois meses foi permitido ampliar a faixa etária contemplando pessoas de 6 a 16 anos de idade e para os municípios com vacinas com validade em até um mês, a vacinação pode ser ampliada até o limite etário especificado na bula do imunizante, abrangendo a faixa etária para 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade. São Carlos não se enquadra em nenhum desses casos, já que as doses que recebemos só vencem em julho, portanto continuamos priorizando o atendimento de 10 a 14 anos”, explicou a diretora.

O Ministério também considerou a expansão do público-alvo  a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. O órgão deve ser devidamente informado pelas unidades federativas sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação. Além disso, todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.

De acordo com a Vigilância em Saúde em São Carlos a procura permanece baixa, sendo registrados também muitos faltosos para a segunda dose. Desde o início da vacinação, em 16 de junho de 2024, apenas 17,75% do público alvo recebeu a primeira dose do imunizante e desses somente 5,67% retornou para receber a segunda dose. O público estimado é de 14.344 pessoas.

Até o momento foram aplicadas 3.361  doses, sendo 2.547 referentes a primeira dose e 814 referentes a segunda dose. Em crianças de 10 anos foram aplicadas 866 doses (687 doses referentes a 1ª aplicação e 179 referentes a segunda dose); 926 em crianças de 11 anos (668 doses referentes a 1ª aplicação e 258 referentes a segunda dose); 580 em adolescentes de 12 anos (425 doses referentes a 1ª aplicação e 155 referentes a segunda dose); 526 em adolescentes de 13 anos (404 doses referentes a 1ª aplicação e 122 referentes a segunda dose) e 463 em adolescentes de 14 anos (363 doses referentes a 1ª aplicação e 100 referentes a segunda dose).

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

Em 2025 já foram registradas em São Carlos 2.168 notificações para Dengue, com 718 casos descartados e 569 casos positivos, 881 ainda aguardam resultado de exame. O sorotipo prevalente  na cidade é o Denv 2.

A vacinação é realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família (USF’s), com exceção da UBS da Vila São José, que passa por reforma, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

Atualmente, o paciente continua em acompanhamento médico e fisioterápico, seguindo sua jornada de recuperação com suporte integral da equipe do hospital

 

SÃO CARLOS/SP - Após sofrer uma parada cardíaca enquanto esperava pelo transporte público, o paciente Mário Porfírio de Abreu, de 62 anos, foi rapidamente socorrido pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à Santa Casa de São Carlos no dia 10 de fevereiro. Agora, ele dá os primeiros passos no processo de reabilitação.

De acordo com o cardiologista da Santa Casa, Dr. Bruno Brait, a rapidez no atendimento foi essencial para a recuperação do paciente. “Seu Mário chegou ao hospital após uma parada cardiorrespiratória, mas já com retorno da circulação. Ele estava em estado grave e foi imediatamente atendido na sala de emergência do SMU (Serviço Médico de Urgência). Após a estabilização clínica, foi encaminhado à unidade coronariana, onde iniciamos o diagnóstico e o tratamento. Hoje, ele segue em processo de reabilitação, com acompanhamento para reduzir os riscos de um novo evento cardíaco”, explica o especialista.

A equipe multidisciplinar da Santa Casa teve um papel fundamental em sua recuperação. A fisioterapeuta Luciana Cristina destaca a importância da mobilização precoce. “Todo paciente internado tende a perder força e funcionalidade. Assim que possível, a fisioterapia inicia o processo de mobilização para que ele retome suas atividades com qualidade. Apesar da condição inicial delicada, conseguimos avançar no tratamento sem prejuízo ao paciente, garantindo que ele volte para casa da melhor forma”, afirma.

Já a enfermeira Tatiane Carvalho ressalta o cuidado com a segurança do paciente durante sua internação. “A enfermagem atua diretamente na assistência, garantindo que todos os procedimentos sejam feitos com a máxima segurança. Para que ele pudesse dar os primeiros passos, toda a mobília foi reorganizada, assegurando um ambiente adequado. Acompanhamos sua evolução diária e implementamos protocolos para prevenir complicações durante sua recuperação”, explica.

O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, destacou a importância da rápida ação da equipe no atendimento ao paciente. “A atuação integrada e eficiente dos profissionais do Corpo de Bombeiros, SAMU e Santa Casa foi determinante para salvar a vida do seu Mário. Nosso compromisso é oferecer um atendimento de excelência e humanizado, garantindo que cada paciente receba os cuidados necessários para sua recuperação”, finaliza.

SÃO CARLOS/SP - O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, acompanhou nesta quinta-feira (20/02), o início das mudanças do atendimento da UBS do Azulville para a UBS da Vila Isabel, que passam a ocorrer efetivamente a partir desta sexta-feira (21/02) para que na segunda-feira (24/02) todas os pacientes já possam ser atendidos sem nenhuma intercorrência.

Leandro Pilha visitou as duas unidades básicas de saúde, conversou com os servidores e pediu a compreensão de todos neste período de mudanças provisórias. “Fizemos esse planejamento para a reforma das unidades, portanto a partir da próxima segunda, dia 24, todos os pacientes do Azulville serão atendidos na unidade da Vila Isabel. Nesta sexta, dia 21, alguns pacientes ainda serão atendidos lá, mas a partir da próxima semana a unidade ficará fechada para as adequações para poder receber a estrutura do Centro Municipal de Especialidades que passará a atender no local a partir do carnaval, permanecendo lá por até 90 dias, prazo que a empresa passou para finalizar o prédio atual do CEME que passa por uma reforma completa”, explica o secretário.  

No período de adequação da UBS Azulville, ou seja, até o fim do carnaval, o CEME permanecerá funcionado na Rua Amadeu Amaral, 555, na Vila Isabel. Os agendamentos para essa unidade são referenciados, feitos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família que já estão cientes que nos próximos três meses a unidade estará funcionando em outro local, portanto os pacientes já são informados da mudança durante o agendamento.

O secretário de Saúde informou, ainda, que após o retorno do CEME para o prédio totalmente reformado, a unidade do Azulville será a próxima a receber melhorias do poder público. “O prefeito Netto Donato solicitou a reforma de todas as unidades de saúde do município, portanto estamos fazendo um planejamento e a logística para que nenhum usuário do SUS seja prejudicado”, finaliza Leandro Pilha.

SÃO CARLOS/SP - A passarela de pedestres localizada entre as ruas Benedita Stal Sodré e Eliza Gonzales Rabelo, sobre o Córrego Santa Maria do Leme, importante ligação entre o Jardim Centenário e o Jardim Nova Santa Paula, há muito tempo oferece risco aos pedestres. As reclamações de moradores e estudantes que por ali transitam motivou o vereador Lineu Navarro (PT) a solicitar à Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura que realize a reforma de toda a base de sustentação deste local e do piso da mesma. “Os moradores da região, particularmente centenas de estudantes, que utilizam diariamente desta passarela vêm há muito tempo alertando da possibilidade de desabamento desta passarela”, ressalta Lineu.

A estrutura de sustentação da passarela está comprometida, particularmente de um dos lados, onde a coluna e as paredes laterais estão rompidas e caídas na água. Tal situação levou à recente interdição da passarela, o que foi feito com manilhas para evitar o trânsito de pedestres. “Mas essa ação não está funcionando, porque as pessoas estão pulando estes obstáculos, o que oferece o risco à integridade de todos”.

De acordo com o vereador, também é necessária a reconstrução da sustentação da ‘boca’ da galeria de água pluvial, situada na margem direita do córrego, que está suspensa sem nenhuma sustentação.

Lineu ainda solicitou ao Secretário de Conservação e Qualidade Urbana a poda das árvores situadas entre o córrego e a rua Benedita Stal Sodré, pois como estão muito grandes, acabam por deixar impenetrável a iluminação da rua na área, trazendo insegurança aos moradores, particularmente porque o estacionamento dos veículos só é permitido de um lado.

Publicado em Política

RIO DE JANEIRO/RJ - O Banco do Brasil (BB) teve lucro líquido ajustado recorde de R$ 37,9 bilhões em 2024, com crescimento de 6,6% em relação a 2023. Segundo balanço divulgado pela instituição financeira, apenas no quarto trimestre, o lucro totalizou R$ 9,6 bilhões, alta de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o BB, o crescimento no lucro pode ser explicado pelo crescimento na margem financeira bruta (+11,2%), das receitas de prestação de serviços (+4,9%) e pela contenção das despesas administrativas, que cresceram 4,4% no ano passado e subiram menos que a inflação.

 

Carteira de crédito

A carteira de crédito ampliada do Banco do Brasil encerrou 2024 com saldo de R$ 1,3 trilhão, alta de 15,3% em relação a 2023. Os destaques foram as operações com pessoas físicas, com empresas e com o agronegócio.

Em relação às pessoas físicas, a carteira de crédito ampliada cresceu 7,3% no ano passado, somando R$ 336 bilhões. A expansão foi influenciada pela carteira de crédito consignado, que cresceu 9,8% no ano passado. A carteira de crédito para pessoas jurídicas totalizou R$ 461,1 bilhões, com alta de 18% em 12 meses.

A carteira ampliada do agronegócio somou R$ 397,7 bilhões, batendo o recorde registrado em 2023. O crescimento totalizou 2,9% em relação ao trimestre anterior e 11,9% em 12 meses. O BB manteve a liderança no crédito ao segmento.

A carteira de negócios sustentáveis, que engloba os empréstimos a projetos com impacto social e ambiental positivo, somou R$ 386,7 bilhões no ano passado, com alta de 12,7% em 12 meses. O montante corresponde a 30% do crédito total do banco.

 

Inadimplência

O índice de inadimplência acima de 90 dias das operações de crédito do banco ficou em 3,32% em dezembro de 2024, alta em relação aos 2,92% registrados no fim de 2023. Segundo o BB, a elevação decorreu principalmente do segmento de agronegócio, afetado por desastres climáticos no ano passado.

Com a inadimplência maior, a despesa com a provisão (reserva) para créditos de liquidação duvidosa subiu 16,9% no ano passado.

 

Receitas e despesas

As receitas com prestação de serviços cresceram 4,9% em 2024, totalizando R$ 35,5 bilhões. Os destaques foram os segmentos de consórcios (+17,4%); rendas do mercado de capitais (+16,7%); administração de fundos (+11,6%); e seguros, previdência e capitalização (+10,4%).

As despesas administrativas somaram R$ 37 bilhões, alta de 4,4% no ano passado, abaixo da inflação acumulada no ano passado e dentro das projeções do banco, que variavam entre 5% e 7%.

O BB também divulgou as projeções para 2025. Para este ano, a instituição prevê lucro líquido ajustado entre R$ 37 bilhões e R$ 41 bilhões, expansão de 5,5% a 9,5% na carteira de crédito. As receitas com prestação de serviços deverão ficar entre R$ 34,5 bilhões e R$ 36,5 bilhões; e os gastos administrativos, entre R$ 38,5 bilhões e R$ 40 bilhões.

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Economia

RIO DE JANEIRO/RJ - As produções de "Dona de Mim" e "Êta Mundo Melhor", próximas novelas das sete e das seis, respectivamente, avaliam os impactos causados por incêndio que atingiu os estúdios da Globo no Rio.

O UOL apurou que incêndio causa preocupação em parte da equipe de "Dona de Mim", substituta de "Volta por Cima", devido a estimativa de estreia daqui a dois meses. Trama está prevista para estrear no final de abril e equipe corre contra o tempo para refazer o trabalho perdido.

A cenógrafa Anne Bourgeois, uma das responsáveis por liderar a equipe da trama, recebeu uma mensagem pública da autora Rosane Svartman. "Sobre o incêndio, num dia bem difícil, seguimos e reconstruímos. Anne, talentosa toda a vida, a frente", escreveu a autora.

Já "Êta Mundo Melhor" deve estrear em junho, substituindo "Garota do Momento", que já havia sido esticada em 12 capítulos pela emissora. A trama é de época e precisa de uma cenografia especial para isso.

As cidades cenográficas das duas novelas estavam quase prontas, confirmou a Globo em comunicado. Um cenário da série de humor 'Tô de Graça', que já estava em operação, também foi atingido.

 

FOLHAPRESS

Publicado em TV

SÃO PAULO/SP - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tripudiou na quinta-feira (20) sobre a possibilidade de ser preso após julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal), o que pode ocorrer ainda neste ano. "O tempo todo [é] 'vamos prender o Bolsonaro'. Caguei para a prisão."

Esta foi a primeira declaração dele após a apresentação da denúncia pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob a acusação de liderar uma trama de golpe em 2022. Os crimes incluídos na denúncia somam penas que podem se aproximar de 50 anos de prisão.

A fala de Bolsonaro ocorreu durante o Primeiro Seminário de Comunicação do PL, com militantes e parlamentares em Brasília. Bolsonaro diz que não há liberdade de expressão no Brasil e nega golpe.

Ele disse ainda ter sido um "golpe da Disney", em referência ao fato de ele estar em Orlando (Estados Unidos) durante os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

"Para mim, seria muito mais fácil estar do outro lado junto, com a dona Michelle, aproveitando a vida. Mas não poderia continuar vendo meu país se deteriorar, se acabar, se afundar. Um país onde se rouba esperança do seu povo. O tempo todo [é] 'vamos prender o Bolsonaro'. Caguei para a prisão", disse, sob aplausos.

Ele disse que há condenados a devolver bilhões, que firmaram delações premiadas, além de empresários com acordos de leniência, que não estão presos. "Alguns acham 'ah, fica quieto', [mas] não tem como ficar quieto perto do estuprador. Se ficar quieto, vai adiantar alguma coisa ou vai dar mais prazer ainda [para o estuprador]?", prosseguiu.

O ex-presidente falou ainda que não há nada contra ele, apenas narrativas que foram por água abaixo, segundo disse. "Investiram pesadamente nesta última, golpe. Geralmente quem dá golpe é quem ganha, o golpista não perde, ou se perde, ele está lascado. O duro é quando você é golpeado e te acusam de dar golpe. Devem ter prazer, né, 38 anos de cadeia", disse.

Em sua fala, ele criticou Alexandre de Moraes, do STF (Supremo tribunal Federal), de forma indireta, a quem chamou de "semideus" e "rei dos inquéritos". O magistrado é relator de inquéritos na Corte que tem Bolsonaro na mira, como o do golpe.

Ele voltou ainda a falar de uma apuração sobre suposta irregularidade nas urnas eletrônicas em 2018, o que já levou à sua inelegibilidade pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por atacar o sistema eleitoral. No evento do PL nesta quinta, Bolsonaro disse à plateia: "Mas vocês acham que em 2018 teve fraude na minha eleição ou não?", a que gritaram que teve.

O ex-presidente criticou Lula em seu discurso, reforçou a crítica ao preço dos alimentos, como ovo e café. Ele fez ainda um chamado para que seus apoiadores compareçam a Copacabana (Rio Janeiro) em 16 de março para pedir por anistia aos presos pelo 8 de janeiro.

Bolsonaro não mencionou uma eventual candidatura em 2026 à Presidência, mas disse: "Para 2026, me deem 50% da Câmara dos Deputados e 50% do Senado que eu mudo o destino do Brasil. Brasil, acima de tudo, Deus acima de todos", encerrou sua fala com um grito de "ihu".

Como mostrou a Folha de S.Paulo, o ex-presidente vai insistir no discurso de sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2026 e na pressão de movimentos de rua e de aliados internacionais após ser denunciado pela PGR sob a acusação de liderar uma trama golpista.

A estratégia visa manter seu capital político enquanto ministros do STF se articulam para julgá-lo ainda neste ano, de forma a evitar uma possível contaminação nas próximas eleições presidenciais.

O ministro Alexandre de Moraes decidiu nesta quarta-feira (19) pela derrubada do sigilo dos depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid na delação premiada com a Polícia Federal, expondo detalhes das acusações do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

O ex-presidente foi acusado na terça (18), junto com outras 33 pessoas, pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, além de participação em organização criminosa.

O objetivo de Bolsonaro é levar a candidatura até o último momento, considerando que passar o bastão para outro nome precocemente poderia enfraquecê-lo nas decisões do campo da direita e diminuir suas chances de reverter potencial prisão e inelegibilidade, em vigor até 2030.

 

 

FOLHAPRESS

Publicado em Política

Stephan Barcha é medalha de ouro individual nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e ficou em 5º lugar nas Olímpiadas de Paris 2024; ele participou da 4ª edição da Clínica de Hipismo Mayara Guião

 

CRAVINHOS/SP - A região de Ribeirão Preto recebeu no último final de semana, a 4ª edição da Clínica de Hipismo Mayara Guião, com a presença do cavaleiro olímpico brasileiro da modalidade de saltos Stephan Barcha, considerado um dos melhores do mundo. O evento ocorreu no Centro Hípico Special Sport Horse (SSH), localizado no Residencial Fazenda Santa Maria, em Cravinhos, e reuniu vários profissionais do esporte de todas as idades e convidados.

Stephan Barcha foi o brasileiro que mais se destacou nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, ficando com o  lugar na modalidade Saltos Individual. O esportista tem 35 anos e coleciona medalha de ouro individual e de bronze por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023.

O Centro Hípico Special Sport Horse (SSH) foi aberto há quatro anos e é uma parceria com a Incorporadora Pereira Alvim. O local é um dos mais renomados da região, com baias confortáveis nas quais os animais recebem terapia com infravermelho, há exercitador coberto para seis cavalos, piquetes de tifton e uma pista equestre de alta performance utilizada nas mais exigentes competições internacionais, além de um tratamento profissional e individualizado para cada animal.

Publicado em Ribeirão Preto

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.