fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 26 Julho 2025
Domingo, 27 Julho 2025 03:26

Feijoada completa para servir no almoço

SÃO CARLOS/SP - Com esta receita magnífica do Canal Culinária em Casa, você vai fazer uma feijoada completa bem prática e rápida, mas não menos saborosa! Perfeita para servir com seus acompanhamentos preferidos, ela traz um caldo grosso, fica bem temperada e serve até 6 pessoas! Confira tudo e não deixe de fazer, pois fará sucesso em sua mesa!

Como fazer feijoada completa

Para a receita de feijoada completa, esquente uma panela de pressão no fogo com o óleo e acrescente o alho amassado, refogando um pouco. Junte a cebola e o pimentão vermelho, misturando e refogando durante 2 minutinhos. Agregue o pacote de pertences para feijoada, a calabresa, o feijão preto, e as folhas de louro, misturando e refogando. Coloque água quente cobrindo tudo, feche a panela com a tampa e, assim que pegar pressão, marque 25 minutos de cozimento. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e saboreie essa maravilha!

Ingredientes da receita de feijoada completa

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picadinha
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 1 pacote de pertences para feijoada picados
  • 1 linguiça calabresa cortada em rodelas
  • 500 g de feijão preto
  • 2 folhas de louro
  • água quente o quanto baste
  • 1 laranja descascada e cortada em cruz ou 1 cenoura descascada e cortada ao meio

Modo de preparo

  1. Leve uma panela de pressão ao fogo com 2 colheres (sopa) de óleo, aqueça e junte 4 dentes de alho amassados, deixando refogar.
  2. Acrescente 1 cebola picadinha e 1 pimentão vermelho picado, mexendo e refogando por 2 minutos.
  3. Junte 1 pacote de pertences para feijoada picados, 1 linguiça calabresa cortada em rodelas, 500 g de feijão preto, e 2 folhas de louro, continuando a mexer e refogar.
  4. Despeje água quente para cobrir tudo, passando dois dedos acima do nível dos ingredientes, tampe e após pegar pressão, conte 25 minutos de cozimento.
  5. Após esse tempo, desligue o fogo, retire a pressão com cuidado, abra a panela, junte 1 laranja descascada e cortada em cruz ou 1 cenoura descascada e cortada ao meio, mexa e deixe cozinhar sem pressão por 5 minutos.
  6. Prontinho! Sirva e delicie-se com sua apetitosa feijoada completa! Bom apetite!

 

ANDRE HOLMO / RECEITA TODA HORA

Publicado em Culinária
Domingo, 27 Julho 2025 02:42

Homem é preso com 200 kg de maconha

PRESIDENTE PRUDENTE/SP - Um homem de 28 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na região do Jardim Humberto Salvador, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Na ação, a Polícia Militar apreendeu cerca de 200 quilos de maconha após flagrar o suspeito recebendo os tijolos da droga de outro traficante.

Uma equipe do 8° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) estava em patrulhamento quando viu um homem entregar uma sacola para um motorista. Quando os dois perceberam a presença da viatura, tentaram fugir, sendo que um deles estava em um carro e outro em uma motocicleta.

O que estava com a moto conseguiu fugir, já o motorista foi abordado alguns metros a frente. No veículo dele, foram encontrados tijolos de maconha que o suspeito entregaria em uma residência. 

Os militares foram até o local, que estava desabitado, e encontraram outros 229 tijolos do entorpecente, totalizando mais de 200 quilos. 

Além das drogas, balança de precisão, plásticos, cartão, celular e o carro do suspeito também foram apreendidos. Ele foi encaminhado à Delegacia Seccional de Presidente Prudente, onde permaneceu preso por tráfico de drogas.

Publicado em Outras Cidades

IBATÉ/SP - A Prefeitura Municipal de Ibaté, por meio da Secretaria de Planejamento Ambiental Urbano e Rural, lançou oficialmente o Programa “Adote um Verde”, iniciativa que tem como objetivo envolver a sociedade na preservação de áreas verdes públicas da cidade.

O programa permite que empresas, instituições, escolas, ONGs, entidades religiosas, clubes de serviço e cidadãos em geral adotem espaços como praças, parques, rotatórias, canteiros centrais e áreas verdes institucionais, contribuindo diretamente para a manutenção, conservação e segurança desses locais.

Ao aderir ao programa, o adotante assume a responsabilidade por manter a área limpa e cuidada, com corte de grama, poda de árvores e retirada de lixo, executar melhorias como plantio de mudas, instalação de bancos e lixeiras, com prévia autorização da Prefeitura, além de promover ações de educação ambiental ou instalar sinalizações com orientações ecológicas e instalar uma placa padronizada com a identificação do adotante.

Também faz parte do compromisso, comunicar irregularidades à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e respeitar todas as normas ambientais e urbanísticas em vigor.

Importante destacar que o termo de adoção não gera vínculo trabalhista, sendo todas as ações realizadas dentro dos parâmetros legais.

Como participar:

1. Escolher uma área verde pública disponível;

2. Apresentar a proposta à Secretaria de Planejamento Ambiental Urbano e Rural;

3. Assinar o Termo de Compromisso com a Prefeitura;

4. Instalar a placa de identificação oficial;

5. Iniciar o cuidado e preservação do espaço.

Com o “Adote um Verde”, Ibaté avança na promoção da sustentabilidade urbana, valorizando os espaços públicos e incentivando a participação cidadã na construção de uma cidade mais verde, limpa e acolhedora.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Planejamento Ambiental Urbano e Rural pelo número 3343-9800.

Publicado em Ibaté

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho é lembrado neste domingo, 27 de julho

 

SÃO CARLOS/SP - O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), registrou a Taxa de Frequência (TF) média de 5,54 de 2023 a 2025. A TF é um indicador utilizado em saúde e segurança do trabalho para mensurar a quantidade de acidentes com afastamento a cada milhão de horas-homens trabalhadas. Esse resultado é mais favorável do que a média do setor hospitalar, estimada em 8,67, segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP).

Essa taxa é um indicador da eficiência das medidas de segurança e saúde ocupacional e pode variar entre diferentes hospitais e setores. Quanto menor a TF, maior o controle e a eficácia na gestão dos riscos ocupacionais. O HU-UFSCar registrou, entre o primeiro semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2025, variação entre 2,41 e 9,0 da TF.

"Esses resultados evidenciam o compromisso contínuo do HU-UFSCar com a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro, priorizando a saúde, a integridade e o bem-estar de todos os seus trabalhadores", afirma o Chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Guilherme Canesin.

Quase 26 mil (25.732) afastamentos de trabalho do tipo acidentário registrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são relativos às atividades de atendimento hospitalar. O número representa 3,84% dos afastamentos do País e fica atrás somente das atividades de transporte rodoviário de carga, com 4,04%, segundo dados divulgados pelo Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, uma ferramenta do Ministério Público do Trabalho. 

Em relação aos afastamentos não acidentários, as atividades de atendimento hospitalar também estão em segundo lugar, com mais de 337 mil (337.510) afastamentos, de 2020 a 2024, registrando 4,38% do total, atrás dos afastamentos da administração pública em geral, com 5,98%. 

Entre os acidentes registrados - com ou sem afastamento -, os casos mais prevalentes no HU-UFSCar foram os causados por materiais perfurocortantes. Por isso está sendo feita uma campanha no Hospital, referenciando a prevenção de acidentes com perfurocortantes com a comunidade interna, orientando quanto ao descarte, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o que fazer em caso de acidentes. 

Neste dia 27 de julho é lembrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data celebra os 53 anos da criação das Portarias nº 3.236 e 3.237, de 27 de julho de 1972, que instituíram o Programa Nacional de Valorização do Trabalhador. A data tem como objetivo reduzir os índices de acidentes, doenças ocupacionais e fatalidades. 

"Essa data simboliza o compromisso com a segurança, a saúde e a vida dos trabalhadores. É uma oportunidade para reforçarmos a importância de ambientes laborais seguros, da prevenção de riscos e da valorização da saúde ocupacional", finalizou Canesin.

Rede Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da Saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

DESCALVADO/SP - Descalvado recebe em agosto/2025 o projeto CONECTA BRASIL, que prevê oficina gratuita com a proposta de unir cultura e tecnologia. O objetivo é aproximar jovens de 14 a 18 anos, para cocriarem e desenvolverem jogos eletrônicos, visando educar e transmitir de forma lúdica, informações relevantes sobre história, cultura e estilo de vida.

O projeto segue o conceito de Edutainment ou Edutretenimento – metodologia que utiliza o entretenimento como ferramenta para promover o aprendizado. Trata-se de oficinas de criação de conteúdo cultural e histórico por meio da construção de aplicativos para tablets, smartphones, tendo como formato final a criação de jogo online.

“O Conecta Brasil” busca promover entre os participantes, acesso à cultura/informação e a novas tecnologias, por meio do entretenimento digital, explica Patricia Tomiatti, responsável pelo projeto na MR2 Cultural.

Serão três ciclos de oficinas com quatro módulos de 10 horas cada um, somando 40 horas de treinamento, de 04 a 15 de agosto/2025, com 20 vagas disponibilizadas para Descalvado/SP.

Considerando que o projeto, já passou por Bom Sucesso de Itararé/SP, Analândia/SP e agora chega a Descalvado/SP, totalizaremos 60 jovens beneficiados, três jogos desenvolvidos, um professor responsável de cada núcleo treinado em novas tecnologias, podendo multiplicar o conhecimento adquirido.

Além da oficina, o aluno destaque de cada turma receberá um treinamento individual.

Ao término de cada oficina, serão doados 5 computadores para cada instituição beneficiária do projeto, contemplando as três localidades: Bom Sucesso de Itararé, Analândia e Descalvado/SP.

O projeto prevê ainda o lançamento dos aplicativos para as comunidades locais, com intuito de reunir outros alunos na mesma faixa etária, para que mais jovens sejam impactados. No dia do lançamento, há palestra sobre novas tecnologias, aberto ao público em geral.

O projeto Conecta Brasil é realizado pela MR2 Cultural, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e Comércio do Governo do Estado de São Paulo, via Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS), com apoio da Think Projetos. Tem como parceiro em Descalvado, a EMEF PROFª EDNA MARIA DO AMARAL MARINI e o patrocínio da MINERAÇÃO JUNDU LTDA.

As vagas são direcionadas para jovens de 14 a 18 anos, por meio de inscrição na escola que irá receber o projeto. As vagas são limitadas.

Projeto Conecta Brasil

Local:  EMEF PROFª EDNA MARIA DO AMARAL MARINI

Endereço:  Rua Padra Jeremias José Nogueira, 93 – São Sebastião – Descalvado/SP

Data do evento: de 04 a 15/08/2025

Horário: das 14h às 18h

Contato:  Renata (19) 99890-0950

 

Publicado em Outras Cidades
Domingo, 27 Julho 2025 02:06

Governo de SP entrega nova escola em Itu

ITU/SP - O Governo de São Paulo entregou o novo prédio da Escola Estadual Professor João Antônio Motta Navarro, em Itu. A unidade de ensino vai atender 402 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que, até o primeiro semestre deste ano, estudavam em um prédio compartilhado com colegas da rede municipal. A partir de agora, a escola estadual passa a integrar o Programa de Ensino Integral, com jornada diária de nove horas, e ganhou um espaço moderno, amplo e equipado para atender à nova demanda pedagógica.

“Estamos transformando a educação em São Paulo com investimentos concretos. A entrega dessa nova escola em Itu representa mais do que uma obra: é um passo importante rumo a uma educação pública de excelência, com estrutura moderna, ensino integral e mais oportunidades para nossos jovens”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

Com investimento de R$ 12 milhões em obras e mobiliário, a nova edificação escolar conta com mais de 3.000 m² de área construída. A unidade tem 12 salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, laboratórios de química e biologia e de matemática e física, sala de material pedagógico e quadra de esportes coberta. Também foram autorizadas obras escolares que somam R$ 15,2 milhões na região.

O secretário da Educação, Renato Feder, ressalta que a entrega vai possibilitar a realização de atividades essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. “A Secretaria da Educação tem se dedicado a criar projetos e espaços para que as escolas estejam cada vez mais atrativas. Temos laboratórios e espaços para o conforto e aprendizado dos nossos estudantes. Nesta unidade de ensino, por exemplo, temos o curso técnico de administração, e tenho certeza que estar em uma escola maior também será decisivo para a evolução desses alunos.”

Além do governador Tarcísio de Freitas e do secretário Renato Feder, o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fabricio Moura Moreira, o dirigente de ensino da região de Itu, professor Fábio Alexandre da Conceição, e outras autoridades acompanharam a inauguração.

O presidente da FDE destacou que as intervenções são fundamentais para garantir boas condições de infraestrutura nas escolas do estado. “Dando continuidade ao nosso compromisso de ampliação da rede estadual de ensino, em especial na oferta de mais escolas em tempo integral, a FDE tem a satisfação de entregar essa nova escola, fruto de um trabalho de parceria entre o governo do estado de São Paulo e a prefeitura de Itu. Queremos deixar nossas escolas cada vez melhores, em condições mais adequadas para receber os estudantes, para que eles possam desenvolver suas atividades.”

Um novo futuro

De volta às aulas, estudantes se disseram surpresos com as novidades na escola. O retorno das férias, segundo eles, marca um novo momento. “Escola nova, vida nova. Com essa estrutura nova, vamos agora nos adaptar ao modelo integral, e isso é uma mudança que veio para o bem”, disse Elisabete Rosa da Silva, aluna do nono ano. “As aulas serão mais elaboradas e mais dinâmicas e nossa convivência vai ser melhor.”

Para o estudante da primeira série do Ensino Médio, Jair de Melo Alves, o formato integral vai ser fundamental para seus estudos. “Só anotações não bastam. É preciso colocar o conhecimento em prática e vamos poder fazer isso com mais tempo na escola.”

O diretor da Escola Estadual Motta Navarro, Adilsom Sérgio Benedetti, está à frente da unidade há três anos. Ele conta que a construção de um prédio novo traz outras possibilidades para os estudantes. “O antigo prédio só nos permitia atender aos estudantes em meio período. Com os laboratórios, nossos estudantes terão acesso a novas experiências, poderemos organizar atividades mais lúdicas, a sala dos professores tem mais espaço, temos uma sala para o nosso grêmio e, além disso, temos uma quadra de esportes incrível, com espaços laterais fechados, que propicia que as aulas de educação física ocorram mesmo em dias de chuva”, diz Benedetti.

Na região administrativa de Sorocaba, 245 escolas já foram beneficiadas, com mais de R$ 184 milhões em investimentos. Isso significa melhoria direta para cerca de 95 mil alunos em 61 cidades da região.

O governador encerrou o primeiro dia da Caravana 3D na região de Sorocaba com a entrega de leitos de cuidados prolongados no Hospital Estadual Especializado em Reabilitação “Dr. Francisco Ribeiro Antes”, também em Itu. Foram inaugurados 38 leitos, que contaram com mais de R$ 1,8 milhão investidos em reforma, equipamentos e mobiliário.

Referência no diagnóstico de hanseníase, o hospital também se destaca como ponto de contrarreferência para o acompanhamento de pacientes egressos da doença e para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas. A unidade integra ainda o cenário da saúde pública como campo de ensino, pesquisa, formação profissional e ações de capacitação.

Com perfil de longa permanência, a unidade presta atendimento exclusivo a uma população residente e institucionalizada. Atualmente, acolhe 59 moradores da área comunitária egressos da hanseníase, 42 pacientes também egressos da doença, residentes em enfermarias, e outros 123 pacientes com deficiências múltiplas, igualmente internados na unidade.

 

 

Governo de SP

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - Empresas brasileiras de diferentes setores que exportam para os Estados Unidos estão sendo impactadas pelas novas tarifas anunciadas pelo governo norte-americano. A medida, que entra em vigor no dia 1º de agosto, levou à paralisação temporária de atividades industriais, férias coletivas e redirecionamento de exportações.

Em matéria transmitida pelo Jornal Nacional, em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma siderúrgica que produz ferro gusa interrompeu as atividades na tarde desta sexta-feira (25). O supervisor do setor de carvão, Elton Silva, coordenou o último carregamento de minério de ferro antes da paralisação. “Não é um momento muito legal. A gente sai de férias, infelizmente, umas férias meio forçadas, não é umas férias programadas. A gente sai com pesar, com preocupação”, afirmou.

O serviço de manutenção da fundição segue até domingo (27), quando o forno será totalmente desligado. Carlos Alberto Souza, operador de sistemas de abastecimento, também foi incluído nas férias coletivas. “Quando é uma férias programadas você administra as coisas: posso viajar, posso pescar, posso passear com esposa, com filhos, mas uma férias assim, a gente tem que ficar em casa mesmo aguardando”, disse.

A percepção é formada a uma semana do prazo programado para as sobretaxas entrarem em vigor, em 1º de agosto. O governo dos EUA prepara um decreto para instituir a medida.

Folhapress | 07:45 - 26/07/2025

Essa siderúrgica é uma das várias em Minas Gerais que suspenderam a produção de ferro gusa — insumo utilizado na fabricação de aço e ferro fundido, com aplicação na indústria e na construção civil. A decisão foi motivada pela mudança tarifária anunciada pelo ex-presidente Donald Trump, que impõe novas taxas sobre produtos brasileiros.

“Hoje a minha produção aqui é 80% exportado para os Estados Unidos, e o comprador lá do nosso material nos pegou de surpresa na segunda-feira anunciando a suspensão das entregas. Produzir material para ficar no chão sem ter um comprador não justifica, por isso a paralisação”, explicou o empresário André Ribeiro, dono de uma das usinas afetadas.

Segundo João Pedro Revoredo, mestre em economia pela UFMG, os empresários estão buscando alternativas para reduzir prejuízos. “Os agentes, eles respondem às informações que têm, né? Por agora o que ele sabe é que vai ter essa tributação na semana que vem, essa tributação adicional, o que penaliza o negócio deles. A partir desse primeiro momento, ele está querendo se precaver. Já é possível observar alguns efeitos, ainda que incipientes, como, por exemplo, férias coletivas”, destacou.

O ferro gusa é um dos principais produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Até junho de 2025, o volume dessas exportações superou US$ 600 milhões.

Em Mato Grosso do Sul, produtores de carne redirecionaram os embarques que iriam para os EUA para mercados como China, Sudeste Asiático e Oriente Médio. O sindicato local informou que a tarifa de 50% anunciada pelo governo americano inviabiliza a continuidade das exportações.

Em Santa Catarina, uma empresa do setor madeireiro com 60 anos de atividade adotou férias coletivas por tempo indeterminado, pela primeira vez, por falta de compradores. “A gente está aguardando o posicionamento de ambos os governos. Acredito que deva existir bom senso neste momento para preservar os empregos que possa dar continuidade aos negócios o mais rápido possível”, declarou João Jairo Canfield, CEO do Grupo Ipumirim.

 

 

por Guilherme Bernardo

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - O vereador Lineu Navarro (PT) acaba de protocolar requerimento solicitando a realização de uma Audiência Pública na Câmara para tratar da adesão de São Carlos ao Programa UniversalizaSP. Criado pelo governador Tarcísio de Freitas, este programa bancará todos os estudos técnicos, financeiros e jurídicos, para que os municípios do interior paulista que possuem autarquias ou empresas públicas de saneamento formem consórcios municipais regionalizados e depois entreguem à iniciativa privada os serviços de saneamento básico.

Segundo Lineu, o programa, que fala de “universalizar” os serviços, é muito claro em executar estudos e ações que levam à privatização destas empresas. “Qual a razão de São Carlos, que já tem índices de entrega de água potável à nossa população e de coleta e tratamento de esgoto muito superiores ao estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento, participar deste programa? Na verdade, o objetivo do UniversalizaSP é colaborar com a formatação dos processos de licitação destes serviços, entregando-os à iniciativa privada”.

Lineu exemplifica que a cidade de Campinas, onde o prefeito não pretende privatizar os serviços operados pela Sanasa, saiu deste programa ao constatar seus reais objetivos. Por outro lado, quase 300 cidades dos mais diferentes países, como Paris, Berlim, La Paz, Buenos Aires, entre outras, ao “sentir na pele” os efeitos danosos da privatização – aumento das tarifas e piora na qualidade dos serviços, voltaram atrás, remunicipalizando os serviços de água e esgoto. 

A privatização da Sabesp já trouxe os primeiros resultados negativos, com aumento das tarifas, fim de isenções a hospitais, desestruturação dos setores técnicos e o lançamento recente de milhões de litros de esgoto in natura nas águas do Rio Tietê. 

“A água é um bem essencial à vida e suporte para o cumprimento de vários outros direitos humanos, portanto a sua fonte, tratamento e distribuição devem ser mantidos sob o domínio do Poder Público e não usadas para o lucro do setor privado. Com este programa, Tarcísio quer continuar sendo o promotor e o corretor dos negócios do saneamento no Estado de São Paulo”, afirmou Lineu.

“Senhor Netto Donato, o senhor tem que dar explicações e transparência ao fato de São Carlos ter aderido ao Programa UniversalizaSP? Sua intenção é privatizar o SAAE? Mudou de posicionamento do que afirmava no processo eleitoral?”.

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.