BRASÍLIA/DF - A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 4,89% para 4,91% este ano. A estimativa está no Boletim Focus de segunda-feira (11), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Com a guerra no Oriente Médio pressionando o preço dos combustíveis e a inflação, a previsão para o IPCA deste ano foi elevada pela nona semana seguida, estourando o intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC.
Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.
Em março, a alta dos preços em transportes e alimentação fez a inflação oficial do mês fechar em 0,88% – ante 0,7% em fevereiro. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 4,14%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para 2027, a projeção da inflação permaneceu em 4%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,64% e 3,5%, respectivamente.
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na última reunião, na semana passada, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, pela segunda vez seguida, apesar das tensões em torno da guerra no Oriente Médio.
De junho de 2025 a março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. O Copom voltou a cortar os juros na reunião passada, num cenário de queda da inflação. No entanto, a guerra no Oriente Médio, que se refletiu no aumento dos preços de combustíveis e de alimentos, dificulta o trabalho do Copom.
Em ata, o colegiado não deu pistas sobre a evolução dos juros. No documento o BC informou que está monitorando o conflito e os efeitos de um possível prolongamento sobre a inflação.
O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nos dias 16 e 17 de junho.
Nesta edição do Focus, a estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica até o fim de 2026 permaneceu em 13% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida para 11,25% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 10% ao ano.
Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, o que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Quando a Taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 1,85%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) variou de 1,75% para 1,76%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.
Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, de acordo com o IBGE. Com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária, o resultado representa o quinto ano seguido de crescimento.
No Focus desta semana, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,20 para o final deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,30.
AGÊNCIA BRASIL
BRASÍLIA/DF - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que reconhece o estágio feito pelo estudante como experiência profissional. De acordo com o despacho, publicado na segunda-feira (11) no Diário Oficial da União, o texto desconsidera o caráter pedagógico complementar à formação educacional do estágio e compromete critério de seleção de concursos públicos.
A proposta foi aprovada em abril pelo Congresso Nacional e determinava ao Poder Público a responsabilidade de regulamentar as hipóteses em que o período de experiência profissional de estágio valerá para provas de concursos públicos.
Para a Presidência, a proposição legislativa é inconstitucional, porque a previsão de regulamentação genericamente atribuída ao Poder Público promove a centralização de competência exclusivamente no presidente da República, em violação à autonomia dos entes federativos e à independência dos Poderes.
O veto foi baseado em manifestações dos ministérios da Educação, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Advocacia-Geral da União.
Ao apresentar a proposta, o autor, deputado Flávio Nogueira (PT-PI), argumentou que a falta de experiência profissional é uma das dificuldades daqueles que estão em busca do primeiro emprego e que o projeto visa a preencher essa lacuna.
AGÊNCIA BRASIL
Aprefeitura de São Paulo revelou, nesta sexta-feira (8), novidades da Virada Cultural 2026, que acontece nos dias 23 e 24 maio. Entre os destaques estão apresentações de artistas consagrados nacionais e internacionais, desfiles das escolas de samba campeãs do carnaval e sessões de cinema acessíveis para pessoas com deficiência.
SÃO PAULO/SP - A expectativa é reunir 4,8 milhões de pessoas ao longo de 24 horas de programação ininterrupta, movimentando mais de R$ 500 milhões na economia paulistana e gerando mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Artistas consagrados se apresentarão em 21 palcos distribuídos por todas as regiões da cidade. No centro são cinco palcos com apresentações de Seu Jorge, Marina Sena, Gaby Amarantos e Joelma. A região também terá o palco mulheres, com apresentações de Catto, MC Luana, Ebony, Urias, e AJULIACOSTA.
Na zona leste serão seis palcos com presença de Thiaguinho, Michel Teló, Luisa Sonza, Marcelo Falcão e Vitor Kley. Na zona norte são dois palcos com Sidney Magal, Wanessa Camargo e Titãs.
Na zona sul haverá nove palcos com participação de Péricles, Gustavo Mioto, Duquesa e Tasha & Trace. Na zona oeste o palco rock reúne CPM22, Biquini Cavadão, Edu Falaschi, Black Pantera e a banda Matanza.
Uma das novidades deste ano são as apresentações internacionais. A banda 1VERSE, da Coreia do Sul, se apresenta no Bom Retiro. Também integra a programação artistas como Manu Chao (França/Espanha), as Orquestras Poly-Rythmo de Cotonou (Benin) e Western Standard Time Ska (USA), Scientist Feat. JAH9 (Reino Unido e Jamaica), Edna Martinez (Colômbia) e Nyege Nyege (Uganda/Tanzânia/Holanda).
As três escolas de samba vencedoras do Carnaval 2026 de São Paulo também marcam presença, com Mocidade Alegre, no Anhangabaú; Império da Casa Verde, na Freguesia Brasilândia, e Tucuruvi, na Parada Inglesa.
Além dos shows, a programação inclui centros culturais, bibliotecas e teatros com música, dança, literatura e circo. Haverá ainda ações em instituições parceiras como Sesc, Masp, Fiesp, instituto Moreira Salles, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa e outros.
por Agência Brasil
BARRETOS/SP - As cidades de Batatais, Cristais Paulista, Nuporanga, Patrocínio Paulista e Sales Oliveira foram selecionadas para participar da primeira etapa do Revelando SP, maior festival da cultura tradicional paulista. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de maio, no Recinto Paulo de Lima Correa, em Barretos, a partir das 10h30. A entrada é gratuita. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o evento conta com correalização da Prefeitura da Estância Turística de Barretos e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Batatais será representada pela Cachaça Artesanal João Roberto. Já Cristais Paulista levará o Café Santucci - Cultura em Grãos. Nuporanga participará com o Artesanato Nuporanga. Patrocínio Paulista será representada pelo Rancho do Valle - Arroz no Arado e Sanduíche Caipira. Já Sales Oliveira leva Artesanato em Madeira e Cutelaria.
A programação artística contará ainda com shows de Almir Sater, da cantora Fernanda Costa, das duplas Luiz Gustavo & Guilherme e Durval & Alladin e da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos.
Ao todo, o evento vai receber 98 participantes, de 53 municípios e 15 diferentes regiões administrativas do estado. São expositores da culinária tradicional e do artesanato, manifestações artísticas e exposições. Os visitantes também terão a oportunidade de realizar atividades artesanais, como a experiência de produzir a própria peça em cerâmica em torno com um oleiro.
SERVIÇO
Evento: Revelando SP – Barretos
Data: De 15 a 17 de maio, a partir das 10h30
Local: Recinto Paulo de Lima Correa (Av. Vinte e Três – Centro)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Álbum de Maik Oliveira e Rafael Esteves apresenta as possibilidades sonoras do bandolim, um dos instrumentos mais emblemáticos da música brasileira, mesclando choro com música instrumental e de câmera.
TATUÍ/SP - No dia 15 de maio, sexta, às 18h, o Conservatório de Tatuí, recebe o show de lançamento do álbum Dobras do Banduo, duo formado pelos bandolinistas Maik Oliveira e Rafael Esteves. A apresentação, gratuita, ocorre no Grande Salão Villa-Lobos e conta com participação especial de Victor Guedes (violão tenor).
A apresentação oferece acessibilidade: intérprete de Libras, audiodescrição, espaços reservados e mediação para o acolhimento de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.
Esse trabalho integra o projeto Banduo - O Bandolim e Suas Texturas, lançado pelo duo, em 2025, no qual exploram as possibilidades sonoras do bandolim. Com direção musical de Alisson Amador, o álbum apresenta 10 faixas inéditas, entre composições próprias e de outros autores, feitas especialmente para o Banduo. Os arranjos trazem assinaturas de quatro instrumentistas, referências na cena contemporânea - Edmilson Capelupi, Milton Mori, Marcílio Lopes e Alisson Amador, além do próprio Rafael Esteves.
Nesse dueto, o virtuosismo de Maik Oliveira e Rafael Esteves é aplicado às possibilidades do bandolim, mesclando influências do choro com o instrumental brasileiro e a música de câmara (com destaque para J.S. Bach) em busca de sonoridades inovadoras e potentes. O flerte com a música camerística traz uma singularidade muito em virtude da formação inusitada de dois bandolins. Os músicos ressaltam a importância desse encontro sonoro de dois instrumentistas que começaram tocando samba e pagode na periferia de São Paulo - Maik em São Bernardo do Campo e Rafael em Guarulhos - até iniciarem no universo do choro. E agora, o encontro com Alisson Amador, músico de formação clássica, natural de Heliópolis, que chegou para contribuir, inicialmente como professor de rítmica, chegando à direção musical pela sintonia identitária com os artistas e com o trabalho do Banduo.
Maik Oliveira é bandolinista com mais de 20 anos de trajetória. Tocou com nomes como Inezita Barroso, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nilze Carvalho, Eduardo Gudin, Sérgio Reis e Rolando Boldrin. Foi aluno de Jane do Bandolim, Edmilson Capelupi, Silvia Góes e Luizinho 7 Cordas. Atualmente tem seu trabalho solo, Maik Oliveira e Regional, e integra os grupos de Marina de la Riva e Paula Sanches.
Rafael Esteves é bandolinista, educador, compositor e arranjador. Venceu o Festival Jorge Assad com o Quarteto Pizindim, com o qual se apresenta em unidades do Sesc e outros circuitos culturais. Como solista, já atuou com a OCAM-USP e com grandes nomes da música brasileira como Dona Ivone Lara, Monarco, Almir Guineto e Péricles.
O projeto Banduo - O Bandolim e Suas Texturas foi realizado com recursos do edital PNAB 24/2024 de Gravação e Lançamento de Álbum Musical Inédito, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural - ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; e do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Serviço
Show/lançamento: Banduo - Dobras
Data: 15 de maio de 2026 - Sexta, às 18h
Ingressos: Gratuitos – Sem distribuição de ingressos.
Duração: 60 min. Classificação: Livre.
Local: Conservatório de Tatuí
Grande Salão Villa Lobos
Rua São Bento, 415 – Centro. Tatuí/SP.
Tel.: (15) 3205-8445
Banduo na rede: https://www.instagram.com/
Linktree: https://linktr.ee/obanduo
Ouça o disco: https://linktr.ee/obanduo
ARARAQUARA/SP - A equipe da Locomotiva Rugby Araraquara esteve em São José do Rio Preto no último sábado para a disputa da segunda etapa do Cisisp Sevens, competição tradicional do rugby paulista na modalidade de sete jogadores.
Com apoio da Fundesport um elenco renovado, a Locomotiva enfrentou partidas intensas e equilibradas ao longo do torneio, mostrando muita entrega, dedicação e evolução dentro de campo. A participação serviu também como importante oportunidade de desenvolvimento para o grupo, principalmente para as atletas mais novas da equipe.
Um dos destaques da etapa foi justamente o crescimento das novatas, que ganharam mais confiança durante os jogos e passaram a se soltar mais em campo, entrando cada vez mais no ritmo competitivo da modalidade.
Além dos resultados, a competição marcou mais um passo no processo de fortalecimento e renovação da equipe araraquarense, que segue investindo na formação de atletas e na consolidação do rugby feminino da cidade.
Com o encerramento da participação no circuito Sevens, a Locomotiva agora volta as atenções para um novo desafio na temporada: o Campeonato Paulista de Rugby XV – Série A. A competição traz outra dinâmica de jogo, exigindo ainda mais preparação física, técnica e tática da equipe.
A expectativa é de manter a evolução apresentada nas últimas competições e representar Araraquara com intensidade e orgulho dentro de campo ao longo da temporada estadual.
IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o SENAC São Carlos, está com inscrições abertas para o curso profissionalizante de Lógica de Programação.
As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 15 e devem ser realizadas na Prefeitura Municipal de Ibaté, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
As aulas terão início no dia 18 de maio de 2026 e seguem até 1º de julho de 2026.
O curso será realizado na Escola Neusa Milori Freddi, no laboratório de informática, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30.
A iniciativa é uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir conhecimentos na área de tecnologia.
SÃO CARLOS/SP - Na última sexta-feira (8), a vereadora Cidinha do Oncológico (PP) participou do café de boas-vindas promovido pela Santa Casa de São Carlos aos servidores do Ambulatório Oncológico “Fabiana Chiva de Castro”, que passam a integrar o novo Centro de Oncologia da instituição.
O encontro marcou o início de um novo ciclo para os profissionais da área oncológica e contou com um momento de acolhimento e apresentação da estrutura da Santa Casa, além de informações sobre o funcionamento. Durante a recepção, a parlamentar também realizou uma homenagem aos servidores, com a entrega de placas simbólicas para marcar a continuidade do trabalho desenvolvido pela equipe.
A permanência dos servidores do antigo ambulatório no novo Centro de Oncologia foi garantida por meio de um acordo celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Santa Casa. A medida assegura que profissionais com ampla experiência no atendimento oncológico possam continuar exercendo suas funções no novo ambulatório, agora administrado pela instituição hospitalar.
Para Cidinha, a decisão representa um importante avanço tanto para os trabalhadores quanto para os pacientes que dependem do serviço. Segundo a vereadora, manter a equipe significa preservar conhecimento técnico, experiência e o vínculo construído com a população ao longo de anos de atuação.
“Esses profissionais dedicam grande parte de suas vidas ao cuidado com pacientes oncológicos. Garantir que eles continuem esse trabalho é reconhecer sua importância e, ao mesmo tempo, assegurar que a população siga recebendo um atendimento humano e de qualidade”, destacou a parlamentar.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.