fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Segunda, 11 Mai 2026

SÃO CARLOS/SP - Motoristas de São Carlos devem redobrar a atenção nos próximos dias por conta de interdições programadas em importantes vias da cidade. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana anunciou bloqueios temporários na Rua XV de Novembro e na Avenida Paulista para execução de obras e serviços com equipamentos de grande porte.

Na região central, a Rua XV de Novembro ficará interditada nos dias 12 e 13 de maio, das 7h às 17h, entre as ruas Major Manoel Antonio de Mattos e Totó Leite. O bloqueio será necessário para a desmontagem e retirada da grua utilizada nas obras do empreendimento “Vistas da XV”, operação que contará com o apoio de guindaste.

De acordo com a Secretaria, a intervenção exige a interrupção total do tráfego para garantir segurança durante a movimentação da estrutura e dos equipamentos utilizados no serviço.

Outra alteração importante acontece na Avenida Paulista, nas proximidades do SESC. O trecho entre as ruas Antônio Perez e Pietro Manzini permanecerá interditado entre os dias 12 e 16 de maio, das 7h às 18h.

No local, serão executados serviços de infraestrutura ligados à obra da passarela de pedestres sobre a linha férrea, realizada pela Rumo. As atividades incluem instalação de sistemas de drenagem, construção de caixas de ligação e implantação de bocas de lobo.

As intervenções utilizarão máquinas pesadas, como escavadeiras e caminhões operacionais, exigindo o bloqueio temporário da via durante o período de trabalho.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana recomenda que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência e utilizem caminhos alternativos para evitar congestionamentos e atrasos. Toda a sinalização necessária foi implantada nos dois pontos de interdição para orientar motoristas e pedestres.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - Motoristas que circulam pela região do Jardim Paraíso devem ficar atentos às alterações no trânsito previstas para a noite desta quarta-feira, 13 de maio, durante a realização da Festa da Padroeira da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A programação religiosa começa às 18h30 com a Santa Missa e, na sequência, às 19h, acontece a tradicional procissão luminosa pelas ruas do bairro, reunindo centenas de fiéis em homenagem à santa.

Por conta da movimentação, o Departamento de Trânsito realizará interdições temporárias ao longo do percurso da procissão. O trajeto terá início em frente à igreja, na Rua Dona Maria Jacinta, passando pela Rua Vitor Manoel de Souza Lima, Rua Conselheiro Soares Brandão, Rua Miguel Petroni e Rua Major Júlio Salles, retornando ao ponto de partida.

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana informou que agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos para orientar condutores e garantir a segurança viária durante o evento.

A recomendação é para que motoristas busquem rotas alternativas e mantenham atenção redobrada nas proximidades da celebração, especialmente devido ao aumento no fluxo de pedestres durante a procissão.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos deu início, nesta segunda-feira (11/05), à Semana da Maternidade Atípica 2026, iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. O evento, que segue até o dia 13 de maio, busca oferecer acolhimento, fortalecer vínculos e ampliar a rede de apoio às mães atípicas, além de promover momentos de informação, troca de experiências e cuidado.

Na abertura, realizada no Fundo Social de Solidariedade, o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafinha Almeida, destacou a importância da ação para aproximar famílias e serviços públicos. “Foi um momento muito valioso, com diversas secretarias municipais participando junto com as mães atípicas, para poder ter esse primeiro acolhimento, saber das necessidades e dificuldades que elas enfrentam nos serviços, e assim melhorar. A ideia é levar informação e conhecimento para todas as famílias, para que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.

A programação segue com atividades voltadas ao autocuidado e à alimentação saudável. No dia 12, o destaque é o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, que oferece serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas. Já no dia 13, o encontro “Sabores e Conversas” contará com a participação da nutricionista Marinalda Napolitano Pinto, que abordará práticas de nutrição voltadas às famílias atípicas.

Entre as participantes, a mãe atípica Ana Lúcia de Figueiredo Assis, de 42 anos, compartilhou sua trajetória e ressaltou o impacto da iniciativa. “O diagnóstico do meu filho veio primeiro, quando ele tinha um ano e meio. A partir daí, comecei a me enxergar nele e fui atrás de investigar. Foi assim que recebi meu diagnóstico, e depois também o da minha filha. Para mim, foi libertador, porque eu sempre fui chamada de ‘estranha’, ‘esquisita’, e hoje eu entendo o motivo. Esse evento está sendo maravilhoso, porque eu não tenho rede de apoio. Aqui, nós, mães atípicas, conseguimos colocar nossas demandas, trocar experiências e, principalmente, sentir acolhimento. É um apoio que faz toda a diferença”.

Elaborar uma fala para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de solidariedade, Herica Ricci Donato SEMANA DA MATERNIDADE ATÍPICA PROMOVE ACOLHIMENTO E REDE DE APOIO EM SÃO CARLOS A Prefeitura de São Carlos deu início, nesta segunda-feira (11/05), à Semana da Maternidade Atípica 2026, iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. O evento, que segue até o dia 13 de maio, busca oferecer acolhimento, fortalecer vínculos e ampliar a rede de apoio às mães atípicas, além de promover momentos de informação, troca de experiências e cuidado. Na abertura, realizada no Fundo Social de Solidariedade, o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafinha Almeida, destacou a importância da ação para aproximar famílias e serviços públicos. “Foi um momento muito valioso, com diversas secretarias municipais participando junto com as mães atípicas, para poder ter esse primeiro acolhimento, saber das necessidades e dificuldades que elas enfrentam nos serviços, e assim melhorar. A ideia é levar informação e conhecimento para todas as famílias, para que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou. A programação segue com atividades voltadas ao autocuidado e à alimentação saudável. No dia 12, o destaque é o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, que oferece serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas. Já no dia 13, o encontro

“Sabores e Conversas” contará com a participação da nutricionista Marinalda Napolitano Pinto, que abordará práticas de nutrição voltadas às famílias atípicas. Entre as participantes, a mãe atípica Ana Lúcia de Figueiredo Assis, de 42 anos, compartilhou sua trajetória e ressaltou o impacto da iniciativa. “O diagnóstico do meu filho veio primeiro, quando ele tinha um ano e meio. A partir daí, comecei a me enxergar nele e fui atrás de investigar. Foi assim que recebi meu diagnóstico, e depois também o da minha filha. Para mim, foi libertador, porque eu sempre fui chamada de ‘estranha’, ‘esquisita’, e hoje eu entendo o motivo. Esse evento está sendo maravilhoso, porque eu não tenho rede de apoio.

Aqui, nós, mães atípicas, conseguimos colocar nossas demandas, trocar experiências e, principalmente, sentir acolhimento. É um apoio que faz toda a diferença”. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos ou no Fundo Social de Solidariedade, além do WhatsApp (16) 3306-8523. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

“É com muita alegria e sensibilidade que participamos da Semana da Maternidade Atípica, uma iniciativa construída com muito carinho para acolher, ouvir e fortalecer essas mães que dedicam suas vidas ao cuidado de seus filhos. Sabemos que a maternidade atípica traz desafios diários, muitas vezes acompanhados de sobrecarga, insegurança e até solidão. Por isso, criar espaços de escuta, acolhimento e troca é tão importante.

No Fundo Social de Solidariedade, acreditamos que cuidar de quem cuida é um gesto de humanidade e respeito. Essa semana foi pensada justamente para oferecer apoio, informação, momentos de autocuidado e, principalmente, para mostrar a essas mães que elas não estão sozinhas. Cada atividade preparada aqui tem o objetivo de fortalecer vínculos e ampliar essa rede de apoio tão necessária", ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato.

As inscrições para participar das atividades podem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos ou no Fundo Social de Solidariedade, além do WhatsApp (16) 3306-8523. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio da Vigilância Sanitária, realiza nos dias 19 e 26 de maio, o 2º Workshop de Inspeções Sanitárias em Ambientes Odontológicos. O evento será realizado no auditório do Paço Municipal, a partir das 19h, e tem como objetivo orientar profissionais e responsáveis técnicos sobre as novas exigências sanitárias e os procedimentos de licenciamento para serviços odontológicos.

A iniciativa faz parte do processo de modernização do sistema de licenciamento sanitário desenvolvido pela Vigilância Sanitária, buscando tornar os procedimentos mais ágeis, eficientes e focados na orientação preventiva. Durante os encontros, serão apresentadas ferramentas digitais que permitem o alinhamento prévio das exigências de biossegurança e infraestrutura, garantindo maior conformidade com a legislação federal.

O workshop abordará as diretrizes estabelecidas pela RDC 1002/2025 (Resolução da Diretoria Colegiada Anvisa) e as boas práticas de funcionamento dos serviços que prestam assistência odontológica.

No primeiro encontro, marcado para o dia 19 de maio, serão discutidos temas relacionados ao licenciamento, elaboração de projetos e organização documental. A programação inclui orientações sobre montagem de processos, fluxo de protocolo, checklist documental, padronização de arquivos digitais e acompanhamento do processo pelo site da Prefeitura. Também serão abordadas as exigências estruturais previstas nas RDCs 51/2011 e 1002/2025, com destaque para projetos arquitetônicos, laudos técnicos e principais falhas encontradas nos processos.

Já no dia 26 de maio, o foco será nas boas práticas de funcionamento e nos processos de inspeção sanitária. Entre os temas programados estão biossegurança, esterilização, rastreabilidade de materiais, responsabilidade técnica, gestão da qualidade, radioproteção, gerenciamento de resíduos e orientações sobre fiscalização sanitária, incluindo autoinspeção e resposta às notificações emitidas pela Vigilância Sanitária.

As palestras serão ministradas por profissionais da Vigilância Sanitária e especialistas das áreas técnica, administrativa e de engenharia.

“A realização deste workshop reforça o compromisso da Vigilância Sanitária com a orientação técnica e a qualificação dos serviços odontológicos do município. Nosso objetivo é aproximar os profissionais da Vigilância, esclarecendo dúvidas e apresentando, de forma prática, as novas exigências sanitárias e os procedimentos de licenciamento. Estamos modernizando os processos para torná-los mais ágeis, transparentes e eficientes, sempre priorizando a segurança dos pacientes e a qualidade da assistência prestada. Além disso, queremos fortalecer a cultura da prevenção e das boas práticas, auxiliando clínicas e consultórios a se adequarem às normativas vigentes de maneira organizada e segura”, destaca a supervisora da Vigilância Sanitária, Fernanda Cereda.

O evento será realizado no Auditório do Paço Municipal, localizado na Rua Episcopal, nº 1.575, no Centro. A participação é voltada para cirurgiões-dentistas, responsáveis técnicos, gestores de clínicas odontológicas e demais profissionais do setor.

SÃO CARLOS/SP - No próximo sábado, 16 de maio, o Sesc São Carlos, em parceria com a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes, promove a atividade “Esporte de

Orientação”, dentro do projeto “Viver Bem na Cidade”, que incentiva práticas de bem-estar e a ocupação positiva dos espaços urbanos. O evento acontece na Praça Coronel Salles, das 10h às 14h.

A proposta é uma corrida de regularidade em que os participantes utilizam mapas e raciocínio lógico para localizar pontos de controle espalhados pela região central. A iniciativa busca estimular o condicionamento físico, a autonomia e a interação com o espaço urbano, em uma experiência que une esporte e cidadania.

Os interessados deverão comparecer no dia da atividade para realizar sua inscrição e garantir a participação. A ação é gratuita e aberta ao público.

Publicado em Esportes

Todas as doações serão repassadas para o Fundo Social de Solidariedade 

 

SÃO CARLOS/SP - A equipe da TUSCA Social, braço responsável pelas ações solidárias da Taça Universitária de São Carlos (TUSCA), realiza no próximo dia 17 de maio (domingo) mais uma edição da campanha “Porta a Porta”, com o objetivo de arrecadar doações que serão repassadas para Fundo Social de Solidariedade de São Carlos ajudar famílias em situação de vulnerabilidade.

A mobilização acontecerá a partir das 13h, com voluntários percorrendo residências nos bairros Jardim Paulistano, Hirake, Cidade Jardim e Vila Brasília. Durante a ação, serão coletados itens novos ou usados em bom estado, como roupas, brinquedos, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza.

Além da coleta domiciliar, a organização também disponibilizará um ponto fixo de arrecadação no Kartódromo de São Carlos, no mesmo dia e horário, para quem preferir realizar a doação diretamente no local.

Em dezembro de 2025 o Fundo Social recebeu mais de 7 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados pela TUSCA Social. As doações foram resultado de ações realizadas em diversos eventos promovidos pela coordenação da Taça, com o objetivo de colaborar com famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Todos os alimentos foram destinados às entidades assistenciais cadastradas e às famílias atendidas pelos programas sociais da Prefeitura.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, a arrecadação é um gesto de solidariedade que reforça o compromisso da TUSCA com a cidade de São Carlos. “Agradeço profundamente aos organizadores, aos estudantes e a todos que contribuem para que esta ação aconteça. Cada doação faz muita diferença para  as famílias que hoje precisam do nosso apoio”, finaliza a primeira-dama.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realiza, no próximo 13 de maio, às 8h, o 2º Festival de Bocha FESC, no Campus 1, localizado na Rua São Sebastião, 2.828, Vila Nery.

O evento tem como objetivo incentivar a prática esportiva e proporcionar momentos de convivência, fortalecendo a integração entre os participantes, por meio da bocha, que é uma modalidade tradicional que combina lazer, estratégia e socialização.

Voltado ao público das atividades da FESC, o festival promete uma manhã de confraternização e competição saudável, fortalecendo o papel do esporte como ferramenta de qualidade de vida e bem-estar. “A bocha é uma modalidade que valoriza a convivência e o respeito entre os jogadores. Nosso festival busca justamente isso: criar um espaço de integração, onde o esporte se torna um elo de amizade e cidadania”, disse o presidente da Fesc, Eduardo Cotrim.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou no último sábado (09/05) mais uma edição da Feira de Adoção de Animais no Canil Municipal. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, em parceria com o Departamento de Controle e Defesa Animal.

Durante a ação, seis animais encontraram um novo lar, sendo dois cães e quatro gatos. Todos os pets disponibilizados para adoção passaram por castração, vacinação e microchipagem, garantindo mais saúde, segurança e bem-estar aos futuros tutores.

De acordo com o Departamento de Controle e Defesa Animal, o município já contabiliza 207 adoções em 2026, resultado das políticas públicas voltadas à proteção animal e ao incentivo da guarda responsável.

O Canil Municipal está localizado na Estrada Municipal Cônego Washington José Pera, nº 3.800, no bairro Água Fria, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna” celebrou, no último dia 21 de abril, o nascimento de um filhote de alpaca. O animal, um macho, nasceu saudável e vem sendo acompanhado de perto pela equipe técnica do local.

De acordo com o Parque, o filhote apresentou comportamento positivo desde as primeiras horas de vida, andando pouco tempo após o nascimento e mamando sozinho, o que indica bom desenvolvimento inicial. Nos primeiros dias e durante o período noturno, ele permanece em um espaço seguro junto à mãe, sendo liberado gradualmente para o recinto sob observação.

Ainda não há definição do peso do animal, já que, neste momento inicial, a equipe opta por evitar qualquer tipo de estresse, mantendo o filhote exclusivamente com a mãe. A pelagem chama a atenção: acinzentada, com manchas pretas e brancas, característica que deve atrair olhares dos visitantes.

O nascimento ocorreu durante o dia e pôde ser acompanhado, sem necessidade de intervenção. Logo após o parto, foram realizados os cuidados essenciais, como a desinfecção do umbigo e, dias depois, a implantação de microchip, que garante a identificação do animal ao longo da vida.

 O filhote é filho do macho Caramelo com a fêmea Rauane. No recinto, vivem atualmente cinco alpacas: duas fêmeas adultas, um macho adulto, uma fêmea jovem, irmã do recém-nascido, e agora o novo integrante.

A alimentação do filhote será baseada inicialmente apenas no aleitamento materno. Com o passar dos meses, ele começará a interagir com o ambiente e a consumir ração e capim, assim como os demais animais do grupo.

As alpacas são animais domésticos originários da região dos Andes e fazem parte do grupo dos camelídeos. No Parque Ecológico de São Carlos, elas integram o setor conhecido como Patagônia. São conhecidas por seu comportamento dócil, embora possam cuspir quando se sentem ameaçadas.

Segundo a equipe do Parque, os nascimentos da espécie ocorrem anualmente, reflexo de um manejo bem-sucedido. Os animais excedentes são encaminhados para criadores parceiros autorizados.

Além de encantarem o público com a pelagem “fofinha” e comportamento brincalhão, as alpacas também desempenham papel importante nas ações de educação ambiental, promovendo a aproximação entre visitantes e a fauna, incentivando o cuidado e a preservação da natureza.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O atleta Márcio Ribeiro da Silva, da Associação São-carlense de Atletismo, teve destaque na Corrida do Dia das Mães, realizada em Cosmópolis. Ele conquistou a 8ª colocação na classificação geral e foi vice-campeão em sua categoria.

A prova reuniu cerca de 1.200 atletas de diversas cidades da região metropolitana de Campinas, consolidando-se como uma das principais corridas do calendário regional.

Em boa fase, Márcio segue focado nos próximos desafios da temporada. O principal objetivo neste primeiro semestre é o Campeonato Paulista Master, que será realizado nos dias 12 e 13 de julho, no Centro Olímpico, na capital paulista. De acordo com o treinador Paulo Cesar Paiutto, o atleta disputará as provas dos 5.000 e 10.000 metros rasos, uma em cada dia de competição.

Antes disso, no próximo dia 24 de maio, Márcio encara mais um grande desafio: a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Na edição de 2025, ele já havia se destacado ao conquistar a 5ª colocação geral.

Com dedicação intensa aos treinos, o atleta também deve representar São Carlos nos Jogos Regionais, que acontecem em julho, na cidade de Lençóis Paulista.

O desempenho recente reforça o bom momento do atleta, que segue elevando o nome do esporte são-carlense nas competições estaduais e nacionais.

Publicado em Esportes

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.