fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - O aumento do número de moradores em situação de rua em São Carlos continua sendo motivo de preocupação para moradores, comerciantes e famílias em diversas regiões da cidade. Diante das constantes reclamações da população e da falta de avanços concretos, Jùlio Cesar voltou a cobrar providências mais efetivas por parte da secretaria responsável para enfrentar o problema.

Nos últimos meses, Jùlio já apresentou requerimentos solicitando informações da secretaria sobre quais medidas estão sendo adotadas pelo município, além de cobrar a realização de um censo oficial para identificar quantas pessoas vivem atualmente nessa situação em São Carlos e qual é o perfil dessa população.

Segundo Jùlio, sem dados atualizados, transparência e planejamento, o município acaba atuando apenas de forma emergencial, sem conseguir atacar as causas do problema.

Há cerca de dois anos, um levantamento realizado pela Polícia Militar apontava a existência de 479 pessoas em situação de rua em São Carlos, sendo que aproximadamente 93% eram de outras cidades. Para Jùlio, os números reforçam a necessidade de uma atuação mais firme e organizada do poder público.

Entre as propostas defendidas por ele, está a divulgação mensal de estatísticas no portal da Prefeitura, trazendo informações sobre abordagens sociais, acolhimentos, encaminhamentos e ações realizadas pelas equipes responsáveis. A proposta também prevê a apresentação de dados sobre a realidade dessas pessoas, como casos de dependência química, alcoolismo, vulnerabilidade econômica, abandono familiar e transtornos mentais.

Jùlio também defende que a cidade amplie as ações voltadas à reinserção social e recuperação dessas pessoas, buscando soluções que tragam resultados reais tanto para quem vive em situação de vulnerabilidade quanto para a população que sofre diariamente com o aumento da insegurança, da sujeira e da degradação em espaços públicos.

“O problema cresce a cada dia e a população quer respostas. Precisamos entender a real dimensão dessa situação para buscar soluções mais eficientes, humanas e que realmente funcionem”, destacou Jùlio Cesar.

Ele reforçou ainda que o debate precisa ir além do assistencialismo e avançar para medidas concretas, com planejamento, fiscalização e integração entre assistência social, saúde e segurança pública.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou no último sábado (09/05) uma ação de vacinação contra a gripe no sistema drive-thru, no Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery. Em apenas quatro horas de atendimento, das 8h às 12h, foram aplicadas 354 doses da vacina contra a influenza.

Do total de imunizações, 230 doses foram destinadas a pessoas dos grupos prioritários e 124 a integrantes dos grupos especiais. A iniciativa teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, facilitando o acesso à imunização sem a necessidade de sair do veículo.

A vacinação contemplou pessoas a partir de 12 anos pertencentes aos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Para receber a dose, foi necessário apresentar documento de identificação e, em alguns casos, comprovante de função profissional ou condição de saúde.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, a ação atingiu o objetivo esperado. “Aplicamos mais de 350 doses em quatro horas, principalmente em idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Isso é muito importante neste período de maior circulação dos vírus respiratórios. A vacina é segura, gratuita e continua sendo a forma mais eficaz de prevenção contra casos graves, internações e óbitos”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, que acompanhou a vacinação no local, avaliou a ação como positiva e destacou a possibilidade de novas iniciativas semelhantes. “Foi um sucesso. Quando o Ministério da Saúde ampliar a vacinação para todas as idades, pretendemos realizar outro drive-thru no Estádio do Luisão. Nossa meta é atingir 90% de cobertura vacinal”, afirmou.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 28 de março e, até o momento, foram aplicadas no total 29.731 doses no município. Apesar das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a adesão ainda é considerada baixa, com cobertura de apenas 30,64% do público-alvo dos grupos prioritários e especiais.

Entre os grupos mais vulneráveis, os índices seguem abaixo do esperado. Das 15.610 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, somente 2.040 foram vacinadas, representando cobertura de 13,07%. Entre as gestantes, foram aplicadas 624 doses, alcançando 34,67%. Já entre os idosos, principal público da campanha, foram registradas 17.688 doses aplicadas, o equivalente a 36,09% da meta prevista.

A vacinação contra a gripe continua disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Carlos, exceto na UBS e na USF do Cruzeiro do Sul, que passam por reforma. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e carteira de vacinação.

SÃOCARLOS/SP - O vereador Elton Carvalho (Republicanos) destinou, em 2025, recursos por meio de emendas parlamentares para a realização de treinamentos voltados à saúde em unidades escolares do município. O objetivo é capacitar alunos e servidores da rede municipal para lidarem com situações de urgência e emergência, especialmente relacionadas aos procedimentos de primeiros socorros.

“Muitas vidas podem ser salvas, e é extremamente importante que alunos de diferentes faixas etárias saibam como agir em situações que exijam atendimento de primeiros socorros, assim como os servidores das escolas, até a chegada do SAMU para dar continuidade ao atendimento. Nosso objetivo é capacitar toda a cidade. Por isso, destinamos recursos e, em parceria com Adriano Rosa e toda a equipe do SAMU, o projeto está sendo conduzido de forma excelente”, destacou Elton Carvalho.

A ação é resultado da integração entre diferentes setores do poder público. O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, viabilizou a participação da rede municipal de ensino para receber os treinamentos, enquanto o secretário municipal de Saúde, conhecido como Pilha, ofereceu suporte e autonomia ao SAMU para a execução das atividades.

O projeto encontra-se em fase piloto, com ajustes pedagógicos, logísticos e operacionais, para que, em breve, possa ser implantado em toda a rede municipal de ensino.

“Agradecemos ao vereador Elton Carvalho pela iniciativa e pela destinação dos recursos, ao secretário de Educação, Roselei Françoso, pela integração entre Educação e Saúde, e ao secretário Pilha, pelo apoio e suporte oferecidos ao SAMU para a realização desta importante atividade”, ressaltou Adriano Rosa.

SÃO CARLOS/SP - Motoristas de São Carlos devem redobrar a atenção nos próximos dias por conta de interdições programadas em importantes vias da cidade. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana anunciou bloqueios temporários na Rua XV de Novembro e na Avenida Paulista para execução de obras e serviços com equipamentos de grande porte.

Na região central, a Rua XV de Novembro ficará interditada nos dias 12 e 13 de maio, das 7h às 17h, entre as ruas Major Manoel Antonio de Mattos e Totó Leite. O bloqueio será necessário para a desmontagem e retirada da grua utilizada nas obras do empreendimento “Vistas da XV”, operação que contará com o apoio de guindaste.

De acordo com a Secretaria, a intervenção exige a interrupção total do tráfego para garantir segurança durante a movimentação da estrutura e dos equipamentos utilizados no serviço.

Outra alteração importante acontece na Avenida Paulista, nas proximidades do SESC. O trecho entre as ruas Antônio Perez e Pietro Manzini permanecerá interditado entre os dias 12 e 16 de maio, das 7h às 18h.

No local, serão executados serviços de infraestrutura ligados à obra da passarela de pedestres sobre a linha férrea, realizada pela Rumo. As atividades incluem instalação de sistemas de drenagem, construção de caixas de ligação e implantação de bocas de lobo.

As intervenções utilizarão máquinas pesadas, como escavadeiras e caminhões operacionais, exigindo o bloqueio temporário da via durante o período de trabalho.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana recomenda que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência e utilizem caminhos alternativos para evitar congestionamentos e atrasos. Toda a sinalização necessária foi implantada nos dois pontos de interdição para orientar motoristas e pedestres.

SÃO CARLOS/SP - Motoristas que circulam pela região do Jardim Paraíso devem ficar atentos às alterações no trânsito previstas para a noite desta quarta-feira, 13 de maio, durante a realização da Festa da Padroeira da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A programação religiosa começa às 18h30 com a Santa Missa e, na sequência, às 19h, acontece a tradicional procissão luminosa pelas ruas do bairro, reunindo centenas de fiéis em homenagem à santa.

Por conta da movimentação, o Departamento de Trânsito realizará interdições temporárias ao longo do percurso da procissão. O trajeto terá início em frente à igreja, na Rua Dona Maria Jacinta, passando pela Rua Vitor Manoel de Souza Lima, Rua Conselheiro Soares Brandão, Rua Miguel Petroni e Rua Major Júlio Salles, retornando ao ponto de partida.

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana informou que agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos para orientar condutores e garantir a segurança viária durante o evento.

A recomendação é para que motoristas busquem rotas alternativas e mantenham atenção redobrada nas proximidades da celebração, especialmente devido ao aumento no fluxo de pedestres durante a procissão.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos deu início, nesta segunda-feira (11/05), à Semana da Maternidade Atípica 2026, iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. O evento, que segue até o dia 13 de maio, busca oferecer acolhimento, fortalecer vínculos e ampliar a rede de apoio às mães atípicas, além de promover momentos de informação, troca de experiências e cuidado.

Na abertura, realizada no Fundo Social de Solidariedade, o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafinha Almeida, destacou a importância da ação para aproximar famílias e serviços públicos. “Foi um momento muito valioso, com diversas secretarias municipais participando junto com as mães atípicas, para poder ter esse primeiro acolhimento, saber das necessidades e dificuldades que elas enfrentam nos serviços, e assim melhorar. A ideia é levar informação e conhecimento para todas as famílias, para que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.

A programação segue com atividades voltadas ao autocuidado e à alimentação saudável. No dia 12, o destaque é o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, que oferece serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas. Já no dia 13, o encontro “Sabores e Conversas” contará com a participação da nutricionista Marinalda Napolitano Pinto, que abordará práticas de nutrição voltadas às famílias atípicas.

Entre as participantes, a mãe atípica Ana Lúcia de Figueiredo Assis, de 42 anos, compartilhou sua trajetória e ressaltou o impacto da iniciativa. “O diagnóstico do meu filho veio primeiro, quando ele tinha um ano e meio. A partir daí, comecei a me enxergar nele e fui atrás de investigar. Foi assim que recebi meu diagnóstico, e depois também o da minha filha. Para mim, foi libertador, porque eu sempre fui chamada de ‘estranha’, ‘esquisita’, e hoje eu entendo o motivo. Esse evento está sendo maravilhoso, porque eu não tenho rede de apoio. Aqui, nós, mães atípicas, conseguimos colocar nossas demandas, trocar experiências e, principalmente, sentir acolhimento. É um apoio que faz toda a diferença”.

Elaborar uma fala para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de solidariedade, Herica Ricci Donato SEMANA DA MATERNIDADE ATÍPICA PROMOVE ACOLHIMENTO E REDE DE APOIO EM SÃO CARLOS A Prefeitura de São Carlos deu início, nesta segunda-feira (11/05), à Semana da Maternidade Atípica 2026, iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. O evento, que segue até o dia 13 de maio, busca oferecer acolhimento, fortalecer vínculos e ampliar a rede de apoio às mães atípicas, além de promover momentos de informação, troca de experiências e cuidado. Na abertura, realizada no Fundo Social de Solidariedade, o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafinha Almeida, destacou a importância da ação para aproximar famílias e serviços públicos. “Foi um momento muito valioso, com diversas secretarias municipais participando junto com as mães atípicas, para poder ter esse primeiro acolhimento, saber das necessidades e dificuldades que elas enfrentam nos serviços, e assim melhorar. A ideia é levar informação e conhecimento para todas as famílias, para que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou. A programação segue com atividades voltadas ao autocuidado e à alimentação saudável. No dia 12, o destaque é o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, que oferece serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas. Já no dia 13, o encontro

“Sabores e Conversas” contará com a participação da nutricionista Marinalda Napolitano Pinto, que abordará práticas de nutrição voltadas às famílias atípicas. Entre as participantes, a mãe atípica Ana Lúcia de Figueiredo Assis, de 42 anos, compartilhou sua trajetória e ressaltou o impacto da iniciativa. “O diagnóstico do meu filho veio primeiro, quando ele tinha um ano e meio. A partir daí, comecei a me enxergar nele e fui atrás de investigar. Foi assim que recebi meu diagnóstico, e depois também o da minha filha. Para mim, foi libertador, porque eu sempre fui chamada de ‘estranha’, ‘esquisita’, e hoje eu entendo o motivo. Esse evento está sendo maravilhoso, porque eu não tenho rede de apoio.

Aqui, nós, mães atípicas, conseguimos colocar nossas demandas, trocar experiências e, principalmente, sentir acolhimento. É um apoio que faz toda a diferença”. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos ou no Fundo Social de Solidariedade, além do WhatsApp (16) 3306-8523. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

“É com muita alegria e sensibilidade que participamos da Semana da Maternidade Atípica, uma iniciativa construída com muito carinho para acolher, ouvir e fortalecer essas mães que dedicam suas vidas ao cuidado de seus filhos. Sabemos que a maternidade atípica traz desafios diários, muitas vezes acompanhados de sobrecarga, insegurança e até solidão. Por isso, criar espaços de escuta, acolhimento e troca é tão importante.

No Fundo Social de Solidariedade, acreditamos que cuidar de quem cuida é um gesto de humanidade e respeito. Essa semana foi pensada justamente para oferecer apoio, informação, momentos de autocuidado e, principalmente, para mostrar a essas mães que elas não estão sozinhas. Cada atividade preparada aqui tem o objetivo de fortalecer vínculos e ampliar essa rede de apoio tão necessária", ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato.

As inscrições para participar das atividades podem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos ou no Fundo Social de Solidariedade, além do WhatsApp (16) 3306-8523. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou no último sábado (09/05) mais uma edição da Feira de Adoção de Animais no Canil Municipal. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, em parceria com o Departamento de Controle e Defesa Animal.

Durante a ação, seis animais encontraram um novo lar, sendo dois cães e quatro gatos. Todos os pets disponibilizados para adoção passaram por castração, vacinação e microchipagem, garantindo mais saúde, segurança e bem-estar aos futuros tutores.

De acordo com o Departamento de Controle e Defesa Animal, o município já contabiliza 207 adoções em 2026, resultado das políticas públicas voltadas à proteção animal e ao incentivo da guarda responsável.

O Canil Municipal está localizado na Estrada Municipal Cônego Washington José Pera, nº 3.800, no bairro Água Fria, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

SÃO CARLOS/SP - O atleta Márcio Ribeiro da Silva, da Associação São-carlense de Atletismo, teve destaque na Corrida do Dia das Mães, realizada em Cosmópolis. Ele conquistou a 8ª colocação na classificação geral e foi vice-campeão em sua categoria.

A prova reuniu cerca de 1.200 atletas de diversas cidades da região metropolitana de Campinas, consolidando-se como uma das principais corridas do calendário regional.

Em boa fase, Márcio segue focado nos próximos desafios da temporada. O principal objetivo neste primeiro semestre é o Campeonato Paulista Master, que será realizado nos dias 12 e 13 de julho, no Centro Olímpico, na capital paulista. De acordo com o treinador Paulo Cesar Paiutto, o atleta disputará as provas dos 5.000 e 10.000 metros rasos, uma em cada dia de competição.

Antes disso, no próximo dia 24 de maio, Márcio encara mais um grande desafio: a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Na edição de 2025, ele já havia se destacado ao conquistar a 5ª colocação geral.

Com dedicação intensa aos treinos, o atleta também deve representar São Carlos nos Jogos Regionais, que acontecem em julho, na cidade de Lençóis Paulista.

O desempenho recente reforça o bom momento do atleta, que segue elevando o nome do esporte são-carlense nas competições estaduais e nacionais.

SÃO CARLOS/SP - Na última sexta-feira (8), a vereadora Cidinha do Oncológico (PP) participou do café de boas-vindas promovido pela Santa Casa de São Carlos aos servidores do Ambulatório Oncológico “Fabiana Chiva de Castro”, que passam a integrar o novo Centro de Oncologia da instituição.

O encontro marcou o início de um novo ciclo para os profissionais da área oncológica e contou com um momento de acolhimento e apresentação da estrutura da Santa Casa, além de informações sobre o funcionamento. Durante a recepção, a parlamentar também realizou uma homenagem aos servidores, com a entrega de placas simbólicas para marcar a continuidade do trabalho desenvolvido pela equipe.

A permanência dos servidores do antigo ambulatório no novo Centro de Oncologia foi garantida por meio de um acordo celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Santa Casa. A medida assegura que profissionais com ampla experiência no atendimento oncológico possam continuar exercendo suas funções no novo ambulatório, agora administrado pela instituição hospitalar.

Para Cidinha, a decisão representa um importante avanço tanto para os trabalhadores quanto para os pacientes que dependem do serviço. Segundo a vereadora, manter a equipe significa preservar conhecimento técnico, experiência e o vínculo construído com a população ao longo de anos de atuação.

“Esses profissionais dedicam grande parte de suas vidas ao cuidado com pacientes oncológicos. Garantir que eles continuem esse trabalho é reconhecer sua importância e, ao mesmo tempo, assegurar que a população siga recebendo um atendimento humano e de qualidade”, destacou a parlamentar.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio da Vigilância Sanitária, realiza nos dias 19 e 26 de maio, o 2º Workshop de Inspeções Sanitárias em Ambientes Odontológicos. O evento será realizado no auditório do Paço Municipal, a partir das 19h, e tem como objetivo orientar profissionais e responsáveis técnicos sobre as novas exigências sanitárias e os procedimentos de licenciamento para serviços odontológicos.

A iniciativa faz parte do processo de modernização do sistema de licenciamento sanitário desenvolvido pela Vigilância Sanitária, buscando tornar os procedimentos mais ágeis, eficientes e focados na orientação preventiva. Durante os encontros, serão apresentadas ferramentas digitais que permitem o alinhamento prévio das exigências de biossegurança e infraestrutura, garantindo maior conformidade com a legislação federal.

O workshop abordará as diretrizes estabelecidas pela RDC 1002/2025 (Resolução da Diretoria Colegiada Anvisa) e as boas práticas de funcionamento dos serviços que prestam assistência odontológica.

No primeiro encontro, marcado para o dia 19 de maio, serão discutidos temas relacionados ao licenciamento, elaboração de projetos e organização documental. A programação inclui orientações sobre montagem de processos, fluxo de protocolo, checklist documental, padronização de arquivos digitais e acompanhamento do processo pelo site da Prefeitura. Também serão abordadas as exigências estruturais previstas nas RDCs 51/2011 e 1002/2025, com destaque para projetos arquitetônicos, laudos técnicos e principais falhas encontradas nos processos.

Já no dia 26 de maio, o foco será nas boas práticas de funcionamento e nos processos de inspeção sanitária. Entre os temas programados estão biossegurança, esterilização, rastreabilidade de materiais, responsabilidade técnica, gestão da qualidade, radioproteção, gerenciamento de resíduos e orientações sobre fiscalização sanitária, incluindo autoinspeção e resposta às notificações emitidas pela Vigilância Sanitária.

As palestras serão ministradas por profissionais da Vigilância Sanitária e especialistas das áreas técnica, administrativa e de engenharia.

“A realização deste workshop reforça o compromisso da Vigilância Sanitária com a orientação técnica e a qualificação dos serviços odontológicos do município. Nosso objetivo é aproximar os profissionais da Vigilância, esclarecendo dúvidas e apresentando, de forma prática, as novas exigências sanitárias e os procedimentos de licenciamento. Estamos modernizando os processos para torná-los mais ágeis, transparentes e eficientes, sempre priorizando a segurança dos pacientes e a qualidade da assistência prestada. Além disso, queremos fortalecer a cultura da prevenção e das boas práticas, auxiliando clínicas e consultórios a se adequarem às normativas vigentes de maneira organizada e segura”, destaca a supervisora da Vigilância Sanitária, Fernanda Cereda.

O evento será realizado no Auditório do Paço Municipal, localizado na Rua Episcopal, nº 1.575, no Centro. A participação é voltada para cirurgiões-dentistas, responsáveis técnicos, gestores de clínicas odontológicas e demais profissionais do setor.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.