fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 

Estudo da UFSCar avalia treinamento muscular em pacientes com Covid-19 nas UTIs

Escrito por  Jun 17, 2020

Pesquisa de doutorado busca fisioterapeutas para responderem a questionário online

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem por objetivo avaliar conhecimentos, práticas e barreiras ao exercício físico de pacientes com Covid-19 internados em unidades de terapia intensiva (UTIs). Os pesquisadores convidam fisioterapeutas que atuam na linha de frente junto a esses pacientes para responderem a um questionário online sobre a temática.

O estudo é realizado por Thaís Marina Biazon, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), sob orientação de Renata Gonçalves Mendes, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio), e coorientação de Cleiton Augusto Libardi, professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, todos da UFSCar. 

Biazon explica que o exercício físico investigado no estudo se refere à mobilização precoce focada na redução da atrofia muscular no paciente crítico com Covid-19. De acordo com ela, essa mobilização auxilia na redução do tempo de ventilação mecânica necessária e das taxas de mortalidade durante a internação na UTI, além de diminuir a dependência funcional e evitar a piora da qualidade de vida dos pacientes sobreviventes ao estado crítico.

Além da importância na promoção do cuidado dos pacientes com Covid-19 nas UTIs, a pesquisa deve trazer contribuições para os profissionais que atuam com esse público. "A expectativa é auxiliar na disseminação científica do conhecimento e das práticas clínicas dos fisioterapeutas intensivistas no Brasil", afirma Biazon.

Para o desenvolvimento do estudo estão sendo convidados fisioterapeutas que atuam junto a pacientes com Covid-19 internados em UTIs. Os participantes devem responder a este questionário online (https://bit.ly/2YbDp9c). O tempo de resposta varia entre 5 e 10 minutos e o anonimato dos participantes será mantido. O prazo final para resposta é o dia 31 de julho. 

Dúvidas podem ser esclarecidas com a pesquisadora, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 32138820.9.0000.5504).

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30