Podem participar do estudo professores das redes municipal, estadual e particular da cidade de São Carlos
SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca pessoas voluntárias para participar da pesquisa "O trabalho docente em tempos de isolamento social: um estudo nas redes de ensino de São Carlos", coordenada por Fernando Stanzione Galizia, docente do DME.
A pesquisa tem como objetivo mapear como se desenvolveu o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, nas redes municipal, estadual e particular de São Carlos, no período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Também visa identificar as relações estabelecidas entre poder público, gestão escolar e classe docente durante a reorganização do sistema educacional em decorrência do isolamento social; compreender como os professores entenderam a importância e o papel atribuídos à Educação Básica pela sociedade em geral e pelo poder público neste contexto emergencial; e caracterizar as influências deste contexto nas condições de trabalho docente quanto ao planejamento, ao desenvolvimento e à relação das atividades com o ensino a distância e o uso de tecnologias.
São convidados a participar do estudo professores, efetivos ou substitutos, de qualquer área do conhecimento, das redes municipal, estadual e particular da cidade de São Carlos. A participação consiste, neste primeiro momento, em responder a um questionário online (https://bit.ly/3evQU93), com duração aproximada de 10 minutos. O prazo é até 20 de junho e o anonimato é assegurado.
Com a coleta de informações, a pesquisa pretende auxiliar nas reflexões sobre o trabalho docente durante o período de isolamento social, com a hipótese de que esses profissionais foram chamados a atuar em outra lógica que não a que estavam acostumados - mudando de ensino presencial para o ensino a distância - em um curto período de tempo e sem suporte material, psicológico e formativo suficientemente adequado.
Mais informações estão disponíveis no formulário (https://bit.ly/