fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 

‘Testar para Cuidar’ leva ônibus para coleta de sangue aos bairros com menor adesão ao mapeamento

Escrito por  Jul 24, 2020

A ação será feita nos bairros Cidade Aracy II, Parque Novo Mundo, Residencial Abdelnur e Residencial Zavaglia

 

SÃO CARLOS/SP - Os moradores dos bairros Cidade Aracy II, Residencial Abdelnur, Residencial Zavaglia e Parque Novo Mundo selecionados para participarem da quarta e última etapa do “Testar para Cuidar – Programa de Mapeamento da COVID-19” vão passar pela coleta de informações e exame de sangue para saber se teve ou não a COVID-19, no ônibus do Consultório na Rua, da Prefeitura de São Carlos.

Os voluntários do Programa de Mapeamento irão até à casa do morador selecionado para entregar uma senha. O morador selecionado será orientado a ir até o ônibus, que ficará estacionado nas ruas em que as pessoas foram selecionadas. “O objetivo do mapeamento é investigar a incidência da doença na cidade e também sua distribuição pelos diversos bairros. Sentimos que, principalmente na terceira etapa, a adesão dos participantes nesses bairros foi bem baixa, inferior a 50% do esperado.  Entramos em contato com os participantes que não compareceram e muitos nos relataram que não tinham como ir até os pontos de coleta. Decidimos então levar os pontos de coleta até eles, para incentivar a participação”, explica a médica infectologista Carolina Toniolo Zenatti, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (SCIRAS) da Santa Casa e uma das coordenadores do TESTAR PARA CUIDAR.

Além dos moradores selecionados desses 4 bairros, moradores de outras 14 regiões de São Carlos, em um total de 1.400 pessoas foram convocadas para participar dessa última etapa e receberão visitas até esta sexta-feira (24), às 17h. Alunos do curso de Medicina e de outras áreas da saúde da UFSCar e de outras instituições de ensino, integrantes ou não da ação “Brasil Conta Comigo”, juntamente com profissionais voluntários da área da saúde do HU-UFSCar e Santa Casa estão entregando uma senha com agendamento para a coleta de exame de sangue em um local próximo da residência dos moradores selecionados. Lembrando que todos os profissionais envolvidos no levantamento estão usando os equipamentos de proteção individual necessários. Além disso, todos estão devidamente identificados com uniformes e crachás e contam com apoio da Guarda Municipal.

A coleta de informações e do exame de sangue será realizada no sábado (25) e no domingo (26), com a participação da equipe da Unimed São Carlos e outros profissionais da saúde nos seguintes pontos: escolas municipais, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Hospital Universitário, Ginásio Milton Olaio Filho e Parque do Kartódromo. A Diocese de São Carlos também está dando apoio ao “Testar para Cuidar” e disponibilizou salões paroquiais de 5 igrejas para que o levantamento fosse feito.

 

RELATO DE QUEM PARTICIPOU DO PROGRAMA

A aposentada Maria José Alves Lima Saldanha participou da primeira etapa do TESTAR PARA CUIDAR. Ela mora na Vila Prado. Respondeu ao questionário e fez o teste de sangue que deu positivo. “Em março, eu viajei para Roraima para visitar a minha filha e a minha neta. Quando cheguei lá, comecei a sentir os primeiros sintomas. Febre, diarreia e dores nos olhos. Fiquei internada por 10 dias. Mas lá, não conseguiram diagnosticar o que eu tive”, conta a aposentada. Ela voltou para São Carlos, onde permaneceu em isolamento social. Em junho, depois de passar pelo TESTAR PARA CUIDAR, teve a confirmação da doença. “Dou nota 1 mil para a organização e o atendimento do levantamento. E acho muito importante que as pessoas participem e entendam a gravidade da doença”, comenta.

O “TESTAR PARA CUIDAR – Programa de Mapeamento da COVID-19” é coordenado pela Santa Casa, Prefeitura de São Carlos, Statsol, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Hospital Universitário (HU-UFSCar) e Unimed São Carlos.

 

SERVIÇO:

TESTAR PARA CUIDAR – PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA COVID-19

ÔNIBUS “CONSULTÓRIO NA RUA”

SÁBADO (25) E DOMINGO (26) – 8H ÀS 17H

 

ZAVAGLIA

  • Rua Doutor Antonio de Pereira Moraes
  • Rua Antonio Carlos Della Dea
  • Rua Julia Paixão David

 

CIDADE ARACY II

  • Rua Orlando Tavoni
  • Rua José Gallucci
  • Rua Ricardo Nineli
  • Rua Hilário Martins Dias
  • Rua Firmino Brigante
  • Rua Lourenço Mascarin

 

RESIDENCIAL ABDELNUR

  • Rua Salvador Orlandi
  • Rua Francisco de Santi
  • Rua Antonio Gallo
  • Rua Ruy Carlos Cereda
  • Rua Lázaro Rovaldo Orlandi

 

Parque Novo Mundo

  • Rua Linda Marquezini Balestero
  • Rua Vera Lucia Maiuello César
  • Rua Amélia Prataviera
  • Rua Sebastião Machado

 

OUTRAS REGIÕES

VISITAS DOMICILIARES

 

Até sexta-feira (24) – 8h às 17h

APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E COLETA DO EXAME DE SANGUE

Sábado (25) e Domingo (26) - 8h às 17h

Última modificação em Sexta, 24 Julho 2020 10:51
Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31