EUA - O Google Play lançou ontem (26) a seção Segurança de Dados, em que as pessoas terão mais conhecimento sobre as informações coletadas pelos aplicativos, bem como a sua finalidade. O novo departamento já está disponível na loja virtual e visa oferecer mais transparência à coleta, ao compartilhamento e à segurança dos dados. Os desenvolvedores terão até 20 de julho para preencher as informações referentes aos seus programas.
Veja abaixo as informações que os desenvolvedores poderão mostrar na seção Segurança de Dados:
- O desenvolvedor está coletando dados? Com qual objetivo?
- O desenvolvedor compartilha esses dados com terceiros?
- Quais as práticas de segurança do aplicativo – como criptografia de dados em trânsito? O usuário pode pedir que as informações sejam apagadas?
- Um aplicativo que se qualifique para a loja tem o compromisso de seguir a Política do Google Play para Famílias, criada para proteger crianças?
- O desenvolvedor validou suas práticas de acordo com padrões globais de segurança (mais especificamente, de acordo com a Avaliação de Segurança de Aplicativos Móveis)?
Vale ressaltar que a nova seção Segurança de Dados se soma a outros recursos de segurança já existentes no Google Play. Um exemplo: quando um aplicativo pede para ter acesso à sua localização, dados da câmera ou do microfone, é possível decidir se quer ou não conceder essa permissão.