fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Panasonic reduz semana de trabalho para quatro dias no Japão © Reprodução/Divulgação

Panasonic reduz semana de trabalho para quatro dias no Japão

Escrito por  Jan 11, 2022

JAPÃO - Seguindo as recomendações do governo japonês para que as empresas permitissem aos empregados optarem por um horário de quatro dias de trabalho semanais, a Panasonic decidiu seguir essa visão pelo bem-estar dos seus colaboradores. Segundo o jornal Nikkei, o CEO da empresa, Yuki Kusumi, disse em uma reunião de investidores que “temos de suportar o bem-estar dos nossos empregados”.

Ao permitir que os empregados optem pelo terceiro dia de folga semanal, a empresa pretende incentivar também que explorem os seus interesses pessoais, seja para fazer voluntariado ou mesmo trabalhos paralelos e hobbies, assim como estudar.

O presidente da Panasonic diz que pretende suportar maior diversidade no trabalho. Vai ainda encorajar que mais trabalhadores façam o seu trabalho de forma remota.

Segundo uma estatística do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar, citado pelo Nikkei, apenas 8% das empresas japonesas ofereceram mais de dois dias de folgas por semana em 2020. A Yahoo Japão e a Sompo Himawari Life Insurance foram das primeiras a oferecerem o horário reduzido de um dia extra em 2017, mas para aqueles que têm filhos ou idosos para cuidar.

Há cada vez mais empresas introduzindo o dia adicional de folga na semana, como a Shionogi, que está trabalhando em tratamentos via oral para a Covid-19. O terceiro dia permite aos trabalhadores que tenham mais tempo para aprender novas técnicas que permitam explorar novas áreas de negócios, como serviços de bem-estar.

As empresas também têm observado um aumento de produtividade, depois de adotarem as semanas de quatro dias laborais. Numa sondagem da Universidade de Reading, citado pela publicação, mais de 60% das empresas do Reino Unido que adotaram esta medida tiveram mais produtividade. Outro exemplo dado de benefícios diz respeito à eletricidade que a Microsoft Japão poupou quando testou a semana de quatro dias, com 90% dos trabalhadores aceitando a medida.

 

 

ISTOÉ DINHEIRO

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.