CHINA - Presente na edição 2023 da Exposição Internacional da Indústria Automobilística de Shangai, na China, a Audi anunciou novidades sobre seu projeto de entrada na F1, em 2026. A montadora alemã quer completar sua equipe de funcionários e já realizar testes no projeto de sua unidade de potência ainda neste ano, além de prever a inauguração de suas instalações físicas para o começo de 2024.
- A primeira unidade de transmissão híbrida completa, que consiste no motor de combustão, motor elétrico, bateria e unidade de controle eletrônico, está programada para ser testada antes do final deste ano, e formará a base para o futuro conceito do carro. Além disso, o simulador de desenvolvimento dinâmico em Neuburg será adaptado para as diretrizes da F1 e fortalecerá ainda mais o desenvolvimento da unidade de potência da Audi - informou a marca nesta terça-feira.
O anúncio da entrada da Audi na F1 foi feito em meados do ano passado. O ingresso no grid da categoria, previsto para 2026, se dará por meio de uma parceria com a Sauber - que hoje corre ao lado da Alfa Romeo. Em janeiro deste ano, a marca adquiriu uma participação das ações do time suíço.
Os motores serão construídos em Neuburg, base da Audi na Alemanha. Já os carros continuarão a ser desenvolvidos pela Sauber em sua fábrica de Hinwil, na Suíça.
- O projeto Audi F1 decolou nos últimos meses. Na atual fase de concepção da unidade de potência, a fundação de nosso trem de força para 2026 está sendo lançada hoje (na abertura da Exposição Internacional da Indústria Automobilística de Shangai, na China, nesta terça). Damos grande importância ao trabalho de detalhes e nos concentramos em tópicos como o gerenciamento de energia do trem de força híbrido. Eficiência é a chave do sucesso na Fórmula 1 e a mobilidade do futuro - adiantou Markus Duesmann, presidente do Conselho da montadora.
O ano de 2026 marcará a introdução de um novo regulamento de motores na F1, 12 anos após a última mudança: os motores híbridos V6.
O regulamento das novas unidades de potência foi aprovado em agosto de 2022, mantendo os sistemas V6 de combustão interna mais potencializando o uso de energia elétrica e combustíveis sustentáveis, além de reduzir custos.
As novidades, entretanto, vão além: ainda em 2023, a Audi pretende modernizar sua fábrica em Neuburg e trazer novos equipamentos de teste, que já serão acionados antes da inauguração das instalações, no início de 2024.
A montadora ainda planeja aumentar sua equipe de funcionários ao longo de 2023. Hoje com 260 pessoas, incluindo especialistas da F1, o grupo deve superar 300 nomes. E apesar do projeto ainda estar em seus esboços iniciais, a Audi já declarou que pretende brigar por vitórias até 2029, três anos depois de sua entrada na F1.
A marca alemã, já presente no Mundial de Endurance (WEC), também vem de um projeto extenso no automobilismo de fórmula, tendo competido como equipe na Fórmula E entre 2014 e 2021. Por ela, correu o brasileiro Lucas di Grassi na categoria de carros elétricos.
Além da Audi, quem também se juntará à F1 em 2026 será a Ford, em parceria com a RBR e AlphaTauri.
A F1 retorna daqui a uma semana com o GP do Azerbaijão, em 30 de abril. No dia 29 será realizada a corrida classificatória da etapa, às 10h30 (horário de Brasília).
Por Redação ge