ITÁLIA - A F1 2023 terá uma novidade na classificação do GP da Emilia-Romagna, sexta etapa da temporada, neste sábado. Em conjunto com a fornecedora de pneus, a categoria vai implementar, como teste, obrigatoriedade do uso de compostos específicos na sessão de três segmentos. Por consequência, o número de jogos de pneus de pista seca também será reduzido para o fim de semana.
Durante a sessão em Ímola, os pilotos - e os tempos de volta - seguirão uma evolução, partindo dos compostos mais duros para os mais macios. No Q1, os 20 carros na pista deverão usar pneus faixa branca; no Q2, será mandatório o uso de pneus médios. No Q3, segmento que define o top 10 do grid e a pole position, todos usarão compostos macios.
- Isso significa uma redução, de 13 para 11, dos jogos de pista seca que cada piloto terá à disposição para o evento inteiro. Por consequência, será reduzido o impacto ambiental gerado pela produção e o transporte dos pneus - explicou Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli.
O experimento, chamado pela F1 de "ATA" (alocação alternativa de pneus, na sigla original em inglês), já foi questionado por Max Verstappen. Em março, o líder do Mundial disse "não ver benefício" no teste, revelando ainda preocupações com as condições climáticas em Ímola.
- Espero que não esteja frio em Ímola, senão vai ser bem traiçoeira (a evolução dos pneus duros no Q1). É o mesmo para todos, mas não acho que precisemos fazer esse tipo de coisa na classificação. Não vejo o benefício disso. É melhor assegurar que todos os carros estão próximos uns dos outros e mais competitivos, em vez de apimentar as coisas dessa forma, que eu creio ser provavelmente pelo espetáculo - disse.
A região da Emilia-Romagna está sob alerta vermelho do Departamento de Proteção Civil da Itália, que destaca previsão de ventos fortes, precipitação intensa e alto risco de inundações para esta terça-feira, com chance de deslizamento de terra.
O alerta se estende até o fim desta quarta-feira, e autoridades locais já estão na região para "contenção de danos". Para a corrida em Ímola, a fornecedora de pneus da F1 também trará um novo pneu de chuva (faixa azul), que dispensa o uso de cobertores elétricos de pneus.
Caso haja condições de pista seca, a categoria terá a gama mais macia à disposição no fim de semana: duros C3, médios C4 e macios C5.
A F1 2023 segue para o GP da Emilia-Romagna neste domingo, 21 de maio.
Por Redação do ge