AUTRÁLIA - Atual campeão do Australian Open, Rafael Nadal acabou eliminado na segunda rodada desta edição de 2023 para o americano Mackenzie McDonald, número 65 do ranking mundial, com parciais de 6/4, 6/4 e 7/5. No final do segundo set, o espanhol sofreu uma lesão, chegou a ser atendido em quadra e até conseguiu prosseguir no jogo, mas a derrota acabou sendo inevitável.
Em partida com duas horas e 26 minutos de duração, Nadal se deparou com um inspirado McDonald, que já ganhava o jogo quando houve a lesão do espanhol. No primeiro set, o americano conseguiu iniciar bem, abrindo 2 a 0. McDonald voltou a quebrar o saque no quinto game, apesar de Nadal ter reagido e devolvido uma das quebras na sequência.
Assim como no primeiro set, o atual número 65 do mundo abriu 2 a 0 no segundo set, mas Nadal conseguiu devolver a quebra no quarto game, colocando certa pressão. No sétimo game, veio outra quebra do americano, que apostou em backhand cruzado. Pouco depois, quando o placar apontava 4/3 para McDonald, Nadal sentiu a coxa esquerda, precisando de atendimento médico. O espanhol prosseguiu no jogo, mas viu o americano abrir 2 sets a 0.
A lesão parece ter tomado efeito contrário para Nadal, que voltou mais determinado no terceiro set, sacando melhor e protagonizando mais jogadas de efeito. A quebra de McDonald veio no 11º game, abrindo caminho para uma vitória que certamente jamais será esquecida pelo número 65 do ranking mundial.
Na terceira rodada, McDonald terá pela frente o vencedor do duelo entre o tcheco Dalibor Svrcina (216º) e o japonês Yoshito Nishioka (33º).
Por Redação do ge