EUA - Além dos recordes do tricampeão Max Verstappen, a temporada 2023 da F1 entrará para os livros devido às três corridas nos Estados Unidos: Miami, Austin (Texas) e Las Vegas. Desde 2016, quando assumiu a categoria, a Liberty Media busca aumentar o espetáculo em torno das provas. Essa iniciativa do conglomerado foi criticada pelo piloto da RBR, por Lando Norris e Fernando Alonso após o GP de São Paulo, em Interlagos. O GP de Las Vegas ocorre entre 17 e 19 de novembro. Das séries de streaming às ações nas redes sociais, o trio destacou que as preferências seguem fiéis às atividades de pista.
- Eu provavelmente sou mais velha guarda que isso. Queria que as mídias sociais não existissem. Liberdade de expressão, certo? (...) Você pilota para sobreviver (referência à série de streaming da F1)? Eu piloto para me divertir - disse Max Verstappen.
Alonso, por sua vez, apontou o crescimento das atividades além das pistas em meio à expansão do calendário. No próximo ano, a F1 terá a maior temporada da história da categoria: serão 24 etapas, número limite previsto no Pacto de Concórdia, entre o fim de fevereiro e o início de dezembro.
- Às vezes até as voltas do desfile (de pilotos) não são a nossa preparação dos sonhos antes da corrida. Então tentamos equilibrar. Sabemos que (o espetáculo) é importante para o esporte, mas acho que para pilotos, equipes e até vocês da imprensa, é uma temporada muito longa, com muitas viagens. (Correr) é o que amamos, mas às vezes o pacote externo é um pouco além da conta. Mas nós entendemos - opinou Alonso.
O GP de Las Vegas já marcou presença no calendário da F1 em 1981 e 1982. A primeira edição marcou, inclusive, o primeiro dos três títulos mundiais do brasileiro Nelson Piquet. Agora, remodelada para ser uma corrida noturna, a prova será disputada nos arredores da Las Vegas Strip, avenida que comporta as principais atrações turísticas da cidade.
O circuito terá 6,12 km de extensão, 17 curvas, duas zonas de ativação de DRS, duas chicanes e mais três retas - a maior delas entre as curvas 10 e 11. Serão 50 voltas pelo traçado, totalizando 310,05 km de corrida.
- Eu só quero pilotar, e é por isso que estou aqui. Não estou aqui para dar entrevistas e gostar de todas essas coisas. Amo a F1 porque amo pilotar e competir contra esses caras, correr e fazer tudo isso. Desde que comecei, o aspecto midiático cresceu muito, mas no mundo empresarial provavelmente faz sentido, porque há mais dinheiro. E normalmente é assim que funciona. Mas enquanto pilotos, não é algo que nós gostemos muito, mas algumas das vantagens, eu acho - completou Lando Norris.
As corridas sprint, que hoje somam apenas pontos extras para o Mundial, também surgiram como forma de aumentar o dinamismo das etapas. A prova curta surgiu em 2021, após acordo entre a F1 e equipes, para garantir maior atratividade do público; à época, a prova curta definia o grid do GP tradicional, no domingo.
A F1 2023 retorna entre os dias 17 e 19 de novembro para o inaugural GP de Las Vegas, que marca a penúltima etapa da temporada. Max Verstappen e RBR já são campeões de pilotos e equipes, respectivamente.
Redação do ge