fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Aquecimento Global: Ponto irreversível já pode ter sido atingido (Crédito: Reprodução/Pexels)

Aquecimento Global: Ponto irreversível já pode ter sido atingido

Escrito por  Jun 16, 2021

POLO NORTE - Muitos se tem falado no aquecimento global. O mundo já percebeu que é preciso fazer urgentemente alguma coisa, mas a questão que se coloca é se ainda vamos a tempo. De acordo com cientista responsável da maior expedição científica realizada ao Polo Norte, o ponto crítico de um aquecimento global irreversível pode já ter sido ultrapassado.

Markus Rex, um dos principais especialistas no estudo do Ártico, afirmou que “só a evolução dos próximos anos permitirá determinar se ainda podemos salvar o gelo marinho do ártico presente durante todo o ano, graças a uma proteção coerente do clima, ou se já ultrapassamos este importante ponto de inflexão do sistema climático”.

O desaparecimento da camada de gelo no Ártico é uma das primeiras minas num campo minado, um dos pontos de observação que acionamos quando levamos o aquecimento longe demais. “Podemos realmente perguntar se ainda não pisamos nesta mina e já provocamos o início da explosão do campo minado”.

Se este ponto de inflexão já foi atingido, poderá desencadear efeitos nefastos “em cascata”, advertiu, chamando a atenção para o risco de “desaparecimento da calote glaciar da Groelândia ou do degelo de zonas cada vez maiores do Ártico”. O recuo da camada de gelo do ártico é considerado pelos cientistas o “epicentro do aquecimento global”, segundo Markus Rex.

Durante 389 dias, a missão estudou alternadamente a atmosfera, o oceano, a camada de gelo e o ecossistema do ártico, para recolher dados e avaliar o impacto das alterações climáticas na região e no mundo inteiro.

 

 

*Por: ISTOÉ DINHEIRO

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31