Cigarro e plástico são inimigos do meio ambiente
Segundo a ONG Ocean Conservancy, o cigarro é, na verdade, o principal causador da poluição nos oceanos e não o plástico como comumente se acredita. Isso porque as bitucas das grandes cidades litorâneas vão geralmente para o mar, além, é claro, dos fumantes mal-educados que jogam sua sujeira na costa.
Segundo a organização não-governamental, em 32 anos de trabalho, já foram recolhidas mais de 60 milhões de bitucas de praias ao redor do planeta Terra, o que é quase um terço de toda poluição encontrada nas praias pelos ativistas.
A imagem de um cavalo marinho ‘carregando’ uma máscara de plástico na costa da Grécia também acabou se popularizando.
“O Ocean Photography Awards tem uma missão simples: mostrar a beleza do oceano e as ameaças que ele enfrenta”, explicou um dos jurados do concurso, que premiou mais de 20 imagens.
Um relatório da OceanAsia mostrou que 1,56 bilhão de máscaras foram depositadas nos oceanos entre março e dezembro de 2020. Isso representa um aumento de até 6 toneladas de plástico nas nossas águas.
A pandemia fez com que aumentássemos o uso de plástico. “As preocupações com a higiene e a maior dependência de alimentos para viagem levaram ao aumento do uso de plásticos, principalmente embalagens plásticas”, afirmou Gary Stokes, diretor de operações da OceansAsia.
*Por: Redação Hypeness