ARGENTINA - Na quarta-feira, o governo argentino lançou a Agência Reguladora da Indústria de Cânhamo e Cannabis Médico (Ariccame), com a qual procura promover políticas públicas para regular o uso de canábis médico e industrial em todo o país.
A agência, que será um organismo descentralizado do Ministério da Economia, visa desenvolver um sector com um potencial de mais de 500 milhões de dólares americanos (457 milhões de euros) em vendas e a criação de 10.000 empregos, segundo a agência noticiosa Télam.
A Agência Nacional do Cannabis regulará a cadeia de produção, comercialização nacional e exploração da planta de cannabis, suas sementes e seus produtos derivados para uso medicinal, através da emissão de licenças e autorizações a empresas e organizações que cumpram os requisitos da atual regulamentação, aprovada pelo Executivo argentino em Maio de 2022.
"O lançamento da agência significa o arranque de uma nova indústria na Argentina. Uma indústria que tem 25.000 aplicações diferentes. Uma indústria que nos permitirá acrescentar valor (...) num número inumerável de sectores económicos na Argentina e no mundo", disse o Ministro da Economia argentino, Sergio Massa, durante o anúncio.
Além disso, o Ministro da Economia salientou que a agência "abre a oportunidade para a Argentina iniciar um novo caminho em termos de indústria de exportação com base numa enorme procura global", tal como relatado pela agência acima referida.
"Já temos procura, desde projetos e programas de industrialização a programas ligados à agro-indústria no Ministério da Agricultura. Tudo isto tem de ser transformado numa indústria que gera empregos, exporta para a Argentina e gera valor", acrescentou Massa.
Fonte: (EUROPA PRESS)
por Pedro Santos / NEWS 360