EUA - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a garantir nesta segunda-feira que quer concorrer às eleições presidenciais de 2024 com a intenção de ocupar o Salão Oval para um segundo mandato, embora não tenha especificado a data do anúncio de sua candidatura.
Pretendo concorrer, mas ainda não estamos prontos para anunciar (oficialmente)”, disse ele em entrevista, ao lado da esposa Jill Biden, ao apresentador Al Roker durante o programa Today, transmitido pela NBC News.
O inquilino da Casa Branca já garantiu à rede em fevereiro que iria concorrer às eleições, embora nessa altura também não tenha confirmado a data. Entre o possível atraso do anúncio, pensa-se que dentro do Partido Democrata existem vozes críticas à sua idade, instando assim a procurar perfis mais jovens para as eleições.
Biden, de 80 anos, tornou-se em 2020 a pessoa mais velha a assumir o poder nos Estados Unidos e já havia indicado que pode manter o mesmo requisito em seu cargo, citando as viagens regulares que faz tanto nacional quanto internacionalmente.
A tradição estabelece que quem se senta no Salão Oval o faz por oito anos, ou pelo menos aspira a fazê-lo, então o fato de o presidente ter renunciado 'motu próprio' para a reeleição seria um marco na política americana e poderia marcar em alguma medida o caminho dos aspirantes democratas alternativos.
Fonte: (EUROPA PRESS)
Daniel Stewart / NEWS 360