fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Reino Unido fecha acordo de segurança com Suécia e Finlândia

Escrito por  Maio 12, 2022

ESTOCOLMO - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse na quarta-feira que fechou novos acordos com Suécia e Finlândia para reforçar a segurança europeia, prometendo apoiar as Forças Armadas de ambos os países caso sejam atacados.

Os acordos, descritos pelo Reino Unido como "uma nova etapa na cooperação em defesa e segurança", ajudarão de alguma forma a aplacar os temores na Finlândia e na Suécia sobre as ameaças feitas pela Rússia caso uma das nações decida se juntar à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte Otan.

"O que estamos dizendo, enfaticamente, é que, no caso de um desastre ou de um ataque à Suécia, o Reino Unido atuaria em auxílio da Suécia com o que a Suécia solicitasse", afirmou Johnson após se encontrar com a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson.

Johnson não disse se o Reino Unido enviaria tropas para a Suécia em caso de ataque.

"Cabe à Suécia fazer o pedido e especificar exatamente qual apoio é solicitado", declarou ele, que ainda viajaria para a Finlândia nesta quarta-feira (11).

Continua depois da publicidade

A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou uma reconsideração de como a Suécia e a vizinha Finlândia protegem a segurança nacional.

Os dois países devem se juntar à Otan, mas ambos estão preocupados com a vulnerabilidade enquanto seus pedidos são processados, o que pode levar até um ano.

"Estamos mais seguros com esta declaração? Sim", disse Andersson a repórteres em uma entrevista com Johnson no retiro rural do governo sueco ao sul de Estocolmo.

 

 

Reportagem de William James em Londres e Simon Johnson em Estocolmo / REUTERS

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.