RÚSSIA - Pelo menos 16 pessoas morreram e dezenas adoeceram depois de beber sidra adulterada na região de Ulyanovsk, no oeste da Rússia, disseram autoridades locais na segunda-feira.
O governador local, Alexei Russkikh, afirmou que o produto -- rotulado como "Mister Sidra" -- era vendido depois de ser levado para a região em barris de 30 litros.
De acordo com a mídia local, a sidra continha quantidades letais de metanol, também conhecido como álcool metílico ou álcool de madeira e muito mais tóxico do que o etanol encontrado em bebidas alcoólicas comuns.
As autoridades detiveram uma pessoa sob suspeita de causar a morte por negligência e ordenaram que os produtos afetados fossem retirados da venda.
Russkikh afirmou que leitos de terapia intensiva foram montados em toda a região, localizada no rio Volga, e que 19 pessoas foram internadas no hospital.
"Os médicos estão lutando para salvar a vida de cada um deles", disse.
A Rússia reforçou os controles sobre a produção e venda de álcool depois que 77 pessoas morreram bebendo aguardente barata na Sibéria em 2016, mas o consumo de álcool caseiro continua sendo um problema.
Vinte e nove pessoas morreram em um único incidente em 2021 após consumir bebidas alcoólicas produzidas localmente que continham metanol.
Reportagem de Caleb Davis / REUTERS