SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) implantou esta semana o painel eletrônico para o atendimento ao público. Desde a última segunda-feira (11/12), as pessoas que procuram os serviços da pasta contam com um dispositivo de informações para facilitar o fluxo e otimizar o espaço da recepção.
A partir do momento em que o usuário retira a senha de bobina do totem, bastará aguardar a sua vez. Só ficará no balcão quem estiver sendo atendido naquele exato momento. A recepção da SMPDMR possui três balcões que garantem a boa gestão de filas, deixando as pessoas mais confortáveis nas cadeiras de espera e proporcionando um serviço mais organizado ao atendente.
O novo painel eletrônico é conectado por controle remoto pelo atendente, que é assistente administrativo da Prefeitura de São Carlos e está lotado na SMPDMR. Após a conclusão do atendimento, o sistema é acionado, uma próxima senha é informada no letreiro e o número do guichê é indicado. A chamada é feita por um sinal sonoro, possibilitando também às pessoas cegas uma melhor orientação. Na maioria dos casos, uma controladora de acesso também ficará à disposição para organizar o fluxo.
De acordo com a secretária Lucinha Garcia os benefícios de um sistema eletrônico de gestão de filas são enormes, uma vez que os processos podem ser mais organizados e práticos tanto para os usuários quanto para o atendente. “Nossos atendentes vão saber exatamente quem atender na sequência de forma instantânea, sem que eles precisem ficar informando no balcão ou mesmo descobrir quem chegou primeiro na fila”, afirma ela. “As senhas sequenciais são fundamentais para que o atendimento seja justo, organizado e dinâmico”.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida está localizada na avenida São Carlos, 1.800, no Centro. Os principais serviços oferecidos à população são: expedição do Cartão Mais Acesso, empréstimo por comodato de equipamentos de tecnologia assistiva (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, colchões, etc.), acolhimento e orientações com assistente social para benefícios e garantia de direitos individuais e sociais, além de atuar junto a outros órgãos públicos para a integração das pessoas com deficiência.