SÃO CARLOS/SP - Na última quinta-feira (09), aconteceu a entrega das doações realizadas pelos docentes e estudantes da UNICEP e de todo o comércio local, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de São Carlos. A entrega foi resultado de uma parceria entre a UNICEP, a clínica Atom – Medicina e Diagnóstico e a Marilda Santos Consultoria.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Dona Iraídes Oliveira, que tem 96 anos, muitos deles de muita dedicação as causas sociais, foi quem recebeu as doações. “As doações são de fundamental importância, pois a entidade depende das doações para viver, depende da colaboração do povo. A rede pertence a mulher sancarlense e a São Carlos e, tem um trabalho de atendimento e assistência. Toda ajuda é importante, porque nem sempre podemos ajudar com tudo o que precisam.”, contou D. Iraídes.
Ainda segundo D. Iraídes, a coisa mais importante é o amor. Dar é automático, doar é um ato de amor consciente de que aquilo que você doa ajuda alguém. A rede tem um cadastro das pessoas doentes em situação de vulnerabilidade, os médicos passam esses casos para a Rede, que entrevista, visita e faz um trabalho contínuo, que pode ser uma ajuda por seis meses ou durante todo o tratamento. “É um trabalho que não para”, explicou a presidente.
“Tivemos a honra de ser recebidos pela presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Dona Iraídes Oliveira”, contou a Diretora de Pós-Graduação da UNICEP, Prof.ª Dr.ª Luciana Crnkovic, “ver esse trabalho de perto, conversar com Dona Iraídes é emocionante. Foi gratificante ver a capacidade de mobilização de nossos alunos, com doações tão importantes que farão a diferença para as pessoas que tanto precisam”.
Também estava presente Erika Borges, diretora da clínica Atom – Medicina e Diagnóstico que ressaltou a importância da integração entre as diferentes entidades em prol de uma causa tão nobre. “Importante a relação de uma entidade de educação, de uma entidade de saúde e a Marilda Consultoria em prol da rede feminina de combate ao Câncer”. Além disso, Erika levou como doação os cabelos da filha Rafaela, uma forma de incentivar a doação de cortes de cabelo de no mínimo 10 centímetros para produção de perucas.
Marilda Santos, que participou da organização da ação, agradeceu todos que realizaram as doações e os centros comerciais que participaram. E lembrou que no dia 29 de outubro, a Dr.ª Luciana Buffa Verçosa, responsável pelo setor de Mamografia da Clínica Atom, ministrou uma palestra aos estudantes da UNICEP, como parte da campanha de conscientização, sobre os “Aspectos Gerais do Câncer de Mama”.
*Por: Ana Lívia Schiavone