SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que estão abertas as pré-inscrições para alfabetização e ensino fundamental da EJA (Educação de Pessoas Jovens e Adultos). Podem participar da EJA pessoas jovens e adultas com idade igual ou superior a 15 anos para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano. O principal objetivo é a luta pela superação do analfabetismo.
Para a inscrição na EJA os interessados devem apresentar os documentos pessoais RG, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação. Os interessados também podem se inscrever através de um formulário online acessando o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdE9TBSWqxt8u8fSjjMqcvIOkmsmqI27OtpaewKpkdn8ajcsg/viewform.
As inscrições na EJA para o ensino fundamental I (1º ao 5º ano) é anual e recebe matrículas durante todo o ano. Já o ensino fundamental II (6º ao 9º ano) é semestral e as matrículas ocorrem no final de cada semestre letivo.
A EJA oferece educação gratuita para estudantes jovens adultos do 1º ao 9º ano com a certificação aos educandos, dividida da seguinte forma: Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) é oferecida pela Escola Municipal de Jovens e Adultos (EMEJA) Austero Manjerona e nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) Afonso Fiocca Vitali (CAIC), no bairro Cidade Aracy, Arthur Natalino Deriggi, no bairro Antenor Garcia, Carmine Botta, no Boa Vista, Dalila Galli, no bairro Jockey Clube, Ulysses Ferreira Picolo, no Residencial Eduardo Abdelnur, no CEMEI Vicente de Paula Rocha Keppe, no Santa Felícia e na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na rua Dr. João Sabino, nº 1.514, no Boa Vista.
No Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) a EJA é oferecida nas EMEB’s Arthur Natalino Deriggi, no bairro Antenor Garcia, Carmine Botta, no Boa Vista e Dalila Galli, no Jockey Clube, no período da noite.
São Carlos investe na alfabetização e na inserção das pessoas jovens e adultas que estão fora do universo escolar para retornar as aulas, via EJA, com certificação aprovada pelo MEC, contribuindo para a diminuição do analfabetismo, além de promover a transformação na vida das pessoas. As ações tem como meta a contribuição para a superação do analfabetismo, promovendo a melhoria da capacitação profissional, da renda familiar e autonomia para poder realizar as suas próprias escolhas.
Outras informações podem ser obtidas na EMEJA através do telefone e WhatsApp (16) 3364-2434 ou (16) 3373 - 3222, telefone da SME.