Pesquisas eleitorais permeiam a estreia, que vem com uma série de vídeos curtos para explicar o que são elas, como surgiram, como são elaboradas e o que significam termos como amostragem, margem de erro e percentual de confiabilidade. Os episódios também esclarecem às pessoas quando confiar em uma pesquisa eleitoral, bem como a diferença entre pesquisa e enquete.
Participaram dos esclarecimentos sobre a temática Fabiana Luci de Oliveira, docente no Departamento de Sociologia (DS) e atuante nas áreas de Sociologia do Direito, Metodologia de Pesquisa, Survey e Opinião Pública, e José Carlos Fogo, docente no Departamento de Estatística (DEs) da UFSCar, cuja área de pesquisa envolve Probabilidade Estatística.
"Uma característica dos problemas reais é serem complexos, multifacetados, exigindo olhares multi, inter e transdisciplinares para sua compreensão e busca de soluções. A série olha, assim, para três desafios: identificar demandas da sociedade no que diz respeito à obtenção de informações e, mais que isso, construção de conhecimento; responder a essas demandas com linguagem e formato adequados aos diferentes públicos; e, justamente, reunir cientistas de diferentes áreas do conhecimento na busca por este diálogo com a sociedade", elenca a jornalista Mariana Pezzo, Diretora do ICC.
Todos os vídeos podem ser acessados no site do Instituto, em https://www.icc.ufscar.br/pt-
Sugestões de temas e participantes podem ser enviadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..