fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Instituto Nacional sediado na UFSCar se dedica a estudos sobre peixes neotropicais

Instituto Nacional sediado na UFSCar se dedica a estudos sobre peixes neotropicais

Escrito por  Fev 23, 2024

Rede reúne pesquisadores de diferentes locais para ampliar pesquisas sobre biodiversidade e conservação

 

SÃO CARLOS/SP - O Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT-Peixes), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), iniciou suas atividades em 2023 e reúne pesquisadores nacionais e internacionais de universidades, órgãos públicos, empresas e institutos de pesquisa. O grupo é voltado aos estudos sobre a biodiversidade de peixes neotropicais, em busca de ampliar o conhecimento e o estabelecimento de estratégias que apoiem a conservação, elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras na cadeia produtiva desses peixes.
O Brasil possui a maior quantidade de rios, lagos e aquíferos e abriga quase ¼ dos peixes de água doce do mundo, com mais de 6,2 mil espécies descritas. No entanto, essa biodiversidade ainda é desconhecida. "Descrever essa biodiversidade e estudar sua diversidade genética é fundamental para identificar áreas importantes para conservação e estabelecimento de políticas públicas", descreve Marcelo de Bello Cioffi, docente do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar e coordenador do INCT-Peixes.
Além disso, as pesquisas nessa área são relevantes também para a aquicultura e podem trazer tecnologias inovadoras que ajudem a impulsionar a cadeia produtiva de peixes nativos com segurança alimentar e alto valor agregado. Outra importância dos peixes é que eles ajudam a monitorar a qualidade da água e isso tem participação direta no desenvolvimento de políticas públicas que remontam à segurança alimentar e ambiental.
De acordo com Cioffi, os projetos de pesquisas do INCT-Peixes visam integrar diferentes áreas do conhecimento com objetivo de desvendar a rica biodiversidade de peixes neotropicais, contribuindo para a sua conservação e uso sustentável.
Além de apoiar a fixação de jovens pesquisadores, o INCT pretende mostrar à sociedade a importância do conhecimento da biodiversidade de peixes e da sua conservação para as gerações futuras. "Almejamos não apenas expandir nosso conhecimento científico, mas também inspirar ações concretas para a preservação dessas espécies e a promoção de um uso sustentável de nossos recursos", reflete o docente. Ao finalizar, Marcelo Cioffi destaca o papel crucial do INCT-Peixes na promoção do conhecimento, na conservação da biodiversidade e na conscientização da sociedade sobre a importância dos peixes para o equilíbrio ambiental. "O Instituto visa ser uma referência na área, contribuindo significativamente para o entendimento e preservação do ecossistema aquático", conclui.
Mais informações sobre o INCT-Peixes podem ser acessadas no site www.inctpeixes.ufscar.br ou no vídeo disponível em https://bit.ly/49n86KC.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.