O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal de Rondônia (Edufro) e é organizado por três pesquisadores: Ilka de Oliveira Mota, professora do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Odete Burgeile, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e Ednaldo Tartaglia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
A publicação está dividida em 11 capítulos que, segundo os organizadores, "são resultados de pesquisas que trazem em seu bojo a língua(gem) em sua relação com aspectos culturais, históricos, sociais e identitários, tendo como corpus de análise fenômenos linguísticos e diversas práticas discursivas, sob múltiplas abordagens teóricas, numa perspectiva interdisciplinar de construção do conhecimento. A obra, portanto, abrange, de modo geral, a intersecção entre os estudos literários, linguísticos, culturais e pedagógicos".
O livro apresenta temas como, por exemplo, o lugar da língua estrangeira na Lei de Diretrizes e Bases, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no âmbito escolar, o ensino de Direito pela Literatura, práticas de ensino na disciplina Educação do Campo, em Alagoas, e a educação indígena, realidade, reflexões e perspectivas para o século XXI, trazendo à baila o descaso do Estado com relação à realidade indígena no País.
"Recomendando sua leitura a todos aqueles que se interessam pelos estudos da linguagem, pela linguística aplicada, pela análise de discurso, pela educação em seus aspectos mais variados, enfim pelas línguas-culturas que constituem a riqueza do nosso País, sobretudo num momento político em que se quer reduzir tudo ao Um e ao homogêneo, no desrespeito às diferenças", declara a professora Maria José Coracini, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no prefácio do livro.
Acesse o e-book "Práticas de ensino, discursivas e culturais" na íntegra no link https://bit.ly/3CG0YK2 ou no site da Edufro, em https://edufro.unir.br.