fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Pesquisa da UFSCar reforça a importância da caderneta de saúde da pessoa idosa (Imagem: Ministério da Saúde)

Pesquisa da UFSCar reforça a importância da caderneta de saúde da pessoa idosa

Escrito por  Maio 09, 2022
Estudo é voltado à participação de graduandos da área de saúde de todo o Brasil

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa de Iniciação Científica, desenvolvida no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando graduandos de cursos da área da saúde de todo o País para avaliar o conhecimento deles a respeito da caderneta de saúde da pessoa idosa. O estudo é feito pela estudante de Gerontologia da UFSCar, Luana Rafaela Porcatti, sob orientação de Karina Gramani Say e coorientação de Fabiana Orlandi, docentes do DGero.
De acordo com Karina Say, o acompanhamento adequado da saúde do idoso deve ser feito, conforme preconização mundial, a partir de uma avaliação multidimensional desse paciente, a ser realizada pelo menos uma vez ao ano. "É a partir dessa avaliação que a equipe de saúde cria o plano de cuidado e as unidades e gestores podem se organizar melhor para ações e serviços de apoio para a promoção e assistência à saúde", explica Say. 
Nesse cenário, a caderneta de saúde da pessoa idosa é a primeira ferramenta para que essa avaliação multidimensional seja feita na Atenção Primária, conforme indicado pelo Ministério da Saúde. "De posse da caderneta, o idoso atendido em qualquer outro serviço, por qualquer outro profissional especialista ou no hospital, levará todas as informações já preenchidas", complementa a docente que orienta o estudo.
Continua depois da publicidade

O objetivo da pesquisa é justamente compreender se os estudantes de cursos da área da saúde conhecem essa caderneta e sua utilização, visto que ela é uma estratégia nacional de saúde da pessoa idosa. "Queremos compreender se os graduandos usam a caderneta durante a graduação nas atividades práticas e de estágio para elaborarem com a equipe o plano de cuidado e, assim, estarem aptos a utilizarem após formados na sua atuação profissional", afirma.
Para realizar o estudo, estão sendo convidados estudantes de graduação de cursos da área da saúde, a partir de 18 anos, de qualquer instituição brasileira. Interessados devem preencher este formulário eletrônico (https://bit.ly/38hA8ws), que ficará disponível até o mês de junho. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail luanaporcatti@estudante.ufscar.br ou pelo WhatsApp (16) 99615-6299. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 42662321.0.0000.5504).
Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.