"Gamificação é o uso de elementos de jogos em outros contextos, seja educacional, venda de produtos, mídias sociais, entre outros", explica Alceu Regaço dos Santos, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo estudo. "O objetivo da pesquisa é estudar gamificação de uma maneira experimental. Estou utilizando um procedimento de ensino já bem descrito e utilizado na literatura, e verificando o efeito de diferentes elementos de gamificação na aprendizagem dos participantes", completa o pesquisador.
"Esse estudo é importante por três motivos principais: verificar se a gamificação é vantajosa mesmo em procedimentos que já funcionam e são eficazes, abrir um caminho para se testar elementos específicos da gamificação e desenvolver um software gamificado que possa ser utilizado por outras pessoas", elenca Santos.
Pode participar qualquer pessoa acima de 18 anos. A pesquisa é presencial, no Campus São Carlos da UFSCar, totalmente computadorizada e acontece em dois dias: no primeiro, a participação dura entre 30 e 70 minutos e, no segundo dia, cerca de 15 minutos. Dúvidas podem ser esclarecidas com o pesquisador responsável pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (11) 99419-0099 (também WhatsApp).
A pesquisa, intitulada "Gamificação aplicada ao procedimento de Matching-to-Sample", tem orientação do professor Júlio de Rose, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 57225522.8.0000.5504).