Universidade e ONG mantêm parceria desde 2018
SÃO CARLOS/SP - Estão abertas, até o dia 18 de agosto, as inscrições para projeto de extensão realizado em parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a ONG Ecofalante que tem como objetivo aproximar a comunidade da Universidade de material audiovisual produzido em todo o mundo, sintetizado e exibido na mostra Ecofalante.
Os inscritos do Cine Ecofalante edição 2020 irão assistir a quatro documentários selecionados pelo projeto, nas datas, horários e plataformas disponíveis pela 9ª Mostra Ecofalante de Cinema (ecofalante.org.br.), que se encerra no dia 20 de setembro.
"Ocorrerão quatro encontros via Google Meet que continuamos chamando de roda de conversa, já que o propósito é compartilhar as ideias e reflexões críticas. Aliás, quando pensamos em qual é a contribuição dessa atividade para os alunos, temos que ressaltar a necessidade de preservação da universidade pública como um espaço de criação participativa e coletiva de um conhecimento universal que é vivo e reflexivo. Os temas dos documentários estão na vanguarda, portanto colocam professores e estudantes diante de uma realidade em movimento", afirma Alice Peres, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar e coordenadora do projeto.
Os documentários selecionados são renomados, premiados em festivais internacionais e atendem a diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os encontros serão mediados por Peres e haverá certificado de participação. Podem se inscrever servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes dos quatro campi da UFSCar por meio deste formulário (https://forms.gle/
Mostra Ecofalante de Cinema
Está aberta e acontece até o dia 20 de setembro a 9ª Mostra Ecofalante de Cinema. São 98 filmes e oito debates disponíveis gratuitamente online. Toda a programação pode ser acessada no site ecofalante.org.br. A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de Cultura, Educação e Sustentabilidade produzindo filmes e documentários. A ONG firmou acordo de cooperação técnico-educacional com a UFSCar e desde 2018 vem disponibilizando para toda a comunidade da Universidade o acesso ao seu conteúdo audiovisual.