fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
São Carlos recebe neste final de semana a etapa da olimpíada brasileira de robótica Crédito da foto: Emidio Marques

São Carlos recebe neste final de semana a etapa da olimpíada brasileira de robótica

Escrito por  Ago 05, 2022

SÃO CARLOS/SP - São Carlos sedia no próximo fim de semana, dias 6 e 7 de agosto, mais uma etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Onovolab. Participam dessa etapa mais de 70 equipes de todo o Estado de São Paulo, de escolas públicas e privadas, além dos denominados “times de garagem”, que são equipes independentes.
Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Podem participar da olimpíada todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
A Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos são gratuitos e abertos ao público
A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2019 participaram 204 mil estudantes de todos os estados brasileiros com mais de 5 mil equipes competindo na modalidade prática no país. Em São Carlos a Olimpíada Brasileira de Robótica acontece desde 2014.
A Olimpíada é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em São Carlos a organização é do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município (SIBISC) da Secretaria Municipal de Educação.
Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil. “Através de atividades como a OBR se estimula os jovens de Ensino Fundamental e Médio para o fortalecimento das suas aprendizagens e desenvolvimento científico e tecnológico desses estudantes e a equipe da SME e diversos parceiros não mediram esforços para que São Carlos pudesse cada vez mais levar essas experiências para seus jovens, e também para os estudantes do Estado de São Paulo”, mencionou a Profa. Wanda Hoffmann, secretária municipal de Educação.
São Carlos possui uma grande tradição em olimpíadas científicas, em especial na Olimpíada Brasileira de Robótica. A cidade concentra mais de 10% das equipes de todo o Estado de São Paulo.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.