SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social vem atuando junto a população como serviço essencial ao longo da crise sanitária imposta pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Assim, desde de março de 2020, por meio de uma reestruturação de rotinas e procedimentos internos composto de atendimento remoto, presencial e quando necessário com escala de equipes de apoio para o período noturno, períodos de restrição do horário de expediente ou finais de semana.
Nesse sentido, elencamos cinco frentes que atendemos em vista das demandas mais urgentes da população:
- Atendimento de concessão de benefícios eventuais (cestas básicas, auxilio funeral, passagens, entre outras demandas). Para isso, o atendimento inicial é feito por telefone, onde o usuário deixa seus dados pessoais, endereço e telefone. A partir de então ele é encaminhado para o atendimento técnico social, quando é realizado o estudo social de concessão ou não do benefício. Se o benefício de cestas básicas for concedido, o usuário deve retirar na sede da SMCAS. No local há uma equipe composta por técnicos e outros profissionais para fazer o atendimento. Aproximadamente de 80 a 100 pessoas passam por lá por dia. Todos os protocolos sanitários são adotados para proteger a população e os servidores;
- Atendimento a vítimas de violência feito pela equipe do CREAS de maneira presencial e/ou remota para casos que já são acompanhados e para casos que chegam por meio de urgências no horário do expediente. Em casos que acontecem no horário noturno ou aos finais de semana, a Guarda Municipal ou Conselho Tutelar, entre outros órgãos, acionam a equipe de apoio da SMCAS;
- Atendimento do Cadastro Único vem sendo feito também de maneira hibrida, com atendimento presencial com a procura da população ao posto do CadÚnico e de maneira remota com agendamento para os serviços solicitados. As demandas apresentadas são: informações sobre auxilio emergencial; dúvidas acerca de como acessar o auxílio; informações sobre Bolsa Família; busca de documentos comprobatórios; informação e solicitação de renovação cadastral entre outros.
- Serviço com pessoas em situação de rua - atendimento realizado pelo Centro POP; abordagem social e serviços de acolhimento nunca deixaram de ser realizados. Também nesse serviço estão equipes de apoio para as situações eventuais e de urgência que ocorrem no atendimento a essa população;
- Acolhimento infantil - Além de contar com as equipes de cada um dos serviços, também conta com o apoio de outros profissionais da SMCAS para encaminhamento das questões cotidianas das casas de acolhimento;
Essa semana com as restrições impostas pelo Decreto Municipal nº166, assinado pelo prefeito Airton Garcia, a SMCAS organizou-se, já que é considerado serviço essencial, para atendimento da população em condições especiais nesse período. Continuamos atendendo, sem interrupção dos serviços, da seguinte maneira:
- De modo presencial, com equipes de apoio presencial mínimas para as seguintes questões: atendimento e entrega de cestas básicas agendadas para a população na semana anterior; atendimento de urgências e emergências em atendimentos de benefícios eventuais, principalmente de solicitação de cestas básicas;
- Para o atendimento remoto foram organizadas duas frentes: uma de atendimento técnico para as pessoas que procuraram a SMCAS para solicitação de benefícios e já estavam em lista de espera; de atendimento às pessoas que necessitavam do serviço do Cadastro Único e também já estavam agendadas para essa semana; também foram mantidos os atendimentos a mulheres vítimas de violência, situação emergencial ligada ao atendimento a Delegacia da Mulher, entre outras fontes de encaminhamentos.
Todos os dias a pasta trabalha com equipes de apoio para atividades além do horário de expediente, seja com a equipe técnica da SMCAS para apoio aos acolhimentos ou equipe técnica que presta apoio às situações emergências que podem ocorrer nos dias de feriado prolongado.