fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 

Especialista orienta como aproveitar as ofertas e fazer boas aquisições na tradicional sexta-feira de descontos

Escrito por  Nov 18, 2020

A data é uma boa oportunidade de compras com preços baixos, porém, requer planejamento, atenção e estratégia para conter o impulso

SÃO CARLOS/SP - A tradicional sexta-feira de descontos, popularmente conhecida como Black Friday, deverá ganhar um diferencial em 2020 com o aumento das vendas on-line. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o comércio eletrônico caiu no gosto dos brasileiros e os lojistas encerraram o primeiro semestre deste ano com aumento de 145% na vendas, se comparado com o mesmo período de 2019. Espera-se que esses bons números se mantenham na aguardada data de promoções de novembro, tornando-se mais uma oportunidade de aquecimento do comércio.

Mas para o consumidor, diante de tantas ofertas e possibilidades do período, é necessário ter atenção com gastos excessivos. Para isso, é importante se organizar e ponderar se o produto com descontos é realmente fundamental ou apenas um desejo momentâneo. Compras por impulso podem colocar o orçamento pessoal em risco, e para tentar evitar que isso aconteça, a dica é fazer uma lista de desejos, sinalizando a verdadeira necessidade em comprar tal item, ou até mesmo definir um valor máximo para gastar, conforme orienta Celso Derisso Filho, docente da área de gestão e negócios do Senac São Carlos.

O planejamento é ainda uma forma de evitar correr o risco de comprar produtos que depois possa se arrepender. “Para boas aquisições, é importante acompanhar a evolução dos preços no decorrer do mês e garantir que se trata de uma boa oportunidade. É preciso saber se o produto realmente está com um bom valor. Faça print das telas e guarde para comprovar os preços antes da data promocional”, sugere Celso.

Cuidado para não cair em golpes

O aquecimento das vendas on-line traz muitos pontos positivos, como a melhoria nos processos de compras e as formas facilitadas de atendimento, entretanto, apresenta também pontos negativos, que incluem o aumento dos golpes no mundo virtual. Celso afirma que há cuidados que podem ajudar a não vivenciar esse problema ao efetuar uma compra na internet. “Fique atento aos sites de busca. Opiniões e avaliações negativas, bem como reclamações de produtos ou da empresa são um sinal de alerta. Outro ponto é: opte por fazer o pagamento com cartões virtuais. Muitas operadoras de crédito disponibilizam números de cartões válidos apenas para uma transação, isso ajuda a minimizar o risco de clonagem.”

O docente também ressalta que vale ler a política do site e conferir a certificação digital. Além de sempre levar em conta a indicação de amigos, blogs e fóruns.

Política de trocas para compras on-line: um diferencial

Nas compras on-line, o consumidor tem um prazo de sete dias para fazer a devolução sem custo. Isso porque, neste caso, entende-se que a compra pela internet, sem avaliação do produto, pode gerar arrependimento. “Dentro desse período, além da troca, o cliente também pode devolver o produto e receber o valor pago de volta. Para compras presenciais, a loja não tem a obrigação de troca de produtos sem defeitos , embora muitas exerçam essa política por bom senso e para satisfazer o público”, ressalta o docente do Senac São Carlos.

Serviço:

Senac São Carlos

Local: Rua Episcopal, 700, Centro, São Carlos – SP

Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos

Rodrigo Stein

Vendedor e Jornalista.
Ajudo a compor as materias e deixar a rádio sanca mais conhecida positivamente na cidade

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/rodrigo-stein
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31