O animal passa por tratamento no parque Ecológico de São Carlos
SÃO CARLOS/SP - O Parque Ecológico de São Carlos (PESC), atualizou nesta quarta-feira (30), o estado de saúde do lobo guará resgatado na semana passada em uma área rural do município, próximo a Fazenda Canchim. A captura ocorreu após denúncias da população ao ver o animal debilitado perto do Residencial Damha.
A força tarefa de resgate contou com a ajuda da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio ambiente (SIMA-DEFAU), Policia Militar Ambiental, Parque Ecológico, Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar, Associação Mata Ciliar, ICMBio e EMBRAPA.
De acordo com o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani, a preocupação inicial da equipe foi restabelecer a debilidade do lobo, que se encontrava fraco e excessivamente magro.
“Devido ao estado de saúde, foi desenvolvido um cardápio especial formulado por uma zootecnista especialista em animais silvestres, contratada pela Prefeitura. Com os devidos cuidados, o tratamento veterinário inicial foi realizado, visando a recuperação das lesões de pele e fortalecimento de seu sistema imunológico. Após a melhora do quadro geral, exames complementares estão sendo realizados”, explicou Magnani.
Após o tratamento, o lobo guará será encaminhado para o ICMBio e a secretaria Estadual de Meio Ambiente, para a soltura do animal em seu habitat natural.