SÃO CARLOS/SP - O lobo guará, resgatado no final de dezembro de 2020 por uma força tarefa formada por profissionais do Parque Ecológico, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Polícia Ambiental, UFSCar, Associação Mata Ciliar, ICMBio e EMBRAPA, em uma área rural de São Carlos, próximo a Fazenda Canchim, após denúncias da população ao ver o animal debilitado perto do Residencial Damha, vai passar por uma cirurgia nesta quarta-feira (24/03) no hospital veterinário do Parque Ecológico de São Carlos.
De acordo com o diretor do Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani, o lobo que chegou com baixa imunidade e lesões de pele, já se encontra recuperado após um acompanhamento realizado pelo Parque Ecológico e supervisionado por uma zootecnista especialista em animais silvestres, contratada pela Prefeitura de São Carlos.
Porém para a soltura do animal a natureza a equipe do Parque Ecológico, após discussões técnicas internas e avaliações externas, sobre uma lesão que o animal tem desde a época da captura, entende que o melhor para o lobo guará será uma cirurgia para prover a consolidação adequada desses ossos já partidos. “Organizamos uma equipe formada por veterinário ortopedista, anestesista, veterinário clínico e médico ortopedista para operar o animal para a colocação de uma placa de titânio elaborada sob encomenda para ele. O procedimento será realizado na sala de cirurgia do Parque Ecológico, evitando dessa forma o deslocamento desnecessário do animal”, explicou Magnani.
Após a recuperação da cirurgia, o lobo guará será encaminhado para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, providenciará a soltura do animal em seu habitat natural.