SÃO CARLOS/SP - Morreu nesta segunda-feira (31) o físico Sérgio Mascarenhas, aos 93 anos. O professor sofreu uma parada cardiorrespiratória na última sexta-feira (28), foi internado em um hospital na cidade de Ribeirão Preto (SP), mas acabou não resistindo.
Em São Carlos (SP), Mascarenhas criou o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e a Embrapa Instrumentação, que hoje abriga o Laboratório de Nanotecnologia para o Agronegócio.
Além disso, também foi um dos idealizadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde criou o curso de Engenharia de Materiais, o primeiro na América Latina.
Sérgio Mascarenhas será enterrado em São Carlos (SP). Ainda não há informações sobre o horário do velório.
Carreira acadêmica
O Prof. Sérgio Mascarenhas possui graduação em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1952) e graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1951).
Foi Professor Titular da Universidade de São Paulo, no Instituto de Física e Química de São Carlos. Professor visitante nas Universidades de Princeton, Harvard, MIT (EUA). Professor visitante na Universidade Nacional Autonoma e Centro de Estudios Avanzados (México). Professor visitante no Institute of Physical and Chemical Research (Japan). Professor visitante na London University (RU). Professor visitante no Inst. Center for Theoret. Physics Trieste e Univ.de Roma (Itália).
Fundou e dirigiu o IFSC/USP em 1971 e 1972. Fundou e dirigiu o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (EMBRAPA). Cooperou na fundação da Universidade Federal de São Carlos e na criação do curso de Engenharia de Materiais. Fundou e dirigiu o Fórum Unicamp (Universidade de Campinas).
Fundou e dirigiu a Fundação de Pesquisas Adib Jatene (Instituto Cardiologia Dante Pazzanese SP). Implantou e dirigiu cursos de biofísica e física médica no ICTP (Trieste, Itália) a convite do Premio Nobel Abdus Salam. Foi Coordenador de Projetos do Instituto de Estudos Avançados do IFSC/USP. Fundou e dirigiu o Programa Internacional de Estudos e Projetos para a América Latina no Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos.
Foi membro do Conselho Universitário da UNICAMP. Diretor do Programa “Educação e Ensino de Ciências para a América Latina Ford Foundation. Coordenador Geral da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA)- Min. De Ci. E Tec. (MCT) e IEA-USP-São Carlos.
Com informados do Portal de Pinhal